Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

Como calcular a nota do Enem

Entenda o TRI e os pesos para entrar na faculdade

Calcular a nota do Enem não é uma tarefa tão simples como pode parecer. Isso porque o Inep, órgão que aplica e corrige a prova, usa um método chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item) para corrigir os exames. O TRI funciona com um calibrador que evita o chute. Achou confuso? Vamos te explicar:

✨ APROVEITE A BLACK FRIDAY DO DESCOMPLICA PARA ARRASAR NO ENEM 2019 ✨

Na prática, o TRI divide as questões de acordo com seu nível de dificuldade: fácil, médio e difícil. Existe um algoritmo por trás do método, que cruza os acertos e erros dos candidatos e consegue identificar se os acertos aconteceram porque o aluno de fato sabia ou se chutou. Se for entendido como  chute, o participante não leva todos os pontos. Por isso, não basta saber a quantidade de questões certas para saber quantos pontos você tirou na prova.

Mas quem define o nível de dificuldade das questões? Os próprios alunos! Esse parâmetro é estabelecido assim: as questões mais acertadas são as fáceis, as menos acertadas são as difíceis. Isso só é delimitado quando os cartões de respostas são corrigidos. É por esse motivo que mesmo quem gabarita o Enem dificilmente vai ficar com a pontuação 1000.

Se tiver mais dúvidas, confira nosso artigo completo sobre o TRI.

Que nota preciso tirar no Enem para entrar na universidade?

Beleza, agora que você já entendeu o TRI, pode estar se perguntando como é calculada a nota final para passar na faculdade que deseja. Bom, isso vai depender dos pesos dados pelo curso que você escolheu.

O Enem é composto por quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), mais uma redação. Todas valem de 0 a 1000. Cada curso, de cada universidade, pode escolher que peso quer dar para cada prova.

Para ser aprovado em algum curso, você vai usar essas notas no Sisu, o Sistema de Seleção Unificado. Nesse sistema, você pode ver que, dependendo do curso, sua nota pode mudar. Isso acontece justamente porque cada universidade escolhe um peso diferente para cada prova.

Estudo nunca é demais

Independente do curso que você deseja fazer, o Descomplica está aqui para te ajudar na aprovação! E estamos falando sério, tá? Tanto é que decidimos aproveitar o mês de novembro – época de promoções imperdíveis – para te dar um empurrãozinho nesse final de ano. Na nossa Black Friday, você pode comprar um plano e ganhar vários cursos! 

Isso mesmo! Além disso, como sabemos que nossos alunos prestam vestibulares diferentes ao redor do Brasil, criamos dois planos diferentes:  o Black e o Black Top. Assim, garantimos que suas necessidades de estudo serão atendidas! Por exemplo, alguns cursos, como Medicina, colocam um peso maior na nota da prova de Ciências da Natureza. Outros, como Direito, dão maior peso para Ciências Humanas. Isso vai depender tanto da carreira quando da universidade que você escolher.

Olha só o que um assinante do Descomplica tem em benefícios ao assinar o Plano Black Top:

  • Aulas ao vivo com reprise;
  • Planos de estudos;
  • 2 redações corrigidas por mês;
  • Lista de exercícios e simulados;
  • Videoaulas;
  • Aulas de reforço;
  • Monitorias semanais;
  • Intensivão de Redação;
  • Reforço de Exercícios Enem;
  • Reforço de Exercícios Medicina;
  • Reforço de Exercícios BixoSP.

Não vai perder essa chance, né?! Conte com a gente no que for preciso nessa caminhada! Vamos juntos? 🚀