• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Cartilha de redação do Enem já está disponível para consulta

A Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017 já está disponível para consulta no portal do Inep. O documento pode ser encontrado no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão do Governo Federal responsável pela logística do Exame. Para ler a cartilha, clique aqui.

VOCÊ NÃO PRECISA ENCARAR O ENEM SOZINHO. CLIQUE AQUI E #TAMOJUNTOENEM! <3

Apesar das especulações por conta da mudança de banca, a correção da redação continuará a mesma. A única novidade é que agora os candidatos farão seus textos no primeiro domingo de avaliações, dia 5 de novembro, junto das provas de Linguagens e Ciências Humanas.  

O que é a Cartilha de Redação?

A “Cartilha de Redação” é um manual sobre a redação do Enem publicada todos os anos pelo Inep. O documento consta todas as competências de avaliação no texto, como também os critérios de correção da provas. Além disso, o manual dá algumas dicas de leitura para tornar o processo de aprendizado mais rico. O intuito é tornar o processo de correção da redação o mais transparente possível.

Como posso usar isso nos meus estudos?

O documento traz oito exemplos de redações nota mil do ano anterior, 2016, corrigidas com comentários. Saber exatamente o que os corretores esperam de você é crucial na hora do seu estudo. Aproveite essas últimas semanas de reta final para ler a cartilha – aprenda sobre as competências e os critérios de correção. Nas suas próximas redações, procure lembrar de cada um e aplicá-los de forma consciente no seu texto. Parece difícil, mas fica tranquilo que com prática tudo é possível.  

Cartilha em Libras

Neste ano, a “Cartilha de Redação” também está disponível em Libras! Esta é uma medida inédita do Inep, visto que as provas do Enem 2017 também serão disponibilizadas para os candidatos que solicitaram a medida no momento de inscrição. Ao todo, são 26 vídeos que explicam todo o conteúdo do manual online. A coletânea está disponível no Youtube – no canal do Inep.

Não deixe de conferir o Gabarito!

Nessa reta final, é importante ter sangue nos olhos e estudar muuuito para o Enem! Já tem um tempo que falamos aqui da importância de estudar por provas antigas do Exame. Agora se liga nessa oportunidade: com a “Cartilha de Redação” e o Gabarito Enem – Anos Anteriores dá para simular a prova I-N-T-E-I-R-A em casa. Não tem mais desculpas, né? Partiu revisar!    

Aproveita para conferir todas as dicas da cartilha para tirar mil na redação! Aguenta firme nessa reta final que falta bem pouquinho para você garantir sua vaga na faculdade ano que vem! Foco total nos estudos nessa reta final e tamo junto! 👊