• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba como tirar 1000 na redação do Enem

Sabe quando a gente olha aquelas redações com nota máxima e pensa ‘como tirar 1000 na redação do Enem?!’ e “aiii, podia ser eu!”. E pode mesmo, sabia? 

Embora seja difícil conseguir a nota máxima na redação, queremos te dizer que não é impossível, então vale a pena entender a melhor forma de se dar bem nessa parte do exame.

Além de ser a porta de entrada para uma vaga em faculdades disputadas, a nota 1000 na redação do Enem te coloca em um hall bem seleto de alunos que conseguiram o feito. 

Se você investir no que é necessário para tirar nota 1000 do Enem e evitar cometer os erros mais comuns no exame, é possível, sim, gabaritar o negócio todo!

Se liga nas nossas dicas e de como tirar 1000 na redação do Enem.

Como tirar 1000 na redação do Enem

Embora não haja fórmula mágica para tirar nota 1000 na redação do Enem, há algumas dicas que ajudam a entender o formato da prova e o que não se deve fazer de maneira alguma.

Confira as principais a seguir!

1. Entenda o que é exigido no formato da redação

Muita gente erra no momento de compreender o que é exigido na redação do Enem e acaba até zerando a nota. Por isso, é essencial compreender que o texto deve ser feito em formato dissertativo-argumentativo em prosa.

Isso significa escrever um texto que defenda uma ideia a respeito do tema proposto. Depois, é preciso desenvolver argumentos para comprovar seu ponto de vista.

Outro ponto que não pode faltar na redação do Enem é que ela precisa trazer uma proposta de intervenção social para resolver o problema apresentado. 

2. Fique por dentro dos temas da atualidade

Não tem como fugir: a redação no Enem sempre traz algum tema relevante da atualidade para ser discutido. Por isso, informar-se bem sobre o que acontece no Brasil e no mundo é primordial para tirar uma nota 1000 no exame.

Vale a pena ler muito, acompanhar jornais, notícias de internet e entender movimentos sociais e populares que possam ser explorados pelo Enem. 

Assim, você dificilmente será pego de surpresa e terá ferramentas para apresentar argumentos coerentes. 

O curso online do Descomplica para o Enem sempre traz temas atuais e sua repercussão no cenário mundial. Promover essa discussão ajuda a desenvolver melhor as ideias e, no momento da prova, argumentar com mais propriedade.

Quer uma dica de como mandar bem nessa parte da prova? Acesse a nossa playlist sobre Atualidades com redações nota 1000 do Enem!

3. Veja algumas redações nota 1000 do Enem

Hoje em dia, há diversas redações nota 1000 do Enem disponíveis na internet. Uma recomendação é olhar algumas com bastante atenção e entender a construção do texto, argumentação e uso de recursos que o candidato apresentou para desenvolver a proposta solicitada.

Se você acha que apenas quem domina a língua culta e usa termos rebuscados se dá bem no Enem, verá provavelmente que muitas redações nota 1000 usam palavras simples, mas que foram bem exploradas para trazer clareza, objetividade e atender ao que é pedido na redação.

4. Escreva muitas redações 

Como tirar nota 1000 na redação do Enem sem treinar? Não dá, migs!

Tem que treinar pra caramba e escrever muitas redações até acertar o ponto! Ali, você identifica seus pontos fortes, fracos e descobre o que pode ser mudado para a melhor.

No Descomplica, você tem profissionais que corrigem as redações e te ajudam a identificar o que pode ser melhorado e o que deve ser mantido para chegar à nota 1000 do Enem. 

5. Cuide do tempo que você gasta para fazer a redação

Aplicada no primeiro dia de provas, a redação do Enem é cronometrada e, por isso, você precisa desenvolver um raciocínio veloz e colocar as ideias no papel rapidamente para conseguir finalizar o texto dentro do período estipulado.

No total, os candidatos terão cinco horas e meia para responder a 90 questões objetivas e preparar a redação do Enem, então não há tempo a perder.

Para garantir que você consiga preencher esse tempo e não fique na correria ao final do exame, pratique a redação sempre com o relógio ao lado. Nossa dica é reservar de 40 minutos a uma hora para desenvolver o tema, elencar as ideias, fazer o texto e passá-lo a limpo. 

6. Entenda as competências avaliadas nos textos do Enem

Algumas competências observadas nas redações do Enem e que podem fazer toda a diferença no momento de chegar à nota 1000 são:

  • Domínio da língua portuguesa formal;
  • Conhecimento em diversas áreas para desenvolver o tema proposto;
  • Uso de dados e informações em defesa do seu ponto de vista;
  • Conhecimento profundo dos recursos da língua para construir a argumentação;
  • Proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Cada competência vale 200 pontos, então, as notas dadas pelos avaliadores serão somadas e divididas por dois.

7. Conheça o que pode zerar sua redação

Alguns pontos delicados podem zerar sua redação, o que é um pesadelo na vida dos estudantes. Vale a pena conhecer o que você não pode fazer de jeito nenhum!

  • Fugir do tema;
  • Não usar o formato dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Escrever menos de oito linhas;
  • Escrever palavrões;
  • Escrever em língua estrangeira;
  • Incluir trechos dos textos motivadores ou da proposta da redação no seu texto;
  • Não passar o texto a limpo para a folha de redação;
  • Escrever orações religiosas, protestos, ou mensagens que fujam do contexto da redação.

Tirar nota 1000 na redação do Enem é, sim, possível. Vale a pena contar com quem entende do assunto pra fazer bonito no exame e arrebentar na nota! Se liga nos nossos planos de estudos online para o Enem e vem com o Descomplica!