Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

Como arrasar no seu primeiro Enem

Confira nossas dicas e chegue no seu primeiro Enem sem desespero!

O primeiro dia de Enem na vida de um vestibulando é sempre um momento de preocupação e ansiedade. Afinal, tudo é uma surpresa, né? Mas segura esse nervosismo que agora a gente te conta o que você precisa saber para arrasar no seu primeiro Enem!

BAIXE AQUI OS RESUMOS MAIS IMPORTANTES PARA O ENEM!

Para mandar super bem no Exame, saiba agora o que você deve ter em mente e não esquecer de jeito nenhum nos dias do seu primeiro Enem:

Programe-se para os dias de prova

As horas que antecedem seu primeiro Enem são naturalmente tensas e o nervosismo pode te atrasar ou te fazer esquecer de muitos detalhes importantes.

Por isso, separe com antecedência os itens que você precisa levar nos dias de prova:

  • documento de identidade original com foto e dentro da validade
  • caneta esferográfica preta de corpo transparente
  • cartão de confirmação de inscrição impresso – não é obrigatório, mas recomendamos levar!
  • água e comida

Também é importante estabelecer um cronograma de horários para os dias de Enem, determinando:

  • que horas você deve acordar nos dias 05 e 12 de Novembro
  • em quanto tempo você deve se arrumar
  • o horário que você deve estar com tudo no esquema para partir pra prova – para não perder a hora de jeito nenhum, a boa é colocar um alarme no seu celular!

Tudo isso levando em consideração que você deve estar no local de prova com uma 1 hora de antecedência, ou seja, 12h no horário de Brasília.

Como funciona o Enem

No primeiro dia de Enem, 05 de Novembro, você responderá 90 questões de múltipla escolha das áreas de Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia) e Linguagens (Português e Literatura), além de ter que produzir uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema proposto, que você só descobrirá qual é no dia do exame. Você terá 5 horas e 30 minutos para fazer tudo isso – são mais ou menos 3 minutos por questão e 1 hora dedicada apenas à redação! Já no segundo dia de Enem, 12 de Novembro, você terá que resolver 90 questões das áreas de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática em 4 horas e 30 minutos de prova.

Em ambos os dias, ao chegar na sala você deverá entregar seu documento para o fiscal de prova e colocar quaisquer aparelhos eletrônicos que estejam com você dentro de uma sacola vedada (que você só pode abrir quando sair do local de prova!).

 

primeiro Enem

No horário oficial de início da prova, 13 horas e 30 minutos, horário de Brasília, os fiscais entregarão os cadernos de prova – que, a partir desse ano, serão personalizados para cada vestibulando, vindo com nome e número de inscrição do candidato impresso. Lembre-se de só virar o caderno e começar a resolução das questões quando os fiscais autorizarem! Iniciar antes do tempo pode trazer a sua eliminação :/

De olho na TRI

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o algoritmo que o Enem utiliza para calcular o valor de cada questão da prova e corrigí-las. Seu principal objetivo é valorizar o conhecimento e esforço dos alunos e evitar o chute. Além disso, imagina só se um exame realizado por milhões de vestibulandos fosse corrigido apenas com certo e errado? Teria um montão de empates, certo? A TRI vem para resolver esse problema também.

As questões do Enem tem níveis de dificuldade – fácil, médio e difícil -, que são determinados pela banca após a prova, quando os cartões-resposta estão sendo corrigidos. As questões mais acertadas são tidas como fáceis e as menos acertadas são as mais difíceis, assim como as médias, que tem uma porcentagem de acerto e erro de aproximadamente 50%.

Com os níveis estabelecidos a partir do desempenho do Brasil inteiro no Enem, o algoritmo da TRI consegue identificar, de acordo com seu padrão de erros e acertos na prova inteira, se você acertou questões porque sabia pra valer ou se chutou.

 

primeiro Enem

Na prática, isso significa que você não deve errar as questões mais fáceis, já que, se você acertar as mais difíceis, elas serão consideradas chute. Por isso, no seu primeiro Enem, foque na resolução das questões que você tem segurança, que bateu o olho e já sacou tudo, e deixe as mais difíceis para depois, para pensar com calma e evitar o erro.  

Foco na Redação

A Redação do Enem costuma ter um peso maior nas notas dos processos seletivos, como o Sisu. Por isso, é super importante que seu texto cumpra os pré-requisitos estabelecidos pelo exame e siga o modelo dissertativo-argumentativo.

Sua redação deve ter no máximo 30 linhas e conter introdução, desenvolvimento e conclusão com proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. O texto deve apresentar uma tese, que diga de maneira clara seu ponto de vista sobre o tema e que seja defendida ao longo de toda a argumentação. Na conclusão, você deve propor uma solução para a situação apresentada e provar sua viabilidade.

Esse texto será avaliado pela banca corretora do Enem de acordo com cinco competências, são elas:

  • Compreensão da proposta
  • Domínio da norma padrão da língua escrita
  • Seleção, organização e interpretação de informações
  • Construção da argumentação
  • Elaboração de proposta de solução para o problema abordado

Por isso, fique atento aos erros de ortografia e de gramática recorrentes e tente ao máximo expor suas ideias de maneira clara, contextualizada e que faça sentido dentro da argumentação. Também tenha atenção quanto a proposta da redação – leia e releia quantas vezes for necessário até ter certeza de que entendeu 100% para não correr o risco de fugir do tema!

Depois dessas dicas você estará pronto para chegar arrasando e sem desespero no seu primeiro Enem! Qualquer dúvida é só chamar a gente, estamos aqui para te ajudar 😀 #TamoJuntoEnem