• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como descansar com qualidade antes das provas do Enem?

Falta pouco pra prova do Enem e você já quer meter o louco e estudar como se não houvesse amanhã??

Nada disso, benhê! Descansar com qualidade é uma das recomendações de especialistas a estudantes que prestarão o Enem. Isso porque, segundo eles, de nada adianta querer recuperar o tempo perdido na véspera. O que você aprendeu, aprendeu.

O ideal é reservar o dia anterior à prova pra descansar, dar aquela boa relaxada e esquecer (se possível) do exame. É claro que todo mundo fica um pouquinho ansioso, mas essa preocupação não deve prejudicar seu rendimento no exame. 

Saiba como descansar e diminuir a ansiedade para o Enem

Se liga nessas dicas para não entrar em desespero e descansar o corpo e a mente com qualidade antes das provas. Você merece!

1. Estude para o Enem com bastante antecedência

Parece óbvio, mas tem uma GALERA que deixa pra estudar em cima da prova do Enem! Aí não dá, né!

Pra conseguir relaxar na véspera do exame, você precisa ter estudado pra valer nos meses anteriores. Assim, se sentirá mais seguro e confiante, tendo menos razões pra sofrer de ansiedade e se desesperar no dia anterior. 

2. Não estude assuntos complexos na véspera

Temas espinhosos precisam ser abordados logo no início dos estudos e fazer parte de uma rotina de revisões até que fiquem mais claros pra você.

Deixar pra estudar aquela matéria bizarra e que só te confunde nos dias que antecedem o Enem é furada na certa! Só vai aumentar seu nervosismo, então, confie no que você aprendeu e não tente aprender nada de última hora.

Uma boa dica do que fazer na véspera do Enem é ver um filme gostoso, leve ou até dar uma olhadinha no noticiário pra ficar por dentro dos assuntos em alta. Vai que um deles cai na redação…

3. Cuide da alimentação e da hidratação

Nada de comer coisas muito fortes, apimentadas ou que você nunca experimentou antes do Enem. Já pensou se você tem uma indisposição estomacal ou diarreia e não consegue fazer o exame? É o fim!

Invista em carnes magras grelhadas, saladas, frutas e hidrate-se bem. Assim não tem erro e você não corre riscos de ter um piriri.

Evite café, refrigerantes e energéticos à noite, pois são estimulantes e podem atrapalhar seu descanso. Água, suco natural e água de coco são mais indicados.

4. Faça algo de que você goste

Curte esportes? Então bora praticar! Vale jogar tênis, futebol, nadar, lutar ou qualquer outra coisa. 

Você pode, ainda, fazer uma massagem relaxante no dia anterior ao Enem, praticar yoga, caminhar no parque e respirar ar puro, meditar e eliminar pensamentos negativos da mente, ir ao cinema, entre outras tantas coisas.

5. Calcule o trajeto e o tempo até o local da prova

Nada pode dar errado no dia do Enem. Então, planeje bem como será o caminho até o local da prova, quanto tempo levará pra que você chegue até lá, e sempre deixe alguns minutos sobrando, pro caso de imprevistos. 

Descubra direitinho que ônibus ou metrô vai pegar, se vai de Uber, de carona ou a pé. Ah, e claro, não se esqueça de levar documento com foto e canetas pretas com corpo transparente.

6. Foque em coisas positivas

É normal ficar ansioso e achar que tudo vai dar errado um dia antes do Enem. Entretanto, se você estudou e se dedicou, não há motivos pra achar que não conseguirá, certo?

Não permita que os pensamentos negativos invadam a sua mente. Pense em coisas boas e na sua capacidade para alcançar uma boa nota.

O Enem não precisa ser seu inimigo. Quando você se prepara pro exame, o dia da prova fica muito menos estressante. 

Com o Descomplica, você se prepara para o Enem de forma online e com os melhores professores. Se liga no nosso plano

E se você realmente quer fazer a revisão na véspera, conte com quem entende do assunto. No nosso canal do Youtube você pode assistir ao nosso relashow com uma revisão completa, gratuita e super descontraída para você acalmar a ansiedade e arrasar na prova.