• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Devo prestar o Enem novamente?

Saiba como tomar a decisão de fazer ou não Enem de novo

A nota do Enem já foi divulgada – clique aqui para conferir a sua! – e, a partir do seu resultado no exame, já dá para ter uma noção se entrar na universidade vai ser possível esse ano ou se será necessário mudar os seus planos. Se você está achando que se encaixa mais na segunda opção, calma, a gente te ajuda!

Decidir se vai ou não prestar o Enem novamente é uma decisão super difícil, mas quanto antes você definir o que vai fazer em relação ao seu resultado no exame, melhor – e estamos aqui para te ajudar a pesar os prós e os contras e a fazer sua escolha!

DESCUBRA SUAS CHANCES DE APROVAÇÃO NO SISU

Defina suas prioridades

Hoje, quais são as maiores prioridades da sua vida? Passar no curso e universidade que você deseja é uma delas?

Nesse momento, é importante que você pare e pense na dimensão que a universidade tem para você e compará-la a outras prioridades da sua vida – que podem ser outras coisas que signifiquem muito para você, como morar perto dos seus pais, trabalhar ou até ter tempo para se dedicar a um hobby. Coloque tudo isso na balança!

Pensando em todas as suas prioridades, reflita sobre quais delas você teria que abrir mão caso decidisse fazer Enem novamente:

  • Não teria que abrir mão de nenhuma das suas outras prioridades: então já é meio caminho andado para poder dedicar mais um ano para os estudos!
  • Teria que deixar de lado outras prioridades na minha vida: nesse caso, é preciso pensar mais a fundo e entender quais delas são essenciais para sua felicidade e realização.

Conheça outras opções

Para participar das iniciativas disponibilizadas pelo governo – como o Sisu, o Fies e o Prouni -, de fato é preciso ter uma média acima de 450 no exame e não ter zerado a Redação, mas isso não significa que outros processos seletivos e universidades cobrem os mesmos pré-requisitos.

Mesmo que você já tenha uma universidade específica como objetivo, não custa nada ampliar seus horizontes, conhecer outras opções e saber se elas são viáveis para você. Pesquise instituições que tenham o curso de graduação que você deseja e descubra o que você precisa para começar a estudar em alguma delas esse ano!

O Descomplica Bolsa de Estudos pode te ajudar nessa! A partir dele é possível buscar o curso de sua escolha em universidades do Brasil inteiro e se matricular com benefícios, como desconto na mensalidade (até o fim da graduação!) e isenção da taxa de matrícula e de vestibular. Para saber mais é só clicar aqui!

Confie na sua escolha!

Decidir se vai prestar Enem novamente ou não é uma decisão super difícil e é normal ficar se questionando se você tomou a decisão certa ou não.

Momentos de incerteza sempre vão existir, mas tente confiar na sua escolha e pensar que você fez o melhor que podia nesse momento. Se um dia você repensar e quiser voltar atrás, não tem nada de errado nisso, acontece! E se você mantiver sua decisão pelos próximos anos, ótimo também! Nesse tipo de escolha não existe certo ou errado, viu?

Caso você decida continuar focado nos estudos em 2018, é importante entender o que não deu certo no ano passado para não repetir. A partir daí, monte um cronograma de estudos e estabeleça uma rotina para cumprí-lo, lembrando sempre de corrigir as falhas encontradas ao longo do caminho 😀 E para ter uma preparação completa pro exame em 2018 e conquistar sua vaga na universidade dos sonhos, assine nosso plano Enem Extensivo Power, que começa suas aulas já já, em Fevereiro!

Independente se você vai prestar Enem esse ano ou não, estaremos juntos com você, te apoiando! Conte a com a gente, vamos juntos <3