• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como fazer metas de estudos para o ano de 2021?

Quais são suas resoluções pra 2021? Depois da vacina do Covid-19 e de nunca mais usar máscaras, você quer estudar e entrar na faculdade, por exemplo? Se essa for a sua vontade, a gente te ajuda a fazer metas de estudos para 2021!

Estudar é algo essencial às pessoas, mas pode se tornar uma tarefa bem complicada se não houver planejamento e organização. Por isso, vale a pena se dedicar a criar metas de estudo e cumpri-las. Assim, você fica mais perto da faculdade e tem mais chances de ter uma carreira promissora.

Um bom plano de estudos deve ter metas e objetivos claros para que o aprendizado seja mais fácil. Então, se liga nas nossas dicas de como criar o seu pra 2021!

Dicas para criar metas de estudos para 2021

Um plano de estudos é algo simples de ser feito e pode ser usado para nortear todo o processo de preparação de um estudante. Para que ele tenha efeito, é fundamental elaborar metas concretas e possíveis, e se dedicar para que elas sejam cumpridas, tá?

Os passos iniciais pra montar metas de estudos pra 2021 são:

1. Analisar todos os assuntos e matérias que devem ser estudados 

Analise todos os assuntos e identifique aqueles com os quais você tem maior facilidade de aprendizagem, bem como os seus pontos fracos. 

Depois, monte um cronograma de acordo com as suas prioridades, dando mais ênfase aos temas com os quais você tem mais dificuldade. Os mais fáceis não devem ganhar tanto destaque. 

2. Montar um cronograma com datas e objetivos reais

Um cronograma real, ou seja, aquele que respeita os seus limites e é possível de ser obedecido, é o ideal quando você pensa em metas de estudos.

Reserve um tempo também pro lazer. Isso ajuda os estudos a fluírem melhor e mantém sua cabeça descansada.

3. Pensar na meta que deseja alcançar

Quando se monta um plano de estudos é preciso ter uma meta como foco. Você quer passar no vestibular, melhorar suas notas, ser aprovado em um concurso público ou entrar em uma faculdade super concorrida?

É essa meta que fará com que você se mantenha focado durante todo o processo e, pra garantir que ela seja cumprida, é importante definir prazos e objetivos.

4. Crie prazos e objetivos

Se, por exemplo, sua meta é passar no vestibular, você deve estabelecer um prazo pra aprender tudo o que for necessário. Ao montar o plano de estudos, defina os objetivos (nota que precisa tirar no Enem, prazo pra aprender determinado tema mais complicado, quantos dias levará pra fazer uma revisão das matérias mais fáceis, etc.)

Se você não conseguir atingir essa meta, não desanime. Estabeleça uma nova e siga firme nesse objetivo!

Como definir prioridades na hora de fazer as metas de estudo

Metas são necessárias em quase todas as áreas da nossa vida, né? Elas nos ajudam a manter o foco e seguir firme na direção de um objetivo.

Nos estudos, metas dão aquele empurrão fundamental e servem de motivação pra se dedicar a uma matéria, passar horas estudando ou, ainda, fazer um curso específico pra se preparar pra um exame importante.

É comum que os estudantes tenham dificuldades no momento de definir as prioridades do plano de estudo. Essa é uma tarefa que só você pode fazer, já que conhece bem o seu objetivo e sabe o que é necessário pra chegar lá.

Por isso, ao criar as metas de estudo pra 2021, separe tudo o que deve ser lido e estudado, identifique os assuntos com os quais tem mais familiaridade e os que são mais difíceis.

Feito isso, sempre coloque as matérias mais difíceis na frente, pois elas serão seu maior desafio. Em alguns casos, será preciso contar com a ajuda de profissionais pra estudar e, em outros, você mesmo conseguirá dar conta de tudo.