• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como começar o desenvolvimento da redação do Enem

Bateu aquele medinho de escrever a redação do Enem? A gente sabe que essa hora é bem tensa, afinal de contas, a nota da redação é super importante pra quem deseja passar em uma faculdade de ponta.

Pra que você consiga a nota que deseja, é essencial saber como começar o desenvolvimento da redação do Enem, sabia? Esse, aliás, é um dos pontos mais importantes do texto dissertativo-argumentativo.

A etapa do desenvolvimento é a parte que possui mais critérios de avaliação na redação do Enem. Isso porque é ali que você precisará inserir os argumentos para defender a sua tese, além de responder os questionamentos trazidos na introdução do texto.

Quer saber como mandar bem na redação do Enem e começar o desenvolvimento da melhor forma? Se liga nas dicas do Descomplica!

O que o desenvolvimento da redação do Enem precisa conter

Cada etapa do texto dissertativo argumentativo do Enem deve estar relacionada. É preciso ter uma introdução clara, que conduza o leitor para o conteúdo que será abordado no texto – e é aí que entra em cena o desenvolvimento da redação! 

Há alguns elementos indispensáveis na parte de desenvolvimento da redação. O primeiro deles são os argumentos, que embasam e fundamentam o seu posicionamento (sua tese). 

Nunca use termos subjetivos como “eu acho”, “eu penso” na redação do Enem. Isso porque, além de o texto precisar ser escrito em terceira pessoa, você deve fundamentar suas opiniões e não “achar”. 

Depois de apontar os argumentos, você deve aprofundá-los no desenvolvimento da redação, explicando as alegações ao leitor e tentando convencê-lo sobre o seu ponto de vista.

Vale, ainda, apresentar os pontos positivos e negativos do argumento no desenvolvimento da redação para o Enem. Isso porque, por mais sólidos que eles sejam, ainda é possível haver falhas. 

O que deve ser evitado a qualquer custo no desenvolvimento da redação

Miguxos, nem pensar em fazer um desenvolvimento que seja continuidade da introdução. Aí é cilada…

Não entendeu? Pera que a gente explica!

Ao começar o desenvolvimento, você deve pensar que está iniciando o texto novamente. Portanto, evite os termos:

  • Por causa disso;
  • Com isso;
  • Baseado nisso;
  • Dessa maneira, entre outros.

Um teste legal pra você conferir se o desenvolvimento da sua redação do Enem está sendo feito da maneira certa é cortar a introdução e ver se, ainda assim, o texto mantém o sentido.

Se a resposta for sim, então o caminho tá certinho! 

Como fazer um bom desenvolvimento de redação Enem

Um dos principais desafios dos candidatos ao Enem, além de criar independência entre introdução e desenvolvimento da redação, é fazer um texto bem conectado. 

As frases precisam estar relacionadas, então, nada melhor do que os nexos oracionais para garantir que o texto fique no jeito! 

As conjunções (mas, porém, portanto, etc.) ajudam a criar conexões entre as frases e evita que a redação fique sem sentido ou, ainda, com conexões fracas.

Olha só este exemplo que separamos: 

Chovia muito. Levantei tarde. Cheguei atrasado à aula. Me arrependi. Não faço mais isso.

Agora, com as devidas conexões entre as frases:

Como chovia muito, levantei tarde e, portanto, cheguei atrasado à aula. Depois, me arrependi muito, então, não faço mais isso.

Agora ficou com cara de texto, hein? Tudo bem conectado, como deve ser no desenvolvimento da redação.

Veja redações NOTA 1000 do Enem 

Dica bônus: explique cada frase da introdução em um parágrafo

A introdução da redação do Enem deve ser curta e abrangente, com duas ou três frases para serem “desenvolvidas” na sequência. 

Se você fez duas frases, o primeiro parágrafo do desenvolvimento abordará a primeira frase, e o segundo parágrafo, a segunda. Com três frases na introdução, é ideal fazer três parágrafos no desenvolvimento – um para cada frase.

O ideal é sempre facilitar, certo? Então, a dica é escrever uma frase por parágrafo ou, então, dois parágrafos para uma frase.

Quer ler as melhores redações do Enem e entender melhor a estrutura do desenvolvimento do texto? O Descomplica te ajuda nisso! Dá uma olhada neste vídeo cheio de dicas sobre desenvolvimento da redação no Enem.

Ah! E ainda dá tempo de estudar para a prova! Conheça nossos cursos online para o Enem e vem pro Descomplica!