• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como conferir o resultado do Enem 2021?

Terminou a prova do Enem e tá ansioso pra saber a nota? Deus me free de ficar com essa curiosidade! Com o Descomplica, você fica sabendo do seu resultado do Enem 2021 logo depois do exame. Duvida? A gente te mostra como!

Com a ansiedade pra saber da nota do Enem o quanto antes, muitos alunos ficam se lembrando do que acertaram, do que podiam ter feito diferente e torcendo pra conseguir uma vaga na faculdade. O problema é esperar até a nota oficial sair.

Pra não te deixar passar por esse nervoso, com a ferramenta exclusiva do Descomplica, é possível saber a sua nota, fazer uma comparação com os outros candidatos e ver o seu desempenho na comparação com anos anteriores do exame.

Se liga na melhor forma de usar esse recurso e veja como saber a sua nota do Enem 2021!

Como calcular sua nota do Enem

Fez o Enem? Então é hora de saber a sua nota e ver se você foi melhor que os outros candidatos.

Com a ferramenta de gabarito do Enem, exclusiva do Descomplica, você já tem uma ideia da nota e consegue imaginar se conseguiu ou não uma vaga na facu. E ainda acessa todas as respostas comentadas por nossos especialistas!

Para usar a ferramenta de notas do Enem, basta fazer o seguinte: 

  • Acesse o simulador
  • Escolha a cor da prova que você recebeu no dia
  • Assinale a língua estrangeira que você selecionou
  • Marque suas respostas (podendo ver o gabarito completo, se quiser)
  • Faça seu cadastro e veja sua estimativa de resultado!

Simples, né? Essa ferramenta ainda compara sua performance com as médias dos anos anteriores e com outros candidatos. Vale a pena conhecê-la e usar seus recursos depois de fazer o Enem!

Prova presencial ou online funcionam do mesmo jeito na correção?

A resposta é “sim”. No momento de usar a ferramenta do Descomplica para calcular a nota do Enem 2021, você apenas precisa marcar se escolheu a prova presencial ou online.

Feito isso, terá acesso às respostas e poderá marcar as alternativas escolhidas por você no exame. 

Falando nisso, você sabe como são calculadas as notas do Enem? Não são válidos apenas os acertos ou erros, não. Cada questão tem um valor específico.

O Inep usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para chegar à nota final. Isso significa que é aplicada uma escala que mede o nível de conhecimento do participante, avaliando quando o candidato apenas chuta nas respostas. 

Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente chutou as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou o mesmo número de questões mais fáceis e errou as mais complexas. 

Por isso, pode ser que você e seu amigo que tiveram o mesmo número de acertos tenham notas diferentes. Bizarro, né? Mas essa é a forma utilizada pelo Inep para “premiar” os alunos que realmente têm conhecimento e estudaram para o exame.

E a redação? Você sabe como funciona o cálculo da nota?

Os textos são corrigidos individualmente por mais de 5 mil avaliadores. Todas as redações são avaliadas por dois professores em plataforma online, com texto sem identificação. 

A nota máxima prevista para a redação do Enem é 1.000. E aí? Será que você consegue esse notão?

Vale a pena usar a ferramenta para cálculo de nota do Descomplica, hein. Ela é mara!

Ah! Tem mais uma dica! Tá rolando o Relashow, um aulão descontraído e gratuito, que acontece nas semanas antes do Enem. Para participar, basta se inscrever no canal do Descomplica no Youtube e ficar ligado em nossas redes sociais!