• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Cotas Do SiSU 2022: como funcionam e quem tem direito

Como saber se tenho direito a uma cota no SiSU 2022? Quais são os tipos de cotas do SiSU? Bolsista tem cota no SiSU? Essas e outras questões são muito comuns entre os candidatos ao programa e, pra te ajudar, vamos explicar direitinho como funcionam as cotas do SiSU e quais são os tipos existentes, falou? 

As inscrições para o SiSU 2022 começam no dia 15 de fevereiro. Por isso, é muito importante que, até lá, você esteja por dentro do funcionamento do programa e seus detalhes. Assim, fica mais fácil conquistar sua merecida vaga no curso e instituição dos sonhos!

👉 Veja suas chances de passar na faculdade no Simulador SiSU

Pensando em te ajudar a entender o funcionamento das cotas, o Descomplica criou esse post para te mostrar tudo o que você precisa saber sobre as vagas reservadas para cotas do SiSU 2022. Confira:

Lei de Cotas: entenda como funciona

A Lei nº 12.711/2012, mais conhecida como Lei de Cotas, reserva 50% das vagas de universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica a estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.

As outras categorias contempladas pela Lei de Cotas são:

  • Pessoas com renda familiar bruta mensal per capita de até 1 salário mínimo e meio;
  • Estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;
  • Candidatos com deficiência.

A quantidade de vagas destinadas a autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e também a pessoas com deficiências é calculada de acordo com seu percentual dentro do Estado em que está localizada a instituição de ensino.

Funciona assim: se no Rio de Janeiro existem mais pessoas com deficiência do que no Rio Grande do Sul, é provável que existam mais vagas reservadas para Lei de Cotas na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) do que na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A mesma lógica vale para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

É importante destacar que o raciocínio é o mesmo utilizado nas cotas do SiSU 2022!

Quem tem direito ao sistema de cotas nas universidades pelo SiSU?

A Lei de Cotas determina quem pode se inscrever para vagas contemplando esse benefício. O sistema de cotas do SiSU 2022 é dividido em quatro categorias principais. São elas:

  • Pessoas que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas;
  • Estudantes com renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio;
  • Candidatos autodeclaradas pretas, pardas e indígenas;
  • Pessoas com deficiência.

Como me candidatar ao SiSU pelas cotas

Se você se enquadrar dentro das categorias contempladas na Lei de Cotas, é preciso comprovar que você atende aos requisitos

A instituição de ensino escolhida por você no SiSU 2022 será a responsável por analisar e decidir se você cumpre as exigências necessárias.

  • Ensino médio em escolas públicas: será necessário comprovar sua situação por meio de atestado de escolaridade ou diploma de conclusão do Ensino Médio;
  • Renda mensal: será necessário comprovar sua renda familiar por meio de holerites, declaração de Imposto de Renda, extra bancário ou carteira de trabalho;
  • Cor e/ou raça: será necessário fazer uma auto declaração preenchendo em sua ficha se você se considera preto, pardo ou indígena;
  • Deficiência: será necessário entregar atestado médico com data de validade no prazo máximo de um ano, onde esteja especificada a deficiência e comprovada através da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Como calcular minha renda mensal familiar

Para os candidatos que pretendem concorrer ao SiSU 2022 a partir do critério de renda, é necessário garantir que os ganhos mensais per capita de sua família sejam iguais ou inferiores a 1 salário mínimo e meio.

Para calcular a renda bruta mensal per capita, siga os passos abaixo:

  • Somar os rendimentos brutos (ou seja, sem desconto de impostos) recebidos por cada pessoa da sua família nos 3 meses anteriores à inscrição no SiSU;
  • Dividir essa soma por 3, que é o número de meses correspondente aos rendimentos. 

Este resultado é a média mensal dos rendimentos brutos recebidos. Para terminar, divida o valor acima pelo número de pessoas da sua família.

O que significa L1 l2 L3 l4 l5 L6?

Há grupos diferentes dentro das cotas do SiSU 2022. São eles:

GRUPO L1 – Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

GRUPO L2 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.

GRUPO L5 – Candidatos que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

GRUPO L6 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

GRUPO L9 – Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

GRUPO L10 – Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.

GRUPO L13 – Candidatos com deficiência que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

GRUPO L14 – Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Cronograma do SiSU 2022.2

  • Inscrições: 28 de junho a 1º de julho
  • Resultado: 6 de julho
  • Matrícula: 13 a 18 de julho
  • Manifestações da lista de espera: 6 a 18 de julho
  • Chamadas da lista de espera: a partir de 25 de julho (previsão)

Acha que se enquadra em uma das cotas? Bora se inscrever no SiSU 2022! A gente tá torcendo por você! 

Caso não consiga o curso que tanto deseja, não desista. Conheça o nosso cursinho pré-vestibular e arrase no próximo Enem!