Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

Cronograma Fies 2019

Candidato poderá se inscrever até o dia 14 de fevereiro

Fonte: EducaMais

Durante a reta final dos processos seletivos do primeiro semestre do ano é normal o desânimo bater, mas existe vida após o Sisu e há outras alternativas, como a edição do Fies 2019. Neste artigo tiramos suas dúvidas sobre a edição 2019 do programa, além de disponibilizar o calendário para você. Anote as informações mais importantes!

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo conceder financiamento das mensalidades do curso de graduação para estudantes matriculados em cursos superiores presenciais e não gratuitos em faculdades Brasil afora – mas somente aquelas que possuem uma avaliação positiva no MEC.

💥 É CRONOGRAMA DE ESTUDOS QUE VOCÊ QUER, @? CLICA AQUI! 💥

Quem tem direito ao Fies

Pode solicitar o financiamento o aluno que realizou o Enem a partir de 2010, confirmou a inscrição no site do Fies, comprovou as informações cadastrais de renda, e já é matriculado em algum curso presencial de graduação não gratuito, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Esses cursos devem ser oferecidos pelas instituições de ensino superior participantes e estar dentro de todas as outras exigências estabelecidas nas regrinhas do programa.

A seleção dos estudantes autorizados a contratar o Fies é feita totalmente com base na sua nota no Enem. De acordo com o MEC, os requisitos mínimos para se inscrever são:

  • Ter feito a prova do Enem a partir de 2010.
  • A média entre suas notas em todas as provas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) deve ser igual ou maior que 450 pontos
  • Não pode zerar a Redação!
  • Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos, na modalidade de financiamento do Fies, e até cinco salários mínimos, na modalidade de financiamento do P-Fies.

Como funciona o financiamento no Fies

Segundo o MEC, existe uma certa porcentagem do valor total do seu curso que é possível ser financiada pelo programa. Não existe um valor mínimo e nem um valor máximo, já que essa porcentagem é definida de acordo com a renda familiar mensal bruta per capita (que significa a renda total da sua família dividida pelo número de pessoas que moram com você) e pela porcentagem da sua renda que é comprometida com o pagamento da mensalidade da faculdade.

Pagamento do Fies

Durante os estudos, o estudante precisará pagar mensalmente o valor dos juros do financiamento que está determinado no contrato, esse valor varia de acordo com o tipo de contrato.

No caso do P-Fies, o aluno poderá começar a pagar a dívida enquanto estuda, tendo a possibilidade de quitação num período mais curto.

Qual o prazo para quitar o Fies?

O prazo e o valor das parcelas podem variar de acordo com o tipo de contrato, a duração do curso escolhido, e a edição do programa. Por isso é fundamental atentar-se aos detalhes do edital na edição em que o candidato for participar.

Cursos que podem ser financiados pelo Fies

Nem todos os cursos de graduação podem ser financiados. Só podem ser financiados aqueles com conceito maior ou igual a três no Sinaes, que sejam, claro, cursos das instituições de ensino participantes do programa e que tenham vagas disponíveis no site do Fies.

Cronograma Fies 2019

  • 07/02 a 14/02: Período de inscrições nas modalidades Fies e P-Fies.;
  • 25/02: Resultado das modalidades Fies e P-Fies;
  • 26/02 a 07/03: Complementação da inscrição na modalidade Fies;
  • 27/02 a 10/04: Lista de espera da modalidade Fies.

E para se inscrever, é importante estar cadastrado no site do Fies 2019 e seguir todas as etapas que explicamos aqui. Anote as datas direitinho para não perder os prazos, ficamos na torcida para que tudo dê certo. Se, ainda assim, você está pensando em estudar para o vestibular neste ano, conte com o Descomplica! Conheça os nossos cursos aqui!