• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como estudar resolvendo exercícios

Fala com a gente, bebê! Você estuda com exercícios? Praticar é a melhor forma de fixar o conteúdo que foi visto em sala, isso é fato! Se só isso não é o suficiente para te convencer, se liga nos 4  argumentos que vão te motivar a resolver exercícios agorinha mesmo. Tenha em mente que ficar só com a explicação que o professor dá em sala de aula não é o suficiente para absorver a matéria.

ORGANIZE SEUS EXERCÍCIOS EM UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS TOP!

Hoje vamos dar algumas dicas de como aproveitar ao máximo esse artifício de estudo! Afinal, temos certeza absoluta que você é um aluno responsável pelos seus estudos. Manter esse senso de responsa é excelente, mas isso não significa que a gente não possa te ajudar com uma mãozinha. 👍 Partiu?

Faça um diagnóstico do seu conhecimento

Fazer exercícios são a melhor forma de fixar a matéria. Fonte: Brasil Escola

O primeiro passo é fazer uma análise do seu conhecimento! Fazer exercícios é uma ótima forma de fixar o conhecimento que você adquiriu ao ler a teoria. Saber quais questões você tem errado mais é uma forma de saber onde estão os seus pontos fracos. Do início do ano para cá, procure rever os exercícios resolvidos e faça este diagnóstico.

Se você for veterano no vestibular, analise o seu histórico. Retome seus antigos cadernos de prova e veja em quais matérias você não se saiu bem. Essa dica vale para qualquer vestibular que você tenha feito, beleza? Depois dessa análise, fica mais fácil de estabelecer um plano de ação para focar seus estudos nestas disciplinas.

Resolva listas de exercícios por matéria

Vamos usar como exemplo a estrutura do Descomplica: a cada dia da semana, você tem aulas de duas disciplinas. Segunda-feira é a vez da Biologia e do Português. Neste dia, você deve fazer exercícios apenas das matérias do dia. Quando se trata de exercícios, quanto mais melhor. Por isso, procure fazer tanto as listas de 10 questões do dia quanto a de apostilas antigas que você tenha em casa. Tenha em mente que a meta é de, no mínimo, 100 exercícios resolvidos por semana. Pensa só: duas matérias por dia, 10 exercícios para cada, cinco dias por semana. Assim, você garante que vai fixar o conteúdo e ainda mantém a matéria em dia.

Final de semana também é dia!

Beleza, você conseguiu bater a meta da semana. Agora, como sábado e domingo também são dias de estudo, ataque outros exercícios. Todo estudante tem sua estratégia de estudo que envolve suas prioridades. Os vestibulandos de Medicina devem focar mais em Ciências da Natureza por conta das específicas. Já o pessoal que pretende fazer Engenharia, devem caprichar na hora de estudar Matemática.

O final de semana será dedicado a fazer exercícios sortidos das duas matérias prioritárias. Como assim? Se suas prioridades são História, Português e Matemática, separe uma lista com questões que abordem estes assuntos, e não apenas o que você viu em aula durante a semana. Pode juntar Revolução Francesa, Período Medieval e Ditadura Militar no Brasil! Pode se soltar! Ah, não esquece de reservar um tempo no sábado ou no domingo para fazer redação, hein? Produção de texto também exercício. Só aprende a escrever bem quem pratica bastante! 😉

Aqui no Tudo Sobre Enem ensinamos como montar um cronograma de estudos top de linha. Corre lá para conferir as dicas de como organizar certinho todos os seus horários. Não basta te ensinar a matéria, aqui no Descomplica te ajudamos com tudo, porque queremos te ver na universidade logo mais! Vamos Juntos? 🙂