• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como escolher uma profissão: 6 dicas essenciais

Num dia você sonha em trabalhar com engenharia, no outro, com direito depois, com medicina? Oh, Deus! Como escolher a profissão que mais combina com você

Essa dúvida é super comum entre os estudantes que vão prestar o Enem e precisam escolher o curso. 

Se este for o seu problema também, relaxa! Há formas de chegar à melhor escolha de profissão e, pra te ajudar nisso, o Descomplica tá aqui, bebê!

Deixa as angústias e incertezas de lado e foca nesses pontos pra chegar à melhor escolha de faculdade e curso. Vai dar tudo certo!

Dicas para escolher a profissão adequada para você

Você precisa concentrar seus esforços em identificar a área que mais combina com você e, além disso, entender as perspectivas que ela pode te trazer e como fazer pra chegar até lá.

Dá uma olhada nas nossas recomendações de como escolher a melhor profissão:

1. Coloque menos peso na escolha da profissão

Muita gente entra em pânico no momento de escolher a profissão certa porque parte daquela ideia de que isso será para toda a vida. Esse pensamento acaba colocando muito peso na escolha e gerando angústia.

É claro que esta é uma decisão importante, mas você pode, sim, mudar de profissão e tomar novos rumos, se desejar. 

Há inúmeros casos de pessoas super bem-sucedidas que tiveram uma formação bem diferente e foram mudando de rota ao longo dos anos.

Lembre-se: não há escolhas “certas” ou “erradas”, mas, sim, escolhas maduras e seguras.

2. Avalie suas preferências pessoais e mercado de trabalho

A melhor profissão para você é aquela que está relacionada às suas habilidades e gostos, mas também precisa oferecer espaço para que você atue e evolua na carreira.

Por isso, vale a pena levantar os seguintes pontos na hora de escolher a melhor profissão:

  • Autoconhecimento: saiba quem você é, seus gostos, habilidades, competências e expectativas;
  • Mercado de Trabalho: há espaço para essa área? A remuneração é satisfatória e existem oportunidades de crescimento?

3. Levante suas preferências e qualidades

Vale a pena descobrir do que você gosta. Escreva sobre as atividades que gosta de realizar com seus amigos em seu tempo livre, matérias preferidas na escola, filmes e livros que mais chamaram sua atenção, etc. Isso ajuda a entender as áreas que mais têm a ver com você.

Depois, identifique o que você faz de melhor. Você é aquela pessoa que escreve super bem e sempre tira notas altas na redação? Ou, então, é alguém que todo mundo procura pra organizar uma festa? Você usa muita estratégia e praticidade no seu dia a dia?

Quando você levanta esses pontos, entende seus pontos fortes e fracos e pode traçar melhor a escolha de uma profissão.

4.  Faça um teste vocacional

O teste vocacional ajuda bastante a escolher um curso de Ensino Superior e também pode ajudar em momentos de transição de carreira.

Muitas universidades e faculdades oferecem orientação vocacional gratuitamente, organizada pelo departamento de Psicologia. Algumas clínicas de psicologia também disponibilizam o serviço.

5. Pesquise sobre a profissão

Agora que você traçou seu perfil, habilidades e preferências, é hora de selecionar algumas profissões e opções de faculdade e pesquisar sobre elas.

É muito importante saber as competências que a profissão irá exigir, que tipo de cargo é oferecido para profissionais dessa área e como está o mercado de trabalho atual. 

Você pode:

  • Consultar a grade curricular dos cursos da área e ver a ementa das disciplinas para entender os conhecimentos exigidos;
  • Participar de eventos e palestras relacionados à área de interesse;
  •  Conversar com profissionais da área em fóruns ou redes sociais;
  • Descobrir mais sobre os possíveis cargos que esse profissional pode ocupar. Sites de emprego costumam oferecer essas informações. 

6. Faça uma lista de prós e contras

Liste os prós e contras de cada profissão e, depois, compare a lista com aquela que você elaborou sobre suas prioridades. Você poderá, então, escolher a profissão que mais tem a ver com o seu estilo de vida.

O Descomplica é parceiro de quem está na busca pela melhor faculdade. Conte com a gente nesse momento! Nossas aulas online de cursinho pré-vestibular ajudam na preparação para o Enem e vão te dar um gás na busca pela melhor profissão!