• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como fazer uma revisão para o Enem sem erros?

Sabe quando parece que deu aquele branco antes de fazer uma prova importante? Parece que você nem estudou e, de repente, esqueceu tudo! O que fazer nessas horas, migs? Chorar, rezar ou fazer uma dança não vão te ajudar a relembrar do conteúdo, então, nessas horas, o melhor é se preparar com uma revisão para o Enem!

Rever os conteúdos alguns dias antes do Enem é fundamental para se sentir mais confiante e ter uma boa nota na prova. É fundamental, para isso, investir em algumas boas práticas para não se esquecer de nada e não transformar a revisão em uma loucura que só vai te deixar agitado(a).

Quer as melhores dicas para fazer uma revisão top para o Enem? A gente te dá!

✨ APROVEITE A BLACK FRIDAY PARA ASSINAR O NOSSO PLANO DE ESTUDOS PELO MENOR PREÇO! ✨

1. Defina o que precisa ser revisado

Sem uma lista do que precisa ser revisado, provavelmente você vai ficar um pouco perdido. Por isso, é importante fazer uma listinha, enumerando o que é importante para você no momento.

Algumas dicas que ajudam a definir esses pontos indispensáveis incluem pesquisar os conteúdos mais frequentes no Enem e focar nisso! O Descomplica te ajuda nessas horas, com uma listinha de conteúdos específicos para a prova. 

Outra abordagem interessante é incluir os assuntos que você errou em simulados. Sabe quando você foi mal em algum teste e teve dificuldades em um assunto específico? É isso aí que precisa estar na sua revisão para o Enem!

2. Faça exercícios (muitos)

Exercícios ajudam a lembrar o tema que você estudou para a prova e são excelentes para que você não cometa um erro novamente.

É muito importante se preparar para o Enem resolvendo questões, conferindo as respostas e entendendo onde você errou. Isso facilita o aprendizado e ajuda a prevenir que você erre de novo no dia do exame. 

Ah, tá, mas onde vou conseguir exercícios? Se essa for sua pergunta, o Descomplica quebra o seu galho! Dá uma olhada na nossa plataforma de exercícios. Se liga na quantidade de material bacana que preparamos! 

Outra possibilidade é fazer simulados, que têm muitas questões parecidas com o Enem. Provas antigas do Enem são muito bacanas pra se preparar para o exame. Você acessa todas as edições aqui.

3. Escreva o que você souber sobre um assunto numa folha

Tem um assunto meio espinhoso pra você? Uma dica é escrever tudo o que você sabe sobre ele em uma folha em branco, sem consultar nada antes. 

Depois, verifique o que faltou e vá completando as informações. Falar sobre isso em voz alta e retomar os conteúdos também é muito legal e valioso antes da prova.

4. Assista a aulas online

A página do Descomplica no YouTube tem um montão de conteúdos legais pra te ajudar nos estudos para o Enem. Eles te ajudam a fixar conteúdos e podem esclarecer algumas dúvidas que surgirem durante os estudos. 

👉 Vale a pena conferir tudo o que tem lá e selecionar o que mais interessa.  

5. Assine o nosso plano de revisão

Um curso preparatório para o Enem 2020 e também para o Enem 2021? Black Friday tá aí e é claro que a gente ia entrar nessa! O Plano Black Top desse ano tem um montão de coisa legal pensando na reta final para o Enem 2020 e também já mirando o Enem 2021. SÉRIO, tá incrível demaaaais! Dá play! 😍

Todas essas dicas acima não funcionam se, antes da prova, você não estiver beeeeem relaxado(a). Conheça os limites do seu corpo e não force a barra pra aprender algo em cima da hora. 

É super importante desacelerar nos dias que antecedem o exame, seja para fixar o conteúdo ou para relaxar e se preparar mentalmente e fisicamente para o grande dia. Vale a pena descobrir o que funciona melhor pra você. Mapas mentais, resumos, vídeos, fichas de estudo ou qualquer outra ferramenta que te ajude tá valendo!

Boa sorte!