• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Ciências Sociais: como estudar e carreira

Ciências sociais englobam uma área de estudos voltada a entender o funcionamento, o desenvolvimento e a organização das sociedades. Essa temática é, inclusive, muito importante para quem vai prestar o Enem e, por isso, é fundamental entender como estudar Ciências Sociais e seguir essa carreira.

Tudo o que envolve uma sociedade é abordado em Ciências Sociais: suas origens, processos históricos, funcionamento, aspectos de desenvolvimento, transformações sociais, conflitos, hábitos culturais, etc.

Quer arrasar na prova de Ciências Sociais no Enem? Nós te ajudamos!

Como estudar Ciências Sociais para o Enem

Ciências Sociais são uma área que trabalha com a investigação e a pesquisa sobre aspectos relacionados ao comportamento humano. Por isso, para estudar essa disciplina, é importante compreender o funcionamento da sociedade e fenômenos sociais atuais.

O foco, aqui, é nas origens históricas da sociedade nos processos de desenvolvimento e comportamento humanos.

Basicamente, as Ciências Sociais abrangem três áreas de estudo: a antropologia, a sociologia e a ciência política.

  • Antropologia: estuda as características da sociedade, tais como os hábitos culturais, religiosos, econômicos e as estruturas familiares.
  • Sociologia: estuda o relacionamento entre os indivíduos que fazem parte de uma sociedade.
  • Ciência política: avalia o funcionamento da política, as ideologias, os regimes e sistemas de governo e a forma como se desenvolvem as relações de poder.

Quando você estuda Ciências Sociais, consegue entender melhor o funcionamento de uma sociedade, além da diversidade cultural e comportamento das pessoas.

Dessa forma, é possível interpretar as realidades sociais, assim como entender valores morais e sociais em um contexto social. Compreender as transformações que aconteceram ao longo do tempo é muito importante para se sair bem na prova de Ciências Sociais do Enem.

👉 Leia também: O que é Sociologia?

Como é a carreira do profissional de Ciências Sociais

Quem é formado em Ciências Sociais é responsável por elaborar estudos e pesquisas na área. Esse profissional estuda processos e modificações históricas, bem como analisa comportamentos de diferentes grupos sociais.

Para tanto, coletam dados e fazem pesquisas sobre o funcionamento das instituições políticas. Por isso mesmo, quem opta por essa carreira pode ser pesquisador, consultor, palestrante ou assessor, tanto na esfera pública quanto na privada.

Quem pretende seguir a carreira em Ciências Sociais deve cursar faculdade de quatro anos, que abrange, basicamente, disciplinas como Sociologia, Antropologia e Ciência Política.

Geografia, história, antropologia, economia, estatística, sociologia, filosofia, política e metodologia científica são algumas das disciplinas desse curso. Por isso mesmo, que pretende fazer o Enem e entrar em uma faculdade para cursar Ciências Sociais deve focar seus estudos na sociedade e no comportamento humano.

Atualmente, o curso de Ciências Sociais pode ser encontrado em quase 200 universidades por todo o Brasil. Ela oferece Licenciatura e Bacharelado em muitas universidades públicas.

Se você quer estudar Ciências Sociais, que tal caprichar no Enem com um cursinho online? Estudar de casa é mais prático, fácil e traz muitos benefícios ao seu dia a dia. Vale a pena investir nisso, conseguir uma nota alta no Enem e ingressar na faculdade dos seus sonhos!

Veja também: Émile Durkheim – Mapa Mental

Só os filhotinhos da Lara online! 💚 No “Quer Que Desenhe” de hoje nossa incrível professora de filosofia e sociologia vai falar sobre um sociólogo muito importante pra história: Émile Durkheim!

A maior sala de aula direto da sua casa

Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online para o Enem!