• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Dicas urgentes para a reta final de estudos para o Enem!

O Enem tá chegandooooo! Ai, que loucura! Reta final todo mundo enlouquece e quer correr com as matérias, aprender tudo o que não viu ainda e fica aquela coisa insana. 

Se você tá nessa, é importante ficar ligado nas dicas urgentes para a reta final de estudos para o Enem e não perder o controle. Afinal de contas, a prova tá logo aí, você precisa de concentração e calma. Tudo vai dar certo!

Nessas últimas semanas, é bem importante ir diminuindo o ritmo, adotando uma rotina mais tranquila e focada de estudos. Então, dá uma olhada nas nossas dicas pra ir se preparando.

Como se dar bem na reta final de estudos para o Enem

Nas semanas que antecedem o Enem, é importante focar no preparo físico e mental. Você precisa fornecer subsídios ao corpo e à mente pra que eles estejam bem no dia da prova.

O Enem é uma grande maratona mental, que exige ritmo, concentração e foco. Apenas saber a matéria que cai não garante que você tenha bons resultados se não estiver bem focado no que está fazendo. Ansiedade, falta de concentração e despreparo podem ser fatais nessa hora.

Uma dica legal no momento de se preparar na reta final do Enem é conhecer bem a prova. Então, refaça provas anteriores, especialmente a partir de 2009. Respeite a ordem das questões e tente entender a lógica da prova, com os conteúdos mais recorrentes.  

Nesse momento, surgirão algumas dúvidas, que você deve anotar pra dar mais atenção na reta final dos estudos. Uma recomendação é fazer grupos de estudos com colegas pra tirar as dúvidas ou entrar em contato com os professores pra esclarecer alguma coisa “nebulosa”. 

Na hora de estudar pra redação do Enem, é importante focar em muito treino e leitura. Nas semanas que antecedem o exame, uma recomendação é ler artigos de revistas e cartas de leitores em jornais. Eles ajudam a elaborar propostas de solução – algo bastante cobrado na redação. 

Outra coisa importante é: defina um horário pra começar e terminar de estudar, que provas serão refeitas e qual conteúdo será revisado. Não dá pra deixar tudo “solto”, a depender da sua vontade. 

O que fazer pra não ter dores de cabeça reta final para o Enem?

·      Já ouviu o ditado “o seguro morreu de velho”? Então, ao receber o cartão de confirmação de inscrição do Enem, faça o caminho para o local de prova e elimine as chances de chegar atrasado ao exame (pelamordedeus!);

·      Monte um plano de estudos, com objetivos diários;

·      Refaça os exames anteriores, incluindo as redações. O legal é abordar uma área do conhecimento por dia, separando três minutos por questão. Em um fim de semana, simule uma prova completa;

·      Descanse muito! O lazer na reta final precisa ser de descontração. Foque nos esportes, em atividades ao ar livre e na leitura;

·      Alimente-se bem e coloque o corpo em movimento. Caminhadas são uma boa opção.

O Descomplica pode te ajudar a dar aquele gás na reta final para o Enem. Já ouviu falar no Relashow? É um aulão de dois dias completo para chegar arrasando na prova. Também preparamos clipes, paródias e mais um monte de coisas pra que você revise os conteúdos do Enem de forma descontraída e eficiente.

📌 Para participar, basta se inscrever no nosso canal no YouTube. Vem que tem, gente!