• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como começar uma redação do Enem? 9 dicas essenciais

A gente sabe que, às vezes, pode bater aquele medo de não saber como começar uma redação do Enem, mas calma aí! Estamos aqui pra te ajudar!

Existem alguns truques para começar uma redação dissertativa-argumentativa! Para entender bem como eles funcionam, é importante, além de conferir as nossas dicas, ler redações com nota 1.000 no Enem

Isso ajuda a entender os pontos mais importantes e conhecer boas introduções para o seu texto.

Uma boa introdução na redação do Enem é meio caminho andado pra você se dar bem! Então, acompanhe as nossas dicas pra fazer uma redação incrível e arrebente na prova!

Como começar uma redação do Enem

Algumas frases dão uma boa impressão ao leitor que se depara com o seu texto. Então, vale a pena conhecê-las e ter algumas memorizadas pra, de repente, já dar aquele grau na sua redação do Enem.

Olha só:

“Debate-se muito que…”

“Com frequência, comenta-se que…”

“Observando o cenário…”

“É de fundamental importância…”

“É de conhecimento geral que…”

“Ao contrário do que se pensa…”

Um exemplo prático de como você pode empregar esses termos à redação é o seguinte:

Discute-se muito sobre o ensino a distância, devido à sua relevância na sociedade brasileira. Há que se considerar os efeitos deste fenômeno na vida das pessoas envolvidas e seus impactos na vida de crianças que não têm acesso à internet e a equipamentos eletrônicos. Os problemas são (elencar os problemas que serão tratados no desenvolvimento do texto), e uma solução possível é (escrever uma proposta de solução, que será explicada depois na conclusão).

É claro que este é um modelinho, mas serve para você ter uma ideia da estrutura e de como começar uma redação do Enem.

Como se dar bem na redação do Enem? 

Não basta apenas entender como fazer a introdução para a redação do Enem. É importante, ainda, seguir algumas etapas anteriores, que garantem o seu nota na prova. 

A primeira coisa a ser feita, no momento em que você receber a prova do Enem, é avaliar o tema proposto. Isso porque é a partir dele que você precisará desenvolver sua redação.

Depois, em um rascunho, faça um planejamento para todo o texto, não apenas para a introdução. Leia e releia a proposta de redação e os textos de apoio para não fugir do tema – o que pode zerar a sua nota!

Depois, é hora de fazer a introdução da redação para o Enem. Neste momento, vale seguir algumas dicas essenciais, que são:

1.     Escreva um rascunho com os argumentos que utilizará na redação;

2.     Desenvolva seu texto antes de tudo;

3.     Atente-se ao português e às normas gramaticais;

4.     Com o desenvolvimento pronto, elabore a introdução;

5.     Foque em uma estrutura simples e objetiva;

6.     Proponha indagações sobre o problema proposto;

7.     Deixe seu ponto de vista bem claro, mas não use “Eu acho”, “Eu penso” ou expressões que tenham a ver com “Eu” ou “Nós”;

8.     Use estatísticas para enriquecer o texto;

9.     Não use gírias em nenhuma possibilidade.

Exemplos de boas introduções para a redação do Enem 

Algumas redações do Enem são verdadeiras jóias e merecem ser analisadas e disseminadas por aí. As escolhidas a seguir tiveram notas superiores a 960 pontos. 

Veja só como os candidatos fizeram a introdução para a redação de forma simples e muito bem-feita!

1. Apresentando a tese para começar uma redação Enem

“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, mulheres são vítimas desta questão”, escreveu Isadora P.F. em sua redação.

2. Trazendo questionamentos

“É comum vermos comerciais direcionados ao público infantil. Com a existência de personagens famosos, músicas para crianças e parques temáticos, a indústria de produtos destinados a essa faixa etária cresce de forma nunca vista antes. No entanto, tendo em vista a idade desse público, surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para o bombardeio de consumo que as propagandas veiculam?”, escreveu Carlos Eduardo L. M. em sua redação.

3. Usando dados históricos e/ou citando personalidades influentes

“Historicamente, o papel feminino nas sociedades ocidentais foi subjugado aos interesses masculinos e tal paradigma só começou a ser contestado em meados do século XX, tendo a francesa Simone de Beauvoir como expoente”, escreveu Cecília Maria L. L. em sua redação do Enem.

4. Usando um contexto histórico e social

“Desde o final de 1991, com a extinção da antiga União Soviética, o capitalismo predomina como sistema econômico. Diante disso, os variados ramos industriais pesquisam e desenvolvem novas formas e produtos que atinjam os mais variados nichos de mercado. Esse alcance, contudo, preocupa as famílias e o Estado quando se analisa a publicidade voltada às crianças em contraponto à capacidade de absorção crítica das propagandas por parte desse público-alvo”, escreveu João Pedro M. S.

5. Colocando citações

“Não serei livre enquanto não houver mulheres que não o são, ainda que minhas algemas sejam bastante diferentes das delas.” Audré Lorde escreveu essa frase para demonstrar que é a favor da igualdade de gênero e que se preocupa com a violência contra a mulher. Desde o século XIX, as mulheres conquistaram muitos direitos, entre eles o de votar e o de entrar no mercado de trabalho”, escreveu Arianne C. 

Há várias formas de como começar uma redação do Enem, percebeu? A escolha da melhor alternativa dependerá do tema apresentado, da sua preferência e das informações que tiver.

Quer se preparar para mandar bem no dia da prova? Então saca só esse mapa mental pra fazer uma redação exemplar!

E não para por aí! O Descomplica não te ajuda só com a redação, mas com a prova inteirinha! Conheça nossos planos de aulas online para o Enem e aprenda com quem manja do assunto!