• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como funciona a segunda chamada do Sisu

A segunda chamada do Sisu é um assunto que levanta muitas dúvidas. Isso porque o Sistema de Seleção Unificada – plataforma que usa a nota do Enem para aprovação nas universidades -, não tem uma segunda chamada oficial.

ESTUDE COM DESCOMPLICA E CONQUISTE SUA VAGA NA UNIVERSIDADE!

Existe apenas a chamada regular e as seguintes ficam por conta de cada instituição de ensino. Mesmo assim é necessário manifestar interesse na lista de espera, dentro do sistema. Achou confuso? Fica tranquilo, vamos explicar tudo direitinho:

Como funciona a chamada regular do Sisu?

O Sisu fica aberto por quatro dias e durante esse período é possível escolher duas opções de curso, que podem ser em carreiras e universidades diferentes. Ao final do último dia, o sistema fecha e ocorre a seleção dos candidatos aprovados. Em seguida, a chamada regular é divulgada, também conhecida como primeira chamada.

Como são duas opções de curso, quem passa na primeira, está dentro da universidade que escolheu. A segunda opção de curso é desconsiderada. Mas atenção: se esse for o seu caso, é preciso ficar ligado para não perder o período de inscrição da faculdade, que é divulgado pelas universidades em seus sites ou por email.

Como funciona a lista de espera do Sisu?

Quem não passar na primeira opção, mas passar na segunda, pode optar por seguir na lista de espera para ser aprovado na primeira. Para isso, é preciso solicitar interesse em ficar na lista de espera, dentro do sistema.

Quem não passar de primeira em nenhuma, pode seguir na lista de espera, mas a escolha só pode ser na primeira opção de curso. Nesses casos, também é necessário solicitar interesse em ficar na lista de espera.

Então, pode solicitar ficar na lista de espera:

1) quem não passou em nenhuma opção;

2) quem só passou para segunda opção.

E a segunda chamada do Sisu?

O Sisu não tem segunda chamada. Mas sem desespero! Cada universidade recebe a tal lista de espera para seus respectivos cursos ofertados no sistema. Então, caso os candidatos que foram selecionados de primeira desistam do curso, percam a matrícula ou escolham outra faculdade, a instituição vai chamando a galera que ficou na fila.

Mas é importantão ficar ligado no site das universidades, porque depois da primeira chamada, todas as outras (que podem ser muitas, depende de cada instituição!), vão ser divulgadas por lá, e não no site do Sisu.

Se você ficou muito longe na lista de espera e não conseguiu sua aprovação nesse ano, te incentivamos a tentar de novo! O Enem é um grande desafio, e quanto mais você se preparar, mais chances tem de conseguir sua aprovação. Então, que tal estudar com os melhores professores do Brasil, no cursinho online que mais tem aprovações no país? O Descomplica está aqui para te ajudar! Vamos juntos?