• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como conferir sua nota do Enem 2020

Em um ano completamente atípico e maluco, até a data do Enem mudou, né? Foi uma confusão danada, uma adaptação nos estudos, na rotina e na preparação para o exame, mas, feito tudo isso, chegou a hora de conferir sua nota do Enem 2020. Você sabe como fazer isso, migue?

Quando, afinal, serão divulgadas as notas do Enem 2020? Como acessar o resultado? Quando você pode se inscrever nos processos seletivos dos cursos superiores? Essas e muitas outras dúvidas fazem parte dos questionamentos da galera, então, pra te ajudar, a gente ensina a conferir sua nota do Enem e ver se você fez bonito!

Quando sai a nota do Enem 2020?

O resultado oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 sai no dia 29 de março

No boletim que será divulgado, você encontrará as notas individuais das cinco provas realizadas, que são:

  • Redação
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  •  Ciências Humanas e suas Tecnologias
  •  Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Mas a que horas serão divulgadas as notas? 

As notas, como de costume, são liberadas a partir das 9h do dia marcado. Então, vale acessar o site do Inep após esse horário, tá? Não precisa ficar sem dormir ou madrugar, não!

Depois de ver seu notão (sim, porque certamente você vai tirar uma nota muuuuito alta), é só esperar o início das inscrições nos processos seletivos.

Como saber a nota do Enem 2020

O resultado do Enem 2020 pode ser acessado de forma simples. É claro que você já manja um pouco do seu desempenho, uma vez que o gabarito foi liberado depois do exame. 

Entretanto, a divulgação dos resultados oficiais do Enem 2020 contempla a redação também. Viixiii, a temida a redação, pesadelo de geral.

Depois de aproximadamente um mês da divulgação das notas do Enem, o Inep também libera o espelho da redação, que é a correção detalhada da prova. Ali, você consegue identificar seus erros, bem como os pontos fortes e fracos na construção do seu texto.

Mas, ó, pensando positivo e tal, a gente chega lá!

O caminho pra saber a nota do Enem 2020 no dia de sua divulgação é:

  • Acesse o site oficial do Enem;
  • Entre na Página do Participante;
  • Insira seu CPF e senha.

Após informar estes dados, você terá acesso às suas notas individuais em cada uma das provas.

Sou treineiro, como posso saber das notas?

Treineiros também têm direito a saber de suas notas no Enem 2020, certo? Acontece que, como esses alunos ainda não poderão ingressar na faculdade, será preciso esperar mais alguns dias pra saber da nota.

Em geral, o Inep libera a nota dos treineiros apenas 60 dias após a divulgação dos resultados dos outros concorrentes. Espera-se que, com a pandemia e o anúncio tardio dos resultados, a nota dos treineiros seja divulgada por volta de maio.

Como é calculada a média do Enem 2020

Você acha que vai pegar o boletim e encontrar a média do Enem prontinha? Então… xô te contar: o resultado da média do Enem 2020 pode variar de acordo com cada processo seletivo.

Parece confuso? É nada!

É que algumas universidades utilizam a Média Simples, enquanto outras fazem uso da Média Complexa para avaliar o desempenho dos alunos. Olha a diferença:

Média Simples

A Média simples é o método usado pela maioria das instituições de ensino. Ela é calculada com base na soma e, depois, na divisão das notas das provas por cinco.

Vamos imaginar o seguinte boletim de desempenho:

Linguagens, códigos e suas tecnologias – 650

Ciência Humanas e suas tecnologias – 520

Matemática e suas tecnologias – 700

Ciências da Natureza e suas tecnologias – 750

Redação – 800

Quando você soma tudo e divide o resultado por cinco, chega a 684 pontos. Essa é a sua nota do Enem.

Média Complexa

A Média é usada quando a universidade atribui pesos diferentes para cada uma das provas. Neste caso, as cinco notas são somadas, multiplicadas pelos respectivos pesos e divididas pela soma dos pesos. 

Imaginemos uma universidade que utilize estes pesos:

Redação – 1

Matemática e suas Tecnologias – 4

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – 1

Ciências Humanas e suas Tecnologias – 1

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 3

Esses pesos sempre constam no edital da faculdade em que você pretende estudar. Mas, se não quiser fazer os cálculos, relaxa. A instituição de ensino faz tudo!

O Descomplica é seu parceiro de estudos para o Enem. Vem na nossa que é sucesso!

Como usar a nota do Enem

Depois do resultado, você pode usar a sua nota para entrar na faculdade dos sonhos! Mas como? A gente te explica!

Diversas universidades permitem o ingresso por meio da nota do Enem e, além disso, existem também alguns programas do governo que são acesso às faculdades. Confira quais são eles:

👉 Sistema de Seleção Unificada (SiSu): estudantes são selecionados para ingressar em universidades públicas, estaduais ou federais. Para participar é preciso ter atingido nota acima de zero na redação aplicada no Enem.

🚨 Acesse o Simulador SiSu e confira suas chances 🚨

👉 Financiamento Estudantil (Fies): neste modelo, o estudante conclui o curso desejado em uma universidade privada, mas realiza o pagamento depois de formado. Para isso, é preciso atingir pelo menos 450 pontos na prova. 

👉 Programa Universidade para Todos (ProUni): com o ProUni os estudantes podem conseguir bolsas de estudos de 50% ou 100%. No entanto, eles devem apresentar renda familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos, ter participado de alguma edição do Enem desde 2010, ter atingido, pelo menos, 450 pontos na prova e não ter zerado a redação.