• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O guia definitivo de como não procrastinar nos estudos

Nesse exato momento, estamos no mês de Junho. O que significa que faltam pouco menos que 5 meses para o Enem 2017 e cada segundo é essencial para alcançar o seu objetivo de estar na universidade no próximo ano. A gente entende que, de vez em quando, bate um desânimo e rola aquela típica procrastinação no final do dia. É por isso mesmo que criamos esse guia com dicas de como você pode deixar esse comportamento de lado, arrasar nos estudos e passar no Enem!

Mas o que é procrastinar?

Sabe quando você deixa de estudar uma matéria porque não é a sua favorita ou porque você acha que ela não é muito importante? Você promete que vai ler aquele conteúdo na próxima semana, mas os dias vão passando e os estudos vão por água abaixo? Essa é uma forma de procrastinar.

Deixar para depois o que é possível ser feito hoje é uma forma muito comum de acumular conteúdo. Pense também que o ano de vestibular é um momento passageiro na vida de qualquer estudante. É incrível passar uma tarde inteira vendo Netflix, mas, mesmo depois das suas provas, as séries continuarão lá. Ceder aos prazeres imediatos sem pensar nos seus objetivos futuros é algo que você pode evitar tendo foco e persistência.

Definindo objetivos

Qual o seu objetivo? Passar no Enem? Ser aprovado em Medicina? Ou você pensa em uma universidade específica? Seja qual opção for, estabeleça uma meta baseada no que você quer para o ano que vem. Definido isso, é possível esboçar um planejamento do que é preciso fazer e de quanto tempo cada tarefa irá demandar para alcançar o seu propósito.

Monte um cronograma de estudos

Melhore o seu esboço e ponha a mão na massa! Não precisa ser nada muito complicado, pegue um papel e anote todos os horários em que você vai estar ocupado de alguma forma. Seja aula na escola, seja ajudar seus irmãos com as tarefas domésticas. Assim, fica mais fácil de visualizar quais são as lacunas de tempo que estão disponíveis para você estudar por conta em casa. Dentro desses horários vagos, estabeleça tarefas com datas limites claras para manter seu cronograma de estudos em dia!

Foco, força e fé!

O caminho é longo e momentos de desânimo são compreensíveis, mas isso não pode desviar você do seu objetivo. Agora que você conseguiu pensar no que é preciso fazer, é importante manter o foco para seguir certinho o seu cronograma. Existem algumas técnicas para manter a concentração, como a Técnica Pomodoro, e também as clássicas checklists, em que você vai riscando as tarefas da sua lista à medida que elas forem completadas. No final do dia, dá uma satisfação de ver todas as suas ações cumpridas e isso te garante estar mais perto do seu objetivo.

BAIXE AQUI NOSSA CHECKLIST PARA COLOCAR A MATÉRIA EM DIA!

Atenção: palavra de ordem

Nos seus momentos de estudos, seu foco deve ser o maior possível. É importante organizar um ambiente de estudo livre de distrações, confortável, iluminado e com os materiais necessários. Por livre de distrações, entenda um computador longe de você (caso ele não esteja sendo utilizado) e seu celular no silencioso. Dá para conferir as redes sociais quando o seu planejamento estiver em dia 😀

Seja um estudante profissional

Não basta só ler para aprender sobre a Queda da Bastilha, por exemplo. Faça resumos para revisar a matéria e tirar dúvidas. Eles precisam ser organizados e acessíveis para quando você precisar. Para deixar tudo no seu lugar, o CamScanner é um aplicativo muito legal que digitaliza seus resumos para o computador e coloca tags como “Revolução Francesa”, “1789”, “Tomada da Bastilha”, para que você ache o que está procurando com mais facilidade.

Outra forma de aprender é escrever com suas próprias palavras o que foi ensinado nas aulas, isso melhora a fixação do conteúdo. Você pode também explicar determinado conteúdo para outra pessoa como se fosse um professor, o que ajuda o seu cérebro a organizar tudo o que você sabe sobre o assunto. A nossa última dica é falar em voz alta – o que também é ótimo para memorizar a matéria. Se sentir vergonha, você pode usar essa técnica quando estiver sozinho em casa! 

Tá mais tranquilo com essas dicas? Agora é colocar a mão na massa e estudar como força total! Vamos juntos, que aqui no Descomplica a gente só solta a sua mão quando na hora da aprovação. <3