• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como funciona a chamada regular Sisu 2020

As inscrições para o Sisu acontecem entre os dias 21 e 26 de janeiro. E, para ter a certeza de que você está fazendo as escolhas certas para realizar o sonho de ingressar no ensino superior, é preciso conhecer tudo sobre o programa. Hoje, vamos falar de um dos assuntos que mais geram dúvidas entre os candidatos: a chamada regular do Sisu!

Se você não conhece todas as regras sobre o assunto, está no lugar certo! Vamos te contar tudo sobre a chamada regular do Sisu 2020, as opções de matrícula e, inclusive, as diretrizes da lista de espera do programa. Preparado? Então, vem com a gente e confira:

Inscrições Sisu 2020

Antes de entender a chamada regular Sisu 2020, você precisa conhecer como funcionam as inscrições para o programa, não é mesmo? Bem, como falamos no começo no post, é possível se candidatar nos cursos e universidades disponíveis no sistema durante quatro dias. Essa etapa começa em 21 de janeiro de 2020.

AUMENTE SUAS CHANCES NO SISU 2020 COMPARANDO SEU RESULTADO COM AS NOTAS DE CORTE DO ANO PASSADO 

Todo candidato pode escolher duas opções de curso, o que pode aumentar suas chances de classificação. Entretanto, é importante destacar que você só pode se inscrever no Sisu 2020 se realizou o Enem 2019 e não zerou a prova de redação, combinado?

Ao final do período das inscrições, acontece a chamada regular, o anúncio dos candidatos aprovados, assunto principal do nosso artigo. Por isso, vamos falar mais sobre isso a seguir.

O que significa chamada regular no Sisu?

O processo seletivo do Sisu acontece em apenas uma chamada, conhecida como chamada regular. A divulgação do resultado acontece em 28 de janeiro de 2020. Por isso, marque a data na agenda para não se esquecer!

NÃO QUER PERDER NADA DO SISU 2020? LISTAMOS OS DIAS MAIS IMPORTANTES DA EDIÇÃO DESTE ANO AQUI!

Para saber se você foi selecionado, é preciso acessar a página oficial do Sisu ou das instituições para as quais sua inscrição foi realizada. As matrículas dos convocados acontecem entre os dias 29 de janeiro e 04 de fevereiro de 2020.

E se eu não passar na chamada regular Sisu?

O Sisu é um programa muito concorrido. Em 2019, foram quase dois milhões de inscritos para cerca de 235 mil vagas disponíveis. Dessa maneira, muitas pessoas ficam de fora da seleção. Porém, se esse for o seu caso, não fique para baixo. Existem outras alternativas para entrar no ensino superior. Confira algumas opções.

Lista de espera Sisu 2020

O dia do resultado da chamada regular não é sua última chance de conquistar uma vaga pelo Sisu. Um número considerável de candidatos pode desistir do processo. Nessas situações, surge uma nova esperança para quem chegou perto da nota de corte para o curso escolhido. Se esse for seu caso, pode ficar na torcida.

Porém, não se esqueça: você precisa se inscrever na lista de espera do Sisu. Para isso, é preciso registrar seu interesse na página oficial do programa entre os dias 29 de janeiro de 04 de fevereiro de 2020. Não perca essas datas!

Mas, não é somente isso. Fique ligado em importantes regras sobre a lista de espera que fazem parte do edital Sisu 2020:

  • Só é possível se inscrever na lista de espera em uma das duas opções de curso selecionadas pelo candidato durante a inscrição;
  • Quem passou na chamada regular Sisu 2020 NÃO pode participar da lista de espera do outro curso em que concorreu.

AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE LISTA DE ESPERA DO SISU 2020 ESTÃO AQUI!

Usando sua Nota do Enem em outros programas

O Sisu é um dos principais programas para entrar na universidade. Porém, tendo realizado o Enem 2019, é possível tentar outras opções, como:

  • Prouni;
  • Fies;
  • Universidades e faculdades privadas;
  • Instituições de ensino superior públicas.

ENEM 2019 AINDA GERA DÚVIDAS? VEJA NOSSAS RESPOSTAS PARA AS PRINCIPAIS PERGUNTAS DOS ESTUDANTES!

Mas, fique ligado. Assim como o Sisu, em alguns programas, como o Prouni, sua nota do Enem só tem validade de um ano. Além disso, você pode dar uma olhadinha nos planos do Descomplica e aprender com os melhores professores!