• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

5 dicas de como organizar sua mesa de estudo

Organização e aprendizado estão diretamente relacionados. Isso porque ninguém consegue absorver informação em um local bagunçado, barulhento e desorganizado, então, é fundamental saber como organizar sua mesa de estudos, ou escrivaninha, pra extrair o máximo de aprendizado todos os dias.

Alguns requisitos básicos pra estudar com qualidade incluem escolher um lugar gostoso, confortável e silencioso, que favoreça a concentração. Pra ajudar nisso, muitos estudantes até customizam sua mesa de estudos pra ficar com a sua cara, deixando materiais, lembretes e mapas à mostra.

Quer entender a melhor forma de organizar sua mesa de estudos e extrair o máximo de cada minutinho estudando? Dá uma olhada nas nossas dicas!

Por que é importante organizar a mesa de estudos

Quando você monta uma rotina de estudos, é imprescindível ter à mão os materiais necessários como caderno, livros de apoio, lápis, caneta, etc. Acontece que muitos alunos acabam se perdendo em meio a esses itens e deixam a mesa de estudos uma verdadeira bagunça!

Segundo especialistas, a bagunça e o excesso de coisas sobre a escrivaninha comprometem o aprendizado e facilitam a distração. Com uma mesa desorganizada, o estudante precisa de muito mais tempo pra se concentrar e acaba perdendo o fio condutor desse processo.

Você costuma estudar em um espaço organizadinho ou numa mesa toda bagunçada, sem conseguir identificar onde começa e onde termina seu material de estudo? Esse caos faz com que seu cérebro grave as informações de forma desorganizada e o resultado disso a gente já sabe: nota ruim no Enem! 

Organizar a mesa de estudos não requer muitas ações. É simples, fácil e dá resultado, pode acreditar. Então, inspire-se nessas dicas e veja como organizar a sua da melhor forma!

5 dicas de como organizar sua mesa de estudos

O lugar em que a gente estuda deve ser calmo, organizado, confortável e de fácil acesso. Isso inclui encontrar dentro de casa um bom espaço destinado apenas aos estudos. Esse cantinho, se bem organizado, potencializa a forma com que você fixa os conteúdos e ajuda a ir melhor nas provas

Olha só como escolher o melhor lugar pra estudar e organizar sua mesa!

1. Escolha um lugar só para estudar e mais nada

Busque aquele espacinho mais tranquilo na sua casa, com boa fonte de luz. Pode ser no seu quarto, claro, desde que você tenha uma mesa ou escrivaninha que estejam organizadas e não uma grande bagunça.

Outro ponto fundamental é escolher uma cadeira confortável, já que você passará boas horas do dia ali. Entretanto, cuide pra que ela não seja confortável demais, senão você dorme!

Seu cérebro precisa entender que, no momento em que você se sentar ali, naquela cadeira, é hora de ativar o “modo concentração” nos estudos.

2. Fique longe das distrações

O silêncio é fundamental. Coloque o celular no silencioso e deixe-o bem longe pra não cair na tentação de espiar nas redes sociais. Telefone, televisão ou qualquer outra coisa que possa reduzir sua concentração devem estar longe da sua mesa de estudos.

Se você estuda também com o celular e o computador, a solução pode ser salvar os conteúdos de que vai precisar e desligar a internet.

3. Deixe sua mesa sempre organizada

A mesa de estudos não pode ter um monte de coisas jogadas. É preciso manter esse espaço clean e organizado o tempo todo.

A dica é manter o que for importante ao alcance da mão. Os itens essenciais são livros, cadernos e textos (que devem estar empilhados organizadamente), estojo ou porta-lápis com os materiais básicos de estudo.

Tudo o que fugir disso não deve estar na mesa. Guarde em gavetas e deixe tudo lá, além de cuidar sempre para que sua mesa de estudos esteja limpa.

 4. Dê um toque seu à mesa de estudos

É bem provável que você vá usar a sua mesa de estudos com frequência, então você pode até colocar algum objeto que alegre ou sirva de motivação. Valem fotos, pôsteres, recortes de jornais ou qualquer outro material que o conforte e tranquilize.

Frases de incentivo ou motivação também são úteis, mas lembre-se de não pesar na mão. É um detalhe só, não um monte de cacarecos. Presta atenção pra não exagerar, hein!

5. Cuide do seu conforto e bem-estar

O ideal é que a luz do ambiente não seja muito forte nem muito fraca, e que não atrapalhe a visão. De repente, uma luminária pode ajudar, mas a luz da lâmpada não deve incidir diretamente sobre o seu rosto.

Procure também uma cadeira confortável, que permita que os seus pés fiquem totalmente encostados no chão. Além disso, quem passa o dia sentado deve se preocupar bastante com a postura: cuidado para não deixar a coluna torta ou inclinada.

Outras ações, como tomar bastante água e fazer algumas pausas entre os ciclos de estudos, são bastante recomendadas também. Elas estimulam o cérebro e ajudam a obter os melhores resultados nos estudos.

Quer ajuda de quem entende do Enem? Conte com as aulas online do Descomplica e arrase no exame!