• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como participar do SiSu: passo a passo

O SiSu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do Governo que viabiliza o acesso de inúmeros estudantes à universidade. Criado e gerido pelo Ministério da Educação, ele oferece vagas em diversas instituições de ensino a candidatos sem recursos.

Saber como participar do SiSu é fundamental para ter acesso a esse direito e conseguir fazer o curso desejado. Uma das obrigações é ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior, mas há tantas outras.

Se você deseja participar do SiSu, veja, a seguir, o passo a passo para obter esse benefício!

👉 Simule a sua nota do SiSu

Passo a passo para participar do SiSu

Primeiramente, é imprescindível prestar o Enem para participar do SiSu. É com esta nota que você concorrerá com pessoas de todo o território brasileiro por uma vaga na instituição que desejar.

No SiSu, você disputa com outros candidatos, por três dias, uma vaga na instituição escolhida. Importante: o que determina a nota de corte não é a instituição, mas, sim, a oferta e a procura de vagas.

Basicamente, há quatro modalidades contempladas no SiSu. Vale a pena conferir se você se enquadra em alguma delas:

  • Ampla concorrência: você concorre com todos os candidatos inscritos;
  • Candidato afrodescendente ou cota racial: aqui, estão inclusos pardos e indígenas, segundo as especificações do MEC;
  • Ingresso de escola pública: alunos que tiverem cursado o Ensino Médio em escola pública podem se candidatar ao SiSu;
  • Baixa renda: candidatos em situação de baixa renda consolidada, pobreza ou extrema pobreza.

Escolhida a modalidade que combina melhor com o seu perfil, é fundamental, ainda, preencher alguns requisitos para ter acesso a uma vaga no SiSu. São eles:

  • Ter obtido nota maior que zero na redação do Enem;
  • Não ter realizado a prova como treineiro, ou seja, sem concluir o Ensino Médio ou ter idade suficiente para considerar a conclusão (18 anos);
  • Conseguir ao menos uma média geral de 450 pontos no Enem.

Se você atender todas essas regras, é hora de avaliar as instituições em que deseja estudar e escolher as opções de cursos. Essa escolha é fundamental, pois é a partir daí que você terá uma ideia da média de nota e nível da concorrência por uma vaga.

Como se inscrever para o SiSu

Assim como o ProUni, o SiSu libera as inscrições apenas depois que os resultados do Enem são divulgados.

Assim que você receber a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, com o login e senha utilizados no site do Enem, você acessa o site oficial do SiSu e se candidata a uma vaga.

Em geral, as inscrições começam no início do ano. Depois, são divulgadas as primeiras chamadas e começam as inscrições para participar da lista de espera. Os candidatos da lista de espera são convocados entre os meses de fevereiro e abril.

Como o programa é muito concorrido, não há segunda chamada. Por isso, é importante escolher bem os dois cursos nos quais tem interesse. Caso você passe nos dois, prevalecerá a primeira alternativa.

O SiSu é uma das formas de estudar em universidades renomadas e ter acesso ao curso dos seus sonhos. Capriche na nota do Enem e boa sorte nesse processo!

Quer saber mais sobre o SiSu ou tem outras dúvidas, acesse a nossa página do SiSu aqui no Descomplica!

Assista também: Estratégias de inscrição para o SiSu 2020

Saiu a nota do Enem e o Sisu 2020 tá chegando! Já sabe qual vai ser sua estratégia pra se inscrever, ou vai entrar no modo freestyle e seja o que o destino quiser? Seja você estrategista ou não, fica aí que o professor Rafael Cunha vai explicar o que você precisa saber do Sisu 2020 no Plantão Descomplica de hoje! Além disso, vai dar 4 dicas que você não deve deixar de levar em consideração antes e na hora de fazer a sua inscrição! Dê play e confira!

 

A maior sala de aula direto da sua casa

Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online para o Enem!