Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

O Que Saber Para o Enem — Será Que Estou Preparado?

Veja o que saber para o Enem e fique preparado para o dia da prova. Aproveite e confira se você está estudando da maneira correta.
O Que Saber Para o Enem — Será Que Estou Preparado?

Toda a preparação para o Enem demanda muito foco e comprometimento. Veja o que saber para o Enem. | Fonte: Redação Online

Alô, vestibulando! Dê um basta na procrastinação! Se você já está estudando há alguns meses para o Enem, mas não sabe se está 100% seguro da matéria, chegamos com a solução. Essa também vale para quem acha que não deu o seu melhor. A hora de virar este jogo é agora! Você verá o que saber para o Enem e ainda irá conferir algumas dicas para descobrir se está preparado ou não para realizar a prova, e como prosseguir com os seus estudos para alcançar o sucesso! Veja a seguir.

O que saber para o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ajuda muitos estudantes a conquistarem seus sonhos de estudar onde desejam. Abaixo, listamos alguns tópicos mais importantes sobre o que saber para o Enem:

  • é importante ficar atento ao edital e ler o material por completo para saber detalhes sobre a prova, local, data, horário, entre outros;
  • é necessário se inscrever para o Enem no site próprio, informar seus dados e outras peculiaridades, como informações sobre o ensino médio e dados socioeconômicos;
  • ao finalizar, você terá seu número de inscrição e irá gerar um boleto para pagamento.

Saiba mais sobre como fazer a prova do Enem.

Agora veja o que estudar para o Enem

Dentre o que saber para o Enem, está o conteúdo de estudos que comumente é pedido na avaliação. As disciplinas que costumam ser cobradas são:

  • Linguagens, códigos e tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira — Inglês ou Espanhol —, Artes, Educação Física, e Tecnologias da Informação e Comunicação);
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Ciências Humanas e suas tecnologias (Geografia, História, Filosofia e Sociologia);
  • Atualidades.

Além disso, é preciso fazer uma redação conforme o tema pedido na edição. Os temas são relacionados com acontecimentos atuais.

VEJA TUDO O QUE CAI NO ENEM COM ESSE CRONOGRAMA DE ESTUDOS COMPLETO!

Prepare-se para obter sucesso na prova!

Diagnóstico do conhecimento  

Para saber o seu nível de preparação para a prova, é necessário fazer um diagnóstico do que você já aprendeu até aqui. Faça uma análise do seu processo. Se na primeira lista de exercícios de matemática você fez, por exemplo, seis questões de 10, seu rendimento ainda não estava o melhor possível. Mas se na semana seguinte você conseguiu fazer nove de 10 enunciados da mesma matéria, parabéns! Percebemos que houve um bom índice de progresso.

Faça essa pesquisa em todas as outras disciplinas. Depois, pegue a última edição do Enem e a resolva em casa. Faça as questões como se estivesse no vestibular — tenha concentração total e cronometre o tempo. Do resultado obtido, liste as matérias que ainda estão meio capengas.

Todas as provas do Enem estão disponíveis no site do Inep.

Potencialize a sua performance

Depois do diagnóstico, fica mais fácil estabelecer um plano de ação. O primeiro passo é ter uma boa base de acertos nas questões de nível fácil e médio.

Um dica é não começar fazendo listas de exercícios impossíveis. A probabilidade de você não conseguir acertar a maioria das questões e acabar se frustrando é bem alta.

Estudar para o vestibular é um trabalho de formiguinha: todo dia se faz um pouquinho até obter o resultado final, que é a sua aprovação. Apenas quando seu índice de acertos de questões fáceis de todas as matérias for alto, você deve passar para os enunciados mais difíceis.

Fuja da acomodação

Se o resultado do seu diagnóstico foi positivo, ótima notícia! É um bom indício de que você está estudando da forma correta. Mas isso não é motivo para descuidar totalmente da sua preparação, afinal, ainda temos alguns meses até a data da prova. Em momento algum a acomodação deve entrar na rotina do vestibulando. Desafie a si mesmo a sair da sua zona de conforto!

Outra dica valiosa é mudar o avaliador de suas redações. Isso porque pode ser que sua nota esteja “viciada”. Ou seja, significa que você aprendeu um formato de texto que funciona, porém não sabe usar outros temas ou trabalhar com outras estruturas. Por isso, trocar quem está corrigindo seus textos é uma boa opção para ter um novo olhar sobre ele. Essa estratégia também vale para todas as outras matérias, viu? Se você está mandando muito bem em Ecologia, parta para as questões de Genética e assim por diante!

Preveja imprevistos

Um vestibulando 10/10 tem que estar preparado para tudo, até para os imprevistos! Por exemplo, interpretação textual é um dos assuntos que mais aparecem na prova de Linguagens do Enem. Já pensou se, neste ano, o exame muda e o assunto com mais incidência seja gramática? Você não vai ficar parado, olhando para o nada na hora da prova, certo?

O vestibular tem dessas. Por isso é essencial que o aluno não confie apenas nos assuntos com os quais tem afinidade. Essas matérias não são suficientes para garantir a sua aprovação. É importante rever o planejamento de estudos e voltar nas disciplinas em que você cometeu erros. Mais importante ainda é entender o porquê desses deslizes. Foi o enunciado muito extenso? Cansaço? Falta de conhecimento técnico? Preste atenção nestes detalhes.

Lembre-se do TRI

Acabamos de falar que é muito importante garantir as questões de nível fácil e médio, certo? Existe um motivo bem claro por trás disso! O método de correção do Enem é baseado na Teoria de Resposta ao Item — TRI. Esse método interpreta que um candidato que acerta a maioria dos enunciados difíceis, mas erra as mais fáceis, provavelmente conseguiu esse resultado por chute. Logo, desconta pontos da média geral deste candidato. Por isso, adapte a sua estratégia de estudo à essa forma de avaliação para ter um resultado melhor no exame.

Colocou todas as dicas em prática? Perfeito! Siga em frente na sua preparação para o vestibular mais esperado do ano. Sabemos que é um percurso longo e de muito estudo, mas estamos aqui para ajudar você a conquistar a sua tão sonhada vaga na universidade dos sonhos!

Agora que você já está preparado sobre o que saber para o Enem, quais disciplinas pedidas e como estudar de forma assertiva, não deixe de melhorar ainda mais! Confira como o Descomplica pode ajudar você com os estudos para o Enem. Entre em contato e boa sorte!