• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como estudar a um mês do Enem 2017?

Faltam menos de dois meses para o Enem! E aí? Seja sincero: enrolou o ano inteiro e só começou a estudar em setembro? Sabemos que alguns dos nossos alunos acabam fazendo isso mesmo. Segure as pontas que a batalha ainda não foi perdida! Separamos algumas dicas que vão te ajudar a se preparar da melhor possível.  Confere só 👇

SE LIGA NESSE GUIA DE COMO ESTUDAR A 5 SEMANAS DO ENEM

Sem pirar!

Tudo bem que você não queira desperdiçar nenhum momento pré-Enem. Atitude correta! Só não dá para ficar virando noites estudando e não ter nenhum momento para relaxar, né? Se você nos acompanha, bem deve lembrar das palavras do Professores Valladares: sempre faça um cronograma de estudos. Planejar momentos de lazer e descanso também é super importante – principalmente na última semana antes da prova.

Pensa só, não vai adiantar muito você sabe todo o conteúdo se não estiver disposto para aplicar esse conhecimento no Enem. Afinal, ninguém rende cansado ou com fome. Priorize   cuidar do sono e da alimentação – pode ter certeza que vai melhorar seu rendimento em tudo! Se você precisa estudar para aplacar sua consciência, temos uma sugestão. Procure separar UM, só um, filme ou documentário para assistir. Faça um resumo da obra de forma leve e divertida. Também dá para relaxar aprendendo. 😉

Aguenta coração

Trabalhar o controle emocional é indispensável. Estar em situações de estresse, geralmente, nos deixa mais sensíveis. Isso pode acarretar em algumas coisas desagradáveis, como crises de choro sem motivo aparente ou aumento da ansiedade. Você precisa se cercar de situações que te deixem bem.

Justamente por você estar mais sensível, procure se afastar de pessoas com energia baixa.  Aproveite para para incluir no seu cronograma momentos de relaxamento. Nem chega a ser lazer, mas um tempo no seu dia para não pensar em nada. Por exemplo, acorde um pouquinho mais cedo e “treine o silêncio” – só você e você mesmo. Investir em meditação e cuidar da respiração são outros dois bons exemplos.

Gabarito Enem

Você deve estar ligado que estudar por provas passadas do Enem é a boa nesta reta final! Se não, chega mais. É super importante que você desenvolva uma estratégia de resolução de prova e uma das melhores formas de fazer isso é analisando edições passadas do Exame.  

Fazer exercícios que já caíram em anos passados do Enem  é excelente para se familiarizar  com o estilo de prova do Exame. Consequentemente, fica mais fácil de entender os enunciados e resolver as questões com mais agilidade. Isso sem falar que dá para sacar quais são os assuntos mais cobrados – o que agiliza o seu estudo na reta final.

Fica ligado que quanto mais você praticar, melhor será o seu desempenho na prova! Lá no Gabarito Enem – Anos Anteriores, dá para conferir as provas dos anos de 2016, 2015 e 2014, além dos seus respectivos gabaritos. Você pode fazer essas provas onlines e ver comentários sobre as resoluções de cada questão. Não tem mais desculpas para não fazer provas antigas, né? 🙂

FaceGrupos de estudo para o Enem

Você está ligado nos nossos grupos de estudo? Não? Pois se liga nessa: nosso time aqui do Descomplica organizou 9 grupos de estudos no Facebook -os FaceGrupos- para que os nossos alunos possam aprender juntos. Lá, tá todo mundo compartilhando conhecimento e se ajudando nas matérias que cada um tem mais dificuldade.

Os grupos são fechados, mas é só porque passam por uma moderação. As comunidades não são exclusivas para assinantes do Descomplica e qualquer um pode pedir para participar! Nesta reta final, acompanhe – uma vez por dia – os FaceGrupos das matérias que você acha que contribuir mais. Dê ajuda! Peça ajuda! Colaborar faz a gente se sentir mais confiante e aumenta o nosso prazer nos estudos. \o/

Curtiu? Não desiste agora não que falta bem pouquinho para você garantir sua vaga na faculdade 😉