Confira o cronograma do Enem 2022
Se você está esperando o cronograma Enem 2022, seu momento chegou! O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou os editais das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 nas versões impressa e digital.
As inscrições para o Enem 2022 são feitas no site do Inep, entre os dias 10 e 21 de maio. Para que você faça tudo direitinho, vale a pena saber as datas certas, valores, como obter a isenção de taxa de inscrição, como solicitar atendimento especializado, etc.
A versão impressa e a digital terão o mesmo valor de taxa, correspondente a R$ 85. A quantia deverá ser paga até o dia 27 de maio, dentro do horário de compensação bancária.
Dá uma olhada nas nossas dicas e confira o cronograma do Enem 2022 completo aqui!
Cronograma do Enem 2022
As inscrições para o Enem 2022 têm início no dia 10 de maio. Olha só o cronograma!
Inscrições: 10 a 21 de maio
Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
Aplicação das provas: 13 e 20 de novembro
Para te ajudar na inscrição, preparamos um ebook com e o passo a passo da inscrição do Enem 2022.
Horários das provas
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no primeiro dia: 19h
Término das provas no segundo dia: 18h30
Como solicitar tratamento pelo nome social no Enem
Participantes que se reconhecem e se identificam pelo nome social (travestis, transsexuais e transgênero) e já o têm registrado na Receita Federal serão identificados pelo nome social no momento da inscrição no Enem.
Para que isso aconteça, é necessário confirmar esse pedido na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.
Para aqueles que não possuem esse registro, mas querem ser identificados pelo nome social, a orientação é realizar a solicitação de tratamento na mesma página e na mesma data.
Neste caso, os candidatos devem apresentar documentos que expliquem a motivação, que são uma foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto válida.
O que estudar para o Enem 2022
Vale a pena se concentrar nestes três pontos ao estudar para o Enem 2022:
1. Conteúdo teórico cobrado pela banca
O candidato ao Enem 2022 precisa estudar o conteúdo teórico cobrado pela banca de examinadores. Isso porque não basta apenas entender a estrutura da prova; é fundamental saber os pontos compreendidos por ela, além de assuntos que mais caem no Enem.
2. Foco em provas antigas do Enem
Ao acessar e avaliar as provas antigas do Enem, você consegue entender a estrutura e o formato do exame, bem como a apresentação das questões. Isso traz familiaridade com a prova, facilitando sua compreensão e ajudando a resolvê-la de maneira simples.
Uma dica importante é fazer provas anteriores do Enem, cronometrando o tempo. Assim, você confere seu desempenho e entende se precisa mudar o jeito de fazer a prova.
3. Foco na redação
A redação é um ponto delicado para a maioria dos alunos e dá um friozinho na barriga de quase todos, não tem jeito.
Vale a pena estudar bastante essa parte da prova, fazendo muitas redações e entendendo a estrutura cobrada no exame. Ver redações nota 1000 do Enem também é super importante, tá?
Ah, e pra colocar em prática o que você estudou e também para entender a estrutura da prova, o que você acha de fazer um simulado do Enem gratuito? Assim você coloca em prática seus conhecimentos e entende o que precisa melhorar para o dia da prova.
O que é possível fazer com a nota do Enem 2022
Quando você passa no Enem, tem acesso a diversas instituições de Ensino Superior, sejam elas públicas ou particulares. Seja pela nota obtida no exame ou pelo ingresso em programas do Governo, como os seguintes:
👉 Sistema de Seleção Unificada (SiSU): seleciona estudantes para ingressar em universidades públicas, estaduais ou federais. Para participar, o candidato precisa ter atingido nota acima de zero na redação do Enem.
👉 Programa Universidade para Todos (ProUni): Com ele, os estudantes com renda familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos podem conseguir bolsas de estudos de 50% ou 100%. Para isso, eles devem ter participado de alguma edição do Enem desde 2010, ter atingido, pelo menos, 450 pontos na prova e não ter zerado a redação.
👉 Financiamento Estudantil (Fies): o estudante conclui o curso em instituição particular, mas paga apenas depois de formado. O estudante consegue este financiamento quando faz o Enem e atinge pelo menos 450 pontos na prova.
👉 Ingresso direto: algumas instituições de Ensino Superior fazem seleções próprias com o uso da nota do exame.
O Enem 2022 já está aí, batendo à sua porta! Então, não espere mais e invista em um curso preparatório para o Enem completo, feito pelos melhores profissionais e com a melhor estrutura.