• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade pelo Sisu?

Sempre que a nota do Enem é revelada bate aquela ansiedade, né? Por mais que muitos pensem que a parte mais difícil já tenha passado, é nessa hora que a gente precisa entender qual a melhor faculdade e como usar a nota do Enem no Sisu ou Prouni. São muitas opções, possibilidades e critérios para o uso da nota. É de deixar qualquer um confuso! 😳

Mas calma, respira fundo que o Descomplica tá aqui pra te ajudar.  Preparamos um conteúdo recheado de dicas para saber como usar a nota do Enem para entrar na faculdade dos seus sonhos. 

Dicas para usar a nota do Enem e se dar bem no Sisu

Todo mundo já sabe que o Enem é a porta de entrada para a faculdade. Mas nem todo mundo explica como isso ocorre exatamente. E é nesses momentos que os alunos se deparam com pesos de nota, tipos de cursos, cotas… É realmente um mar de informações que muitas vezes só servem para aumentar a confusão. 

Por isso, dividimos esse conhecimento em etapas para ficar mais fácil para você entender se a sua nota no Enem é suficiente para entrar no curso que você deseja. Preparade? 

Entenda qual o melhor curso para você

Parece clichê, mas é de fato o passo mais importante. Alguns alunos já prestam o Enem sabendo exatamente o curso dos sonhos, outros fazem o exame sem ter ideia da área que desejam atuar. Se esse é o seu caso, é hora de parar para pensar. 

Sabemos que essa não é uma escolha fácil, por isso reunimos algumas dicas para você fazer essa escolha de forma mais consciente. Mas entenda também que você não precisa fazer uma escolha definitiva agora. Programas como o Sisu permitem que você tenha duas opções de curso, priorizando a que você achar melhor. 

Conheça os programas disponíveis 

Talvez você já saiba, mas não custa nada a gente repetir aqui. Os principais programas de ingresso em universidades pela nota do Enem são Prouni e Sisu. O Prouni permite que você ganhe bolsas de estudo em faculdades privadas de todo o Brasil, de acordo com a sua nota no Enem. 

Mas o nosso aqui é o Sisu! O Sisu é um sistema criado pelo MEC que permite o ingresso nas melhores universidades públicas do país. Todo ano essas universidades disponibilizam um número determinado de vagas e os alunos selecionados são aqueles com as melhores classificações, de acordo com o curso. E sabe o que é melhor? A inscrição é de graça 😻  

Por isso, se você fez o Enem em 2021, é fundamental se inscrever no Sisu para garantir a sua vaga em uma boa faculdade. 

Saiba qual a sua modalidade de inscrição

Um candidato do Sisu pode escolher a ampla concorrência, que abrange todas as pessoas que fizeram o Enem ou vagas para ações afirmativas, como cotas raciais ou vagas para PCDs. Para concorrer por uma ação afirmativa, existem pré-requisitos que precisam ser seguidos

Por isso, é fundamental não mentir no momento da inscrição. Além de ser injusto com pessoas que realmente se encaixam nas modalidades de ações afirmativas, você pode perder a sua vaga caso a falsidade seja comprovada

Além disso, também é importante lembrar que ao se cadastrar em uma determinada modalidade, você só competirá com pessoas que estão igualmente inscritas nesta categoria. Então nada de mentir achando que vai conseguir uma vaga com mais facilidade dessa forma, hein? 

Considere pesos e notas de corte 

Dependendo da instituição e do curso escolhido, podem ser adotados pesos diferentes para as notas do Enem. O que isso significa na prática? A sua nota final pode ser diferente para aquela universidade. Por exemplo, se o peso da nota de matemática for maior no processo seletivo daquela instituição e você não tiver se saído muito bem nessa prova, suas chances de aprovação podem ser menores. 

Em alguns casos, também podem ser definidas notas mínimas para cada uma das provas da edição. Então, se a nota mínima da prova de linguagens é 600 e você estiver abaixo dessa média, não será aprovado. 

Outro ponto importante é a nota de corte. Presta bem atenção nessa definição: a nota de corte é a pontuação mínima que você deve atingir para conquistar a vaga. Ela é diferente de acordo com cada curso e pode ser um indicativo muito importante das suas chances. 

Então, para saber se a sua nota do Enem é suficiente para o curso que você quer, olhe sempre a nota de corte! Ela é calculada diariamente e te dá uma noção muito grande da sua classificação parcial. 

Percebeu o quanto a inscrição para o Sisu também é uma questão de estratégia? Mas o melhor disso tudo é que você pode simplesmente usar o nosso simulador sisu para saber as suas chances de aprovação sem dor de cabeça! 

Você realmente achou que a gente ia te deixar na mão nesse momento de ansiedade? Entendemos que é muita coisa a ser pensada, então preparamos um sistema que calcula a sua média e te diz se é possível passar para aquela faculdade que você quer. Gostou? Então não perde tempo.