Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2018 em primeira mão

Inscrições do Novo Fies já tem data marcada

O sistema será aberto entre os dias 19 a 23 de fevereiro
Hotsite Novo Fies

Hotsite Novo Fies

As inscrições da primeira edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para 2018 serão abertas entre os dias 19 a 23 de fevereiro. A partir deste ano, o programa seguirá um novo formato dividido em três modalidades de financiamento – o Novo Fies. O financiamento é um dos programas do governo federal que permite que estudantes ingressem no ensino superior por meio da sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

DESCUBRA COMO ENTRAR NA FACULDADE COM O DESCOMPLICA BOLSAS DE ESTUDO

Novo Fies

Sancionado em dezembro de 2017, o Novo Fies é um financiamento para que estudantes de baixa renda possam ingressar no ensino superior. Por meio das suas notas no Enem, os candidatos são selecionados para cursarem uma graduação em uma das instituições privadas de ensino superior participantes do programa. Os alunos contemplados com o benefício começam a quitar o valor do curso depois de formados, quando ingressam no mercado de trabalho.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o programa foi reestruturado por conta do alto dos níveis de inadimplência registrado em edições anteriores. Chegaram a alcançar 46,4%. Em 2017, os custos do Fies aumentaram quase em 15 vezes em relação a 2011. Todos esses fatores ameaçavam a sustentabilidade financeira do Fies e tornaram necessário uma mudança no formato da iniciativa.  

Modalidades

  • Modalidade um: podem participar candidatos que comprovem renda familiar per capita de até três salários mínimos. As bolsas têm juro zero e serão garantidos pela União. 100 mil vagas serão reservadas para essa modalidade;
  • Modalidade dois: destinada a candidatos que comprovem renda familiar per capita de até cinco salários mínimos e morem nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. As bolsas têm juros de até 3% e recursos garantidos por fundos regionais. 150 mil vagas serão destinadas para essa modalidade;
  • Modalidade três: podem participar candidatos que comprovem renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. As bolsas têm juros variáveis. 60 mil vagas serão destinadas para essa modalidade.

Seleção

Para participar, os interessados em participar devem ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010. Os candidatos devem ter conseguido uma nota de, no mínimo, 450 pontos. Além disso, é necessário não ter zerado a redação.

Resultado

Segundo a assessoria de comunicação do MEC, o resultado das inscrições desta edição do programa ainda está em aberto.

Para entrar na faculdade, não existe só o Sisu não! Dá para usar sua nota do Enem em vários programas do governo, como o Prouni. A iniciativa oferece bolsas de estudo integrais ou de 50% e vai abrir suas inscrições no dia 6 de fevereiro. Isso sem falar no Descomplica Bolsas de Estudo, em que a gente te ajuda a conseguir um desconto incrível para você conseguir pagar sua faculdade! Estamos aqui por você! Vamos juntos nessa? 😉