• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como seus pais podem te ajudar nos estudos para o Enem

É normal que você se sinta muito pressionado a ir bem na prova e passar na faculdade/curso que sempre quis – principalmente em ano de Enem e vestibular. Afinal, você está estudando pra valer e se esforçando para isso, né? Nesse momento, o apoio da família e dos amigos é essencial para que você saiba controlar o nervosismo e não deixe a pressão – a sua própria e a dos outros – interferir no seu desempenho.

BAIXE AQUI OS RESUMOS QUE VOCÊ PRECISA ESTUDAR PARA O ENEM!

Muitas vezes nossos pais querem nos ajudar, mas não sabem a melhor forma de fazer isso. Por isso, aqui a gente te conta como eles podem te apoiar nos estudos para o Enem e como mostrar a eles que eles são importantes nessa etapa da sua jornada! Confira:

Vamos deixar a cobrança de lado?

O ano de Enem é um período naturalmente tenso. Parece que há pouco tempo para a prova, você não sabe o que revisar primeiro, insegurança batendo, medo de não conseguir passar… Um montão de coisas passando pela sua mente e te fazendo sentir pressionado.

Para passar por esse momento é importante que você tenha um ambiente de apoio em casa, ao invés de cobrança e pressão constantes. Tudo o que você precisava estudar já foi estudado e o que que você precisa fazer daqui pra frente também está planejado. Seus pais devem confiar que você está dando tudo de si e não ficar te questionando o tempo inteiro sobre horas de estudo, se é o suficiente, se você sabe a matéria… Pelo contrário, eles devem te passar força e mostrar que acreditam no seu esforço!

Construindo um ambiente de estudos tranquilo 

Agora, mais do que nunca, você precisa de um ambiente tranquilo, silencioso e confortável para estudar, né? Na rotina de estudos, o ideal é fazer muitos exercícios e em tempos seguidos, sem muitas pausas, tentando chegar o mais próximo possível da experiência da prova. Para isso, você precisa de muita concentração e foco – levantar para pedir silêncio ou fechar a porta já pode quebrar todo o raciocínio e até te desmotivar :/

Por isso, converse com seus pais e peça que evitem ficar por perto e/ou fazer barulho durante seus momentos de estudo, que estão demandando um nível ainda maior de concentração e são essenciais para mandar bem no Exame.

Você tem direito de se divertir!

Você deve ter uma rotina de estudos e, se cumprí-la direitinho, tem todo direito de ter seu momento de se divertir e se desligar um pouco do “modo vestibular”. Além disso, descansar faz parte do processo de aprendizagem, ajudando a fixar melhor a matéria e te preparando para mais maratonas de estudo (e para o próprio dia do Enem).

Explique tudo isso para os seus pais – eles com certeza entenderão! Inclusive, você pode propor momentos de lazer em família, tipo ver um filme ou sair para passear juntos, o que acha? Assim, além de se distrair e se divertir, você pode passar tempo com eles 😀

O diálogo é sempre a melhor estratégia para resolver as coisas. Bata um papo com seus pais e fale sobre suas necessidades nesse período de estudo – apoio, tranquilidade e momentos relax. Apostamos que eles vão compreender e chegar junto para segurar essa barra que é o vestibular! <3