• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra como funciona a segunda opção de curso no Sisu 2018

Visualização da primeira e segunda opção no Sisu

As inscrições para o Sisu 2018 começam no dia 23 de janeiro! O Sistema disponibiliza vagas em universidades federais do Brasil inteiro para estudantes que tenham participado do Enem 2017. Ao participar do processo seletivo, os candidatos devem escolher sua primeira e segunda opção de curso e instituição – escolha que é super importante e envolve estratégias e detalhes, gerando várias dúvidas nos participantes!

DESCUBRA SUAS CHANCES DE APROVAÇÃO NO SISU

Para sacar tudo sobre as opções de curso e saber como traçar sua estratégia no Sisu 2018, confira agora nossas dicas:

Primeira opção X Segunda opção: Qual a diferença?

O Sisu não te dá a possibilidade de escolher duas opções à toa! Elas são uma forma de lutar pela vaga que você sempre sonhou, ao mesmo tempo em que é possível ficar de olho naquele outro curso que você também toparia cursar, apesar de não ser o que mais quer. É, também, uma solução pra galera que está em dúvida entre dois cursos ou duas universidades!

As opções não interferem uma na outra e funcionam da seguinte forma:

  • Primeira opção: sua primeira opção deve ser o curso e universidade que você mais quer, sua prioridade. Isso porque, caso você não passe na primeira chamada da primeira opção, ainda pode tentar a lista de espera.
  • Segunda opção: enquanto isso, a segunda opção é um “jogo seguro”. Você concorre à vaga e, mesmo se você for aprovado, ainda pode participar da lista de espera da sua primeira opção.

Quais são as vantagens da segunda opção?

A segunda opção é a sua garantia de entrar na universidade, mesmo que não seja pro curso e/ou instituição que sempre quis. Ela possibilita que você participe da lista de espera da primeira opção já tendo uma vaga garantida. Além disso, em último caso, você pode começar a cursar a graduação enquanto estuda para o vestibular do ano que vem.

A segunda opção também pode ser uma forma de aumentar suas chances de passar para o curso e instituição que você tem certeza que quer entrar! Pensa só: existem cursos e instituições que destinam uma quantidade de vagas para cada turno. Por exemplo, Comunicação Social na UFRJ no turno da manhã é uma vaga e Comunicação Social na UFRJ no turno da noite é outra. Assim, você pode colocar como opções o mesmo curso na mesma instituição, só que em turnos diferentes! É super importante ficar atento a esses detalhes, viu?

A lista de espera também vale para a segunda opção?

Não :/ Você só pode se inscrever na lista de espera para as próximas chamadas usando a sua primeira opção! Como dissemos, ela é considerada pelo Sisu como a sua prioridade. Logo, ele te dá a chance de continuar lutando por ela. Enquanto isso, a segunda opção é um plano B.

Por isso, não dê mole e escolha como primeira opção o curso e universidade dos seus sonhos!

Ainda tem dúvidas sobre primeira e segunda opção do Sisu? Clique aqui e confira nossa seção de Perguntas Mais Frequentes! Estamos torcendo para que você seja aprovado na primeira chamada da sua primeira opção, viu? <3