• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como estudar Ciências Humanas para o Enem

Você é um daqueles candidatos que tem medo das questões de Exatas no Enem e, no processo de estudo, acaba deixando as Ciências Humanas de lado? Sabemos que isso acontece com a maioria dos estudantes, mas saiba que Ciências Humanas e suas Tecnologias são uma parte bem importante da prova. Então, bora estudar!

No Enem, a área de Ciências Humanas e suas tecnologias é formada por 45 questões que abordam temas como História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Preparar-se para esse dia é muito importante e, se você não sabe como fazer isso, nós te ajudamos.

Existem muitos tópicos recorrentes no Enem quando o assunto é a prova de Ciências Humanas. A seguir, falamos sobre eles. Dá uma olhada!

Como estudar para Ciências Humanas no Enem

Como todos os assuntos estão interligados, o ideal, ao estudar para Ciências Humanas, é relacionar os conteúdos. Não adianta decorar uma matéria específica e não entender como ela se relaciona aos temas atuais.

É fundamental desenvolver um pensamento crítico sobre esses temas, que precisam ser ligados a acontecimentos atuais discutidos em jornais e na televisão.

Alguns temas recorrentes na prova de Ciências Humanas são:

Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial é um acontecimento que reverbera até hoje. Esse acontecimento histórico, ainda palpável, é muito abordado no Enem e, mais do que isso, é preciso conseguir ligar esse fato a tendências e acontecimentos atuais.

Você se lembra, por exemplo, da passeata neonazista realizada em Virgínia, no EUA, em 2017? Esse fato, bastante recente, está diretamente ligado ao nazismo e à Segunda Guerra Mundial e é importante que o estudante saiba disso.

Preservação da Memória

A preservação da memória é um tema bastante abordado no Enem. Um exemplo é o próprio nazismo, citado acima, que rendeu inúmeros museus em todo o mundo para que os horrores da Segunda Guerra não fossem esquecidos. 

O incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, também é um tema bastante propício para o Enem. Além disso, museus sobre a escravidão e a ditadura militar buscam manter nossa memória ativa e evitar que deixemos esses temas caírem no esquecimento.

👉 Continue estudando Ciências Humanas de graça com o Descomplica

Migrações e link com refugiados

O tema “migrações” é bastante recorrente e importante na história mundial. Desde nossos antepassados, o ato de migrar em busca de melhores condições de vida é bastante comum.

Em um link com o contexto atual, pode-se abordar os haitianos ou sírios, que fugiram de conflitos em seus países. Muitos, inclusive, foram recebidos pelo Brasil.

Saber interpretar mapas, gráficos e conhecer as diferenças entre os movimentos migratórios é fundamental para se sair bem nessa parte da prova. Além disso, é importante entender os movimentos migratórios, tais como pendular, sazonal e êxodo rural, bem como seus impactos na sociedade. 

Refugiados de guerra e migração de venezuelanos, por exemplo, são temas recorrentes no Enem e se encaixam ao nosso contexto social atual.

Pensamento contemporâneo na Filosofia

A filosofia contemporânea atinge o contexto após a Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje. Por isso, é importante entender questões relacionadas ao existencialismo, bem como a Escola de Frankfurt e teóricos como Max Horkheimer, Theodor Adorno e Jürgen Habermas.

Muitos pensadores destacam a sociedade de consumo, a automatização dos meios de produção, a relação das pessoas com o tempo e como tudo isso atinge nosso modo de ser e agir em sociedade.

Alguns links possíveis de se fazer nessa parte do exame envolvem a relação das pessoas com o descartável, o uso do plástico, o vício em redes sociais e smartphones, as relações “líquidas”, etc.

👉 Leia também: Principais dúvidas sobre o ProUni

Diversidade Cultural e Estratificação Social em Sociologia

É fundamental entender a cultura indígena, a cultura europeia e africana. Vale, ainda, fazer uma relação de como elas estão presentes em nossas vidas.

Pode ser que o Enem aborde as diferenças entre uma cultura e outra, bem como a influência midiática nisso tudo e como algumas culturas são exploradas e utilizadas de maneira indevida. 

Vale atentar para movimentos sociais e suas ações em busca de igualdade social para as minorias. Questões como o feminismo, movimentos relacionados à cultura negra e LGBT são bastante importantes para o Enem. 

Saber como estudar para Ciências Humanas no Enem é uma maneira inteligente e eficiente de potencializar as chances de ir bem na prova.

Capriche nos estudos com base em nossas dicas e fique ligado nos conteúdos e aulas online do Descomplica. Com eles, você arrasa na prova!

Assista também

Dicas práticas pra acertar mais questões de humanas no Enem

Veio aqui atrás de dicas pra acertar mais questões de Humanas no Enem? Veio ao lugar certo! 😎👍 Nossa – maravilhosa – professora Lara chegou trazendo dicas práticas que vão te ajudar muito na prova de Humanas. Dê play no vídeo e anote todas as dicas! 💚

A maior sala de aula direto da sua casa

Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online para o Enem!