• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Entenda o que é a Declaração de Comparecimento do Enem

A gente sabe que vida de estudante e trabalhadô é complicada, néam. Então, se você trabalha e precisar faltar pra fazer a prova do Enem, é preciso emitir a Declaração de Comparecimento do Enem pra justificar a falta e não perder esse dia, ok?

É bem fácil conseguir esse documento, que fica disponível na Página do Participante.

O que pouca gente sabe, no entanto, é que essa declaração precisa ser levada nos dias do exame, pra que os aplicadores assinem esse documento! Se você não fizer isso, de nada adiantou pegar a Declaração de Comparecimento Enem.

Quer saber direitinho como conseguir e usar a Declaração de Comparecimento Enem pra não dar BO no trampo? Então dá uma olhada nas nossas dicas!

O que é a Declaração de Comparecimento Enem

Sabe quando você trabalha e precisa justificar pro chefe que realmente teve um compromisso inadiável, tipo o Enem? A Declaração de Comparecimento Enem serve justamente pra isso e comprova que você fez o exame, evitando que seu dia de trabalho seja descontado.

Pra conseguir a validação desse certificado, é importante apresentar, antes de entrar na sala de exame, a declaração impressa ao aplicador, em cada dia de provas (são dois). Então, o aplicador assina a declaração e confirma a sua presença no exame.

O Inep, órgão responsável pelo Enem, disponibiliza a Declaração de Comparecimento em seu site, na Página do Participante. Com CPF e senha, o candidato imprime o documento e leva para o exame.

Importante: a Declaração de Comparecimento no Enem é disponibilizada alguns dias antes do exame, então, vale ficar de olho sempre na Página do Participante, tá?

Ah! Tem outra coisa mega importante! A declaração de comparecimento no Enem precisa ser impressa para cada um dos dois dias de prova. Não se esqueça disso, pelamordedeus!

Como emitir a Declaração de Comparecimento no Enem

Logo que o candidato entra na página do participante do Enem colocando o seu CPF, a senha cadastrada no momento da inscrição e indica a figura do desafio, ele já vê um link no canto esquerdo escrito “Baixar Declaração”. Ela fica junto do link para emitir o Cartão de Confirmação.

Ao clicar nele, o candidato é redirecionado para um arquivo PDF. Então, é só imprimir e levar no dia da prova!

Em geral, a Declaração de Comparecimento no Enem do primeiro dia fica disponível assim que os locais de prova são liberados. A declaração do segundo dia costuma ser liberada no dia seguinte da primeira prova.

Embora não seja obrigatório, é legal também imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Enem. Ele reúne vários dados importantes, como número de inscrição, data, hora e local do exame, além de registrar que se inscrito precisa contar com atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. 

Quer saber tudinho sobre como passar no Enem estudando online? Então vem com o Descomplica e dá uma olhada nos nossos planos de aulas online para o Enem. Aqui é sucesso, meu!