• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como estudar para o Enem 2018

Você quer o passo a passo de como estudar para o Enem 2018, @? Então está no lugar certo! O edital do Enem foi publicado recentemente, no dia 21 de março, e isso só deixa a prova ainda mais real e próxima! É hora de começar a estudar!

O edital trouxe algumas novidades importantes, mudanças na prova que devem ser levadas em conta na hora do estudo. Por exemplo, agora os candidatos terão 30 minutos a mais para resolver a prova de Ciências da Natureza e Matemática. Incrível, né? Para aproveitar esse tempinho a mais, você deve ir preparadíssimo para o exame. E isso só é possível se você tiver estudado direitinho durante o ano! Nós te ensinamos tudo aqui:

CONFIRA O QUE ESTUDAR PARA O ENEM 2018

Entenda o seu contexto

Qual é a sua situação enquanto estudante? Esse é o primeiro passo que você precisa definir para começar um ano de estudos para o vestibular. Você:

  • é treineiro?
  • vai fazer o Enem pela primeira vez?
  • já está super experiente no exame e vai fazê-lo pela terceira vez?
  • pretende prestar o Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade)?

Contando a partir de fevereiro, cada aluno tem nove meses de preparação para o Enem 2018! Para ser aprovado, você precisa entender o seu contexto para, a partir daí, montar a estratégia certa. 

Por exemplo, se o Enem 2018 será sua primeira edição, uma boa forma de estudar é resolvendo as provas antigas do exame. É a melhor forma de se familiarizar com o modelo de questão desse vestibular. Essa estratégia de estudo é válida, inclusive, para qualquer outro concurso que você fizer.

Porém, se não é a sua primeira vez prestando Enem, a estratégia de estudo deve ser diferente. Pegue os cadernos de prova das edições que você participou e faça uma análise do seu desempenho. Quais foram as matérias com mais acertos? E as matérias com mais erros? Fala esse diagnóstico e monte um cronograma de estudos que dedique mais horas de estudos às disciplinas nas quais você AINDA não é craque. 😉

Planejamento a longo prazo

Ressaltamos: são nove meses de preparação! É muito tempo de trabalho para que você já comece estudando 12 horas por dia. Dessa forma, é muito provável que em junho você fique cansado e acabe desistindo do seu objetivo! Mas não estamos aqui para isso, né?

Faça o seu planejamento do ano inteiro. Em quais finais de semana você vai resolver provas antigas? De quinze em quinze dias? Uma vez por mês? Lembre-se de balancear o seu cronograma. Comece o ano com um ritmo X e vá aumentando o fluxo de estudo à medida que chega a data da prova. Não se sobrecarregue!

Fique ligado nas atualidades

Estar atento sobre o que está rolando no Brasil e no mundo é super importante para diversos vestibulares. Não só para o Enem. Abordar atualidades nas questões das provas é uma tendência que muitas bancas tem adotado nos últimos anos. Tudo indica que esse comportamento continua em 2018!

Por isso, os planos Enem do Descomplica vão contar com uma aula semanal, às segundas-feiras, sobre Atualidades! Sim, vai ser um boletim de notícias para ficar antenado sobre os últimos acontecimentos. Agora, se você não é assinante, fique tranquilo. Dá para acompanhar tudo que está rolando lá no nosso blog. Também mantemos o portal atualizado com várias novidades!

Estude com mais profundidade

O Enem não é só interpretação de texto! Nunca foi assim, ainda mais agora que a banca do exame mudou. Na edição do ano passado, confirmamos essa tese mais do que nunca! A prova foi bastante conteudista em relação aos anos superiores – tanto no primeiro, quanto no segundo dia de prova, em todas as áreas de conhecimento.

Para 2018, procure se aprofundar na matéria! Vá além e fique atento aos detalhes. Ao estudar biomas brasileiros, por exemplo, procure saber quais são os principais componentes do solo de cada vegetação. A tendência é que o exame cobre cada vez esse tipo de especificidade do conteúdo. Se prepare para não ser pego de surpresa na hora da prova. 😉

A Redação é minha amiga e nada me faltará

A redação é uma das avaliações mais importantes do Enem! A sua nota pode ser definitiva para entrar na faculdade. O Enem cobra um texto dissertativo-argumentativo que pede uma proposta de intervenção prática para um problema. Geralmente, os assuntos abordados tem um cunho social e, ano passado, o tema foi “Desafios para uma formação educacional de surdos no Brasil”.

Como qualquer outra matéria, o segredo da redação é praticar bastante! Inclua no seu planejamento a produção de um texto para um tema de redação por semana. Assim como no estudo das outras disciplinas, aumente o ritmo de estudo conforme a proximidade da prova. Também é super importante fazer dissertações sobre temas diversificados entre si, para você conseguir argumentar sobre várias propostas diferentes. Assim, você diminui suas chances de ser pego de surpresa pelo tema.

Sabe aquele famoso conhecimento de mundo?

O exame gosta muito de interdisciplinaridade. A tendência é seguir por esse caminho para o Enem 2018. Esse recurso veio com tudo na prova do ano passado, junto com outro extremamente importante: o Enem também requer bagagem cultural de seus candidatos.   

Sabe aquele conhecimento de mundo? O conjunto de experiências que cada um de nós acumula ao longo da vida? O acervo de cada pessoa é único. O Enem adora explorar como os candidatos aliam essa bagagem individual com a interdisciplinaridade. Não se assuste com o nome grande. Na prática, é bem simples: quando uma questão aborda assuntos de mais de uma disciplina.

Uma forma de treinar essa “competência” é relacionar as matérias que você estuda com casos práticos do dia a dia. Por exemplo, quando acontece um deslizamento em regiões serranas, podemos pensar na geografia física do local e na velocidade em que a terra cai do alto dos morros. Isso sem falar nos procedimentos que rolam entre o terreno e a água da chuva. Já tinha pensado nisso? Fique esperto!

Curtiu as dicas? Agora é partir para o estudo e se manter firme! Afinal, nove meses de preparação é quase uma maratona! Conte com a gente em todos os momentos dessa sua jornada rumo à faculdade! Vamos juntos?