• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como saber qual faculdade eu devo fazer?

Como você se imagina em dez anos? Consegue identificar qual seria sua profissão de forma imediata? Para a maioria dos estudantes, essa resposta ainda é indefinida, afinal, decidir seu futuro – e provavelmente o que fará por toda a vida, é algo muito importante. Por isso, às vezes fica difícil saber qual faculdade fazer.

Se você tem esse dilema, não se desespere! Assim como você, há milhares de jovens que ainda se veem diante de muitas dúvidas sobre a profissão ideal. Medicina, Direito, Administração, Jornalismo? Qual é a faculdade certa para você?

Você sabia que o Descomplica é uma faculdade nota máxima no MEC? Confere aqui!

É claro que existem sempre a possibilidade de mudar de carreira, mas entender qual é sua vocação ajuda a traçar o melhor caminho na escolha da faculdade ideal

Para te ajudar a clarear as ideias, preparamos algumas dicas que podem ser úteis. Dá uma olhada!

1. Conheça melhor do que você gosta

Pode até parecer algo óbvio, mas, se você não sabe do que gosta, fica difícil traçar um mapa de possíveis faculdades. A primeira recomendação é pegar um papel e listar os seguintes pontos:

  • Seus princípios: valores que orientam suas ações
  • Suas qualidades: organizado, flexibilidade, rapidez, eficiência, etc.
  • Coisas que gosto de fazer: desenhar, estar em contato com a natureza, ler, escrever contos, etc. 
  • Meus defeitos: perfeccionista, preguiçoso, individualista, entre outros
  • O que não suporto: lidar com pessoas, ficar em locais fechados, fazer contas complicadas, etc.
  • Suas matérias preferidas: você curte Português, Literatura e Geografia e odeia Química e Física? Escreva.

A partir dessas indicações, você pode entender o que faz sentido para você e o que não faz. Se, por exemplo, você adora Literatura e ama escrever, provavelmente Matemática não é seu caminho, ao passo que, se tem medo de sangue, deve fugir da Medicina.

Se, ainda, você detesta ambientes fechados, provavelmente, trabalhar em um escritório não é a sua praia. Vale, então, pensar em profissões mais flexíveis ou que permitam trabalhar de casa ou com a natureza, por exemplo.

2. Faça testes e orientação vocacional 

Orientadores vocacionais podem ser ótimos aliados de quem ainda não tem uma noção clara de suas habilidades. Por isso, essa abordagem é recomendada de forma individual ou em grupo, dependendo da sua necessidade e preferências.

Esses testes mostram qual é sua orientação profissional e confirma características ainda não notadas. 

Atualmente, há modelos de testes vocacionais disponíveis na internet. Você pode, ainda, recorrer a um profissional para obter a melhor orientação sobre qual faculdade fazer.

3. Conheça bem os cursos

Você pode até gostar de animais, vida marinha e natureza. Por isso, considera o curso de Biologia Marinha uma boa opção. Aí, quando entende bem o curso, sua grade curricular e possibilidades de trabalho, vê que esse não era o melhor caminho. 

Isso pode acontecer com qualquer curso e, por isso, é fundamental entender bem os tipos de cursos disponíveis e, se possível, conversar com alguém que trabalhe na área. 

4. Visite instituições de ensino

Vale a pena entender quais universidades disponibilizam o curso que você deseja em sua região e visitá-las. Se, por outro lado, você quiser fazer um curso em outra cidade, é fundamental listar todos os gastos envolvidos no processo para entender se essa mudança é viável. 

Nas visitas, conheça laboratórios, estrutura da faculdade e veja se você se sente bem nesse local. Afinal de contas, é ali que você deve passar boa parte dos próximos anos.

Vale a pena visitar faculdades públicas e privadas para entender as diferenças e até quebrar alguns preconceitos.

5. Participe de feiras e levante dados sobre o mercado de trabalho

Muitas instituições de ensino promovem feiras ou mostra de profissões. Esses eventos são ótimos para conhecer melhor diversos cursos em um mesmo dia, fazer contato com professores e alunos, além de tirar dúvidas.

Depois, vale a pena entender a situação do mercado para essa profissão. Qual é o salário médio de alguém que trabalha ali? Há disponibilidade de vagas ou o mercado já está saturado?

Vale, também, fazer uma pesquisa sobre as profissões do futuro. De repente, você pode combinar o que mais gosta com um setor que está aquecido e deve crescer ainda mais com o passar dos anos.

Quando você tem certeza do curso que pretende fazer na faculdade, fica mais fácil de optar por uma instituição e se dedicar aos estudos. 

Nós podemos te ajudar a encontrar a carreira certa para você com a equipe da Faculdade Descomplica! Fala com a gente por aqui para a gente se conhecer melhor e você acelerar o seu futuro.