• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como recuperar a motivação e se dar bem no Enem?

Excesso de preocupações, Enem adiado, pandemia… Tudo pareceu conspirar contra os estudos em 2020, não é mesmo? Foi quase impossível não se deixar afetar por esse acontecimento mundial, que atrapalhou o processo de aprendizado de muitas pessoas. A boa notícia é que existem formas de recuperar a motivação e se dar bem no Enem!

Um bom rendimento e dedicação no processo de estudo e aprendizagem vão te ajudar a render mais no dia da prova e manter a motivação em dia. Você só precisa de um empurrãozinho pra começar – e nisso a gente te ajuda!

Perdeu o ânimo pra estudar? Então dá uma olhada nas nossas dicas pra recuperar a vontade de se dedicar a uma meta (que pode ser passar no vestibular, por exemplo) e tirar as melhores notas!

Como recuperar a motivação de estudar para o Enem

Existem algumas técnicas pra quem está desmotivado e não consegue focar nos estudos para o Enem. Elas vão te inspirar a retomar os estudos com tudo em 2021!

1. Sempre faça descansos

Uma das coisas que tira a motivação das pessoas no processo de estudos é ficar por muitas horas estudando. Isso acaba com a sua concentração e deixa sua energia lá embaixo.

Por isso, se perceber qualquer sinal de fadiga ou cansaço, descanse. O ideal é repousar a cada 50 – 60 minutos, por dez minutos apenas. Isso ajuda a dar uma relaxada e manter a energia boa.

2. Pense nos seus objetivos a longo prazo

Se você tem uma meta na cabeça (passar no vestibular na faculdade X, por exemplo), fica muito mais fácil de se manter motivado e encontrar uma razão pra estudar. 

Pra te ajudar, uma dica é escrever, em papeizinhos, todos os benefícios do seu esforço pra te inspirar quando seu ânimo cair. Ali mesmo, escreva seus objetivos e lembre-se das conquistas que você tem conseguido. A regra é não deixar a peteca cair!

3. Mude a perspectiva

A gente sabe que algumas matérias são bastante chatas e representam um pesadelo aos alunos. Entretanto, como não há forma de fugir delas, que tal mudar essa perspectiva e perceber esse conteúdo como algo interessante pra sua vida?

Quando você percebe que isso tem importância real pra sua vida, consegue aprofundar seus estudos e adquirir conhecimento com mais facilidade.

4. Utilize o sistema de recompensas

Você estudou a tarde inteira e rendeu bem. Então, você pode se dar a recompensa de ver um filme, praticar um esporte, dar uma volta no parque ou fazer qualquer outra coisa que te agrade.

Quando você se “presenteia” com algo gostoso tem mais motivação pra estudar.

5. Planeje a sessão de estudo

O cronograma de estudos te ajuda a dividir os conteúdos de acordo com o que você precisa e deve estudar no dia e na semana. 

Quando você não tem essa organização, acaba se perdendo e ficando sem foco. Assim, é bem mais complicado se concentrar e render nesse processo de estudo. Distrações devem ficar longe nesse momento, tá?

Desligue a TV, coloque o celular no silencioso e fique em um ambiente tranquilo, se possível. 

6. Faça o mais difícil primeiro

Quando você começa uma tarefa, tem mais energia. Então, deixe os assuntos espinhosos e matérias mais difíceis pro início, ok? Depois, passe pras coisas mais fáceis e matérias com as quais você tem mais familiaridade.

Quando você tira da frente o mais complicado, vai relaxando e sente mais satisfação em concluir os estudos do dia. 

Duas a três horas de estudos por dia são suficientes pra se preparar e ir bem no vestibular. Não se cobre muito e controle o estresse pra ter sucesso nessa etapa desafiadora.Precisa de uma ajudinha pra estudar com foco total em 2021? O Descomplica é o lugar certo! Veja nossos planos de aulas online e descubra como estudar pro vestibular com quem entende do assunto!