• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como escolher o seu curso no Sisu 2020 sem arrependimento

Escolha da primeira opção de curso e universidade no Sisu: tenso!

As inscrições para a primeira edição do Sisu de 2020 já estão batendo na porta e o nervosismo dos vestibulandos aumentando ainda mais. Escolher o curso e a universidade nos quais você espera passar os próximos anos estudando é uma decisão super difícil e é normal bater aquele medo de se arrepender depois. Mas calma! Existem formas de tomar a decisão mais consciente e estratégica possível agora e evitar um problema lá na frente – e estamos aqui pra te contar como!

DESCUBRA SUAS CHANCES DE APROVAÇÃO NO SISU

Confira agora como escolher sua primeira e segunda opção de curso e instituição no Sisu sem arrependimento:

Sua primeira opção deve ser o curso dos seus sonhos

Você definiu uma meta de curso e universidade para o qual você queria passar e estudou por um ano inteiro com esse objetivo em mente, dedicando seu tempo e esforço, certo? Agora é a hora de colocá-lo como sua primeira opção e lutar por essa vaga até o último minuto de Sisu! Não deixe a sua meta de lado por insegurança ou medo de não passar – se você nem tentar conquistá-la no sistema, aí sim pode se arrepender lá na frente.  

Em termos de estratégia no Sisu, colocar o curso e universidade dos seus sonhos como primeira opção também é a boa! Isso porque, caso você não passe na chamada regular, ainda é possível se inscrever na lista de espera e continuar batalhando pela vaga – o que não é possível com a segunda opção.  

Dê atenção a sua segunda opção!

Não ignore a sua segunda opção, ela pode acabar te salvando no Sisu!

O curso e universidade que você vai escolher como sua segunda opção deve fazer parte de uma estratégia. Pense nela como um plano B viável: uma vaga que você tenha chances reais de passar em um curso que você realmente gostaria de fazer – pode ser até o mesmo curso da sua primeira opção só que em uma universidade e/ou turno diferente, depende do que é prioridade para você!   

Priorize o seu sonho e não desista

É muito comum que, ao ver que a nota de corte está muito acima da sua pontuação, os candidatos desistam da sua primeira opção, da vaga dos seus sonhos, e se inscrevam na que eles sabem que conseguirão passar. Um conselho que temos para te dar com relação a isso é: não desista do seu sonho pensando em um sucesso imediato!

Antes de tomar a decisão de desistir do curso dos seus sonhos para apostar na opção mais “fácil” nesse momento, pare e pense:

  • Você está disposto a abrir mão da carreira que você imaginou para o seu futuro para poder entrar logo na universidade, ao invés de estudar mais um ano para o Enem e perseguir seu objetivo?
  • O novo curso que você escolheu para poder passar esse ano te fará tão feliz quanto o que você sempre sonhou?
  • Mais um ano de estudo é realmente uma perda tempo em comparação com todos os anos de carreira que você tem pela frente?

Mais pronto agora para tomar essa decisão tensa no Sisu 2020? Não é fácil, mas estamos torcendo para que você conquiste a vaga que sempre sonhou! E se bater aquela insegurança, conta com a gente, viu? Vamos juntos! <3