• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como montar um cronograma de estudos para o Enem 2018

O edital do Enem 2018 já foi lançado e não dá mais para ficar enrolando o estudo daquela matéria que você não curte muito. Se o seu objetivo é entrar na faculdade, todo tempo de estudo é válido. Então, é melhor começar a estudar o quanto antes! Se liga nessa: já te explicamos certinho como e o que estudar para o vestibular mais esperado do ano.

SE LIGA NESSE EXEMPLO DE CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA O ENEM!

Agora, confira nossas dicas para organizar todo esse conteúdo em um planejamento para ninguém botar defeito! Aqui separamos esse plano de ação em três fases: pré, durante e pós. Afinal, trata-se de um planejamento. Não dá para ir fazendo tudo na loucura, né? Partiu botar a mão na massa?

Antes de fazer um cronograma de estudos para o Enem

Antes de você começar a organizar o seu cronograma, existem algumas coisas que devem ser feitas.

  • Saiba tudo sobre o edital do Enem 2018! Pode parecer um pouco chato, mas é essencial ficar ligado nos detalhes da edição do exame que você prestará. Isso te coloca na frente de vários concorrentes! Para te ajudar nessa missão, reunimos todas as informações importantes do edital do Enem 2018 aqui. Fique ligado! 😉
  • Organize seu cantinho de estudos. Você pode montar o melhor cronograma do mundo. Ainda assim, não vai funcionar se o lugar reservado para estudar estiver sujo, barulhento ou bagunçado. Não adianta, seu aprendizado não será efetivo! Também reunimos várias dicas de como transformar um ambiente no lugar ideal para os seus estudos. Corre lá para ver!
  • Fique longe de distrações. Para qualquer atividade em que você vá usar o seu raciocínio, interferências externas vão atrapalhar. E isso não vale só para o momento de estudo de não, hein? Enquanto você estiver montando o seu cronograma, também será necessário usar muita concentração. Então, procure um lugar sem televisão na sua casa, desligue o celular e avise os seus pais que está “estudando”. 😉

Fazendo um cronograma de estudos para o Enem 

Agora você pode fazer o cronograma para valer!

  • Pegue uma folha de papel em branco. Também pode ser algum suporte digital, se você preferir;
  • Faça pequenas lacunas para cada espaço de uma hora do seu dia. Por exemplo, de 7h às 8h, um retângulo. Faça isso para todos os dias da semana;
  • Agora, vá preenchendo as lacunas com as suas atividades diárias. Nessa parte, é mega importante você incluir TUDO que acontece na sua rotina. Desde “preparar o café da manhã” a “escovar os dentes para dormir”. O quão mais detalhado você for, melhor os seus estudos serão organizados;
  • Agora, com os espaços que sobraram, distribua suas atividades de estudo. “Fazer um tema de redação”, “Lista de 15 exercícios de Matemática” – tudo deve entrar aqui!;
  • Não esqueça de reservar um período no final de semana para estudar o que não foi possível durante a semana. É o seu tempo para contornar imprevistos.
  • E também não esqueça de incluir um tempinho de lazer no final de semana!

Beleza, seu planejamento está pronto! 😀

Depois de fazer um cronograma de estudos para o Enem

Vamos partir para o estudo? Agora é a hora de colocar seu plano em prática! Comece com a versão “light” do seu planejamento. É sempre importante considerar o período de adaptação à nova rotina. Seja disciplinado para cumprir o que está determinado para aquela semana. Assim, você não acumula matéria!

Além disso, um ponto bem importante para o período de pós-planejamento são os reajustes. É normal que ao longo da sua preparação aconteçam mudanças na sua rotina. Basta fazer adaptações para que o seu planejamento não fique prejudicado. Por exemplo: caso o horário reservado para treinar redação seja igual ao horário das reuniões de família, mova essa tarefa para o mesmo período no domingo.

Ao longo do ano, você pode perceber que tem mais gás para estudar no período da manhã, mas seus horários de estudo no planejamento estão no período da tarde. Se isso acontecer, você pode inverter os turnos no seu planejamento!

Simples, né? Passar no vestibular é super possível. Ainda mais se você colocar tudo na ponta do lápis, estruturando um planejamento. O Descomplica só solta a sua mão na hora da aprovação! Conta com a gente para o que você precisar! Vamos juntos na busca desse sonho que é entrar na faculdade?