• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como montar um cronograma de estudos para o Enem?

Planos de estudos são super úteis para organizar seu processo de aprendizado e garantir que você englobe todo o conteúdo. Investir em um cronograma de estudos para o Enem é essencial para otimizar seu tempo e ajudar a manter a disciplina.

Quando você organiza suas semanas de acordo com o tempo disponível e suas tarefas, é possível identificar quantas horas você, de fato, tem para estudar. A partir daí, você divide as disciplinas e matérias pra chegar bem até o exame. 

Parece difícil? É nada, migo! A gente te ajuda a descobrir a melhor forma de montar um cronograma de estudos para o Enem!

Como organizar um cronograma de estudos para o Enem

Antes de mais nada, é preciso avaliar o curso que você vai prestar. Isso porque é preciso enfatizar determinadas matérias de acordo com a faculdade que você deseja cursar.

Feito isso, programe o que deve ser estudado sobre cada uma das matérias e por quanto tempo. Neste momento, vale a pena usar ferramentas como agendas ou bloco de notas, além de aplicativos ou programas específicos.

Quando você monta esse cronograma, precisa conciliar outras atividades, incluindo lazer, esportes, tempo de descanso e outros compromissos, tá? Não vale montar uma agenda sem considerar tudo isso porque esses pontos são fundamentais!

Vai uma ajudinha aí? Separamos um vídeo em que o nosso guru do Guia do Estudo Perfeito, Eduardo Valladares, te ensina a montar um cronograma de estudos perfeitinho. Se liga só!

Veja como fazer um cronograma de estudos para o Enem

Aplicativos para organizar um cronograma de estudos para o Enem 

Os aplicativos são grandes aliados no momento de criar o seu cronograma de estudos para o Enem. Isso porque eles já foram criados especificamente para planejar e montar uma planilha de estudos.

Já que você usa a tecnologia no dia a dia, por que não fazê-la sua aliada em um momento tão importante como esse?

Quer algumas dicas de aplicativos que te ajudam a montar seu cronograma de estudos para o Enem? Se liga!

Google Agenda

Simples e fácil de mexer, essa ferramenta gratuita do Google está disponível para celulares Android e computadores. 

Nela, você pode colocar, dia por dia, tudo o que precisa estudar em determinado horário. É possível, ainda, criar lembretes, eventos e compromissos, programando notificações para avisar que é hora de começar determinado estudo.

Outra vantagem deste programa é a possibilidade de separar os eventos por cores. Você pode usar uma cor para cada disciplina!

Google Keep

O Google Keep, também conectado ao Google, foi criado para fazer anotações. Ele também pode ser baixado para celular e tablet.

Sua vantagem é que, além das anotações, ele permite que você adicione imagens, separe links de sites e informações importantes, além de salvar áudios.

Evernote

Este app funciona como um bloco de anotações e ajuda muitos alunos que estudam para o Enem. 

Nele, você consegue montar seu cronograma de estudos, organizar arquivos, armazenar links, criar recursos inteligentes e acessar dados off-line.

Trello

O Trello oferece listas para você montar seu cronograma de estudos para o Enem. Neste site, você organiza trabalhos, projetos e monta listas em quadros. 

Você pode, inclusive, identificar o que já foi feito e o que ainda deve ser visto por meio de marcadores. Assim, os cartões são divididos de acordo com as prioridades (curto, médio e longo prazo).

Um plano de estudos ajuda super quem está estudando para o Enem. Se você sentiu dificuldades para montar o seu, conte com o Descomplica! 

A gente monta planos de estudos personalizados pra você, de acordo com seus horários e objetivos. Bora estudar!