• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Cadernos de prova e gabarito do Encceja 2017 já estão disponíveis para consulta

Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2017) já podem conferir os cadernos de provas e o gabarito oficial. Os documentos estão disponíveis para consulta no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação do exame. Tanto para as avaliações de Ensino Fundamental quantos para as de Médio, foram aplicadas 32 opções de prova nas quatro áreas avaliadas, nos formatos regular, ledor, ampliada e superampliada.

APROVADO NO ENCCEJA? ESTUDE DESDE JÁ PARA O ENEM 2018!

O que é o Encceja?

Página oficial do Encceja 2017. Fonte: G1
Página oficial do Encceja 2017. Fonte: G1

A partir deste ano, o Encceja 2017 passou a ser o exame de qualificação para ensinos Fundamental e Médio. A função foi conferida ao Enem até 2016. Porém, de acordo com a Presidente do Inep, Maria Inês Fini, o Encceja segue as mesmas competências do Enem, apenas de uma forma mais adequada para pessoas que não conseguiram concluir a escolaridade da idade adequada.

Encceja 2017

O Encceja 2017 contou com mais de 1,5 milhão de participantes, sendo 301.583 candidatos à certificação para o Ensino Fundamental e 1.272.279, para o do Ensino Médio. É necessário conseguir, no mínimo, 100 pontos em todas as matérias cobradas no Exame. Além disso, também é necessário obter nota cinco na redação. A pontuação máxima de cada prova é de 180 pontos e a da redação é 10. O exame foi aplicado em 564 municípios que contemplaram todos os estados do Brasil – além do Distrito Federal.

Gratuidade no Enem 2018

Segundo o Ministro da Educação, Mendonça Filho, os participantes do Encceja 2017 que conseguirem nota mínima no exame serão isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018. Para conseguir a certificação pelo Encceja, é necessário pontuar, no mínimo, 100 pontos em todas as áreas do conhecimento da prova. Além disso, os candidatos precisam conseguir uma nota mínima de cinco pontos na redação do exame.

A data do resultado do Encceja 2017 será divulgada até o dia 30 de março do ano que vem. Fique ligado nas nossas redes sociais para conferir sua nota.  Vamos juntos nessa? 👊