• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Dicas para escrever mais rápido na redação do Enem

O simples fato de pensar em terminar a redação do Enem em uma hora te dá calafrios? Você acha que não vai dar conta de terminar tudo dentro do prazo? Calma, miges! Tem jeito de escrever mais rápido na redação do Enem e ainda ficar tranquilão pra tomar uma água antes de o horário terminar.

Acredite: com algumas dicas e um pouco de prática, é possível fazer a redação do Enem em uma hora e tirar um notão! Pra te ajudar nessa tarefa, os especialistas do Descomplica dão o caminho pra fazer uma baita redação dentro do tempo previsto e sem correria.

Se liga nas nossas dicas e bora tirar 1.000 na redação! Ihuuuuu!

Como fazer a redação do Enem em uma hora

É importante dizer que redação é planejamento e não inspiração. Costuma-se dizer que é 1% de inspiração e 99% de transpiração, então, é preciso ter a técnica correta e um bom planejamento pra ir bem na prova.

Basicamente, a redação do Enem é como um bolo. Precisa da receitinha e dos itens na ordem certa, senão dá ruim! Antes de tudo, você deve separar os ingredientes”, entendendo a proposta da redação, a tese que será abordada e os argumentos apresentados, sabendo, principalmente, quando terminar.

Nunca comece um texto dissertativo sem saber como amarrar esse conteúdo. Isso é fundamental, sacou? Aliás, grande parte dos alunos que tirou nota 1.000 no Enem fez esse circuito, levantando um tema lá no começo e resgatando-o no final. 

Dá uma olhada nas 9 dicas pra fazer a redação do Enem mais rapidamente. O importante é praticar e praticar até baixar seu tempo, ok?

1. Interprete a frase-tema

Grande parte do erro dos alunos vem da fuga ao tema, sabia? Muitas vezes, a ansiedade pra começar logo o texto faz com que o candidato não compreenda o que a banca pediu na proposta de redação. 

A dica ESSENCIAL aqui é: dê uma folheada rápida pra ver o tema da redação. Não se apresse. Depois, pegue a frase-tema e a interprete, veja qual é palavra-chave, o contexto, se fala de um cenário brasileiro ou global e, aí, comece a decodificar qual é a proposta de redação. Confie no seu método!

Quer um exemplo de como é fácil fugir do tema da redação do Enem?

Em 2015, o tema da redação foi a persistência da violência da mulher na sociedade brasileira. Muita gente falou sobre mulher, preconceito, cargos, etc., mas o tema não era esse. Era violência.

O aluno devia mostrar isso, indicando se aumentou, diminuiu, usando a palavra “persistência” e sinônimos. Muita gente se deu mal por não seguir esse caminho.

2. Faça uma coletânea de textos com leitura seletiva

Em geral, a proposta de redação do Enem traz três textos. São textos curtos a médios, de onde você extrai informações (que não podem ser copiadas). Esse é um pano de fundo para interpretar a ideia-chave de cada texto. 

3. Faça um brainstorming

Brainstorming significa uma chuva de ideias, de pensamentos. Nessa etapa, você pega tudo o que estava decodificando, junta com ideias da coletânea e reúne tudo, dando um panorama de informação.

Tudo isso deve durar de 5 a 8 minutos. Se você treinar essa primeira parte, você chega à prova tinindo!

4. Levante as ideias

Tudo aquilo que você reuniu está relacionado ao tema? Vale a pena avaliar o que está interligado à discussão central. Pegue tudo o que viu nas aulas, na TV, em revistas… Não necessariamente o que você levantar de ideias vai levar pro texto, mas é importante colocar tudo no rascunho, separando cada informação.

5. Selecione as ideias

Faça um filtro pra ver onde você vai aplicar as ideias. Analise qual será o primeiro argumento e o segundo. Agora, também é preciso definir duas etapas cruciais: início e final. 

Toda redação que se preze precisa definir uma tese, ou seja, uma visão global que vai permear seu texto inteiro. Aqui, você deve investir dez minutos do seu tempo de redação.

6. Organize as ideias

Passados cerca de 20 minutos do seu tempo de redação, é hora de organizar as suas ideias. Tudo o que foi levantado e selecionado precisa ser elencado.

Separe o que entra como tese, proposta, argumento 1 e 2. As referências precisam estar selecionadas e organizadas.

7. Elabore o texto

Agora é o momento de ir para o rascunho, que é fundamental pra arrebentar na redação. Use de 15 a 20 pra fazer a redação (parece pouco, mas não é).

Depois de escrever tudo no rascunho, recomendamos que você faça uma pausa, tome uma água e volte. Então, passe a limpo ou resolva outra parte da prova, se achar que seu rascunho está apresentável. 

8. Dê uma última checada

Vale a pena rever tudo. Vírgula, crase, concordância, rasuras, letra feia… Tudo precisa ser corrigido agora. Leia e releia o texto por várias vezes pra não perder nenhum detalhe.

9. Passe a limpo

Vale entregar a redação do Enem com uma letra bacana, legível, sem erros e rasuras. Assim, você mostra cuidado e tranquilidade ao entregar a sua prova.

Feito isso, é só correr pro abraço e confiar no seu método pra fazer uma redação do Enem mais rapidamente. O Descomplica tem os melhores profissionais pra te ajudar a fazer uma redação nota 1.000 e aulas focadas especialmente nas habilidades necessárias pra arrasar na prova.

Se liga no nosso cursinho pré-vestibular e vem pro Descomplica!