Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2018 em primeira mão

Atualidades: como estudar

4 dicas de como ficar super antenado no que está rolando no mundo!

Se liga só: o Enem tá chegando! Além de estudar coisa para caramba, você, como ótimo estudante, também precisa ficar ligado nas notícias. São as nossas amigas Atualidades. Assuntos relevantes no Brasil e no mundo podem, sim, virar questões do Enem. E para você não ser pego de surpresa, organizamos algumas dicas de como estudar Atualidades para ficar você tão antenado quanto o Evaristo Costa! Bora se garantir nessa prova? 😉

CONFIRA AQUI TEMAS DE ATUALIDADES QUE SUPER PODEM CAIR NO ENEM

Acompanhe os meios de comunicação

Revistas, jornais, noticiários, estações de rádio, todos esses exemplos são meios de comunicação válidos para você se manter informado sobre atualidades. Tá certo que não dá para passar o dia inteiro acompanhando as notícias. Afinal, é M-U-I-T-A informação rolando o tempo todo e seu eu planejamento inclui outras coisas para estudar, não é verdade? Por isso mesmo, a boa é selecionar alguns veículos que você se identifique para estar sempre ligado nas notícias.

Só não vale ficar no feed do Facebook achando que está aprendendo alguma coisa. Ler apenas as manchetes que aparecem nas redes sociais não é suficiente para você fazer a prova do Enem. Os assuntos que estão no guarda-chuva “Atualidades” podem ser bem complexos. Por isso, você precisa de informação de qualidade para saber tudo que está acontecendo no mundo! 

Não confie em apenas uma fonte

Tem muita informação rolando por aí. Acontece que, infelizmente, nem todas elas são confiáveis. Procure conferir uma notícia em outros veículos para ter certeza de que aquilo que você leu é verdade. Existem dois aspectos comuns nos meios de comunicação que podem atrapalhar o nosso entendimento sobre as atualidades: o sensacionalismo e a parcialidade.

O sensacionalismo é quando os portais de notícia “aumentam” algumas informações para conseguirem mais atenção. Já a parcialidade é quando algumas referências da notícia são omitidas ou mudadas para seguir o direcionamento daquele determinado veículo. Lembra que lá em cima falamos para você escolher alguns veículos para acompanhar? Na hora de optar, tente descobrir se esses portais de notícia são confiáveis! Ou seja, se eles vão ter compromisso em divulgar notícias verdadeiras e bem embasadas.

Conecte as atualidades com as matérias do Enem

Outro ponto super bacana na hora de estudar: procure relacionar as atualidades com as áreas de conhecimento do Enem. Uma das características do Exame é a interdisciplinaridade, ou seja, questões que contemplam duas ou mais disciplinas. Por exemplo, no começo deste ano, houve um surto de Febre Amarela aqui no Brasil. Alguma questão do Enem 2017 poderia facilmente usar este acontecimento como gancho para uma questão sobre vírus na prova de Ciências da Natureza.

O mesmo pode acontecer com outras matérias. Principalmente, com os assuntos de Biologia, Linguagens e Ciências Humanas. Também podemos associar várias atualidades com possíveis temas de Redação. Quer ver? Aqui vai outro exemplo: na edição do ano passado, os candidatos tiveram que escrever uma dissertação sobre “Intolerância Religiosa”. Super dá para relacionar esse tema com a questão da crise de refugiados que vivemos no mundo. Um dos motivos pelos quais essas pessoas não conseguem se integrar nos países que as recebem é por conta das suas religiões não serem bem aceitas. Viu como tem tudo a ver? 😉

Procure entender os dois lados da moeda

Existem sempre dois ou mais lados de uma história. Quando falamos sobre atualidades, não é diferente. Ao lermos em uma manchete que “vários venezuelanos estão imigrando para o Brasil” é importante sabermos o porquê dessas pessoas estarem deixando suas casas – o mesmo vale para a crise penitenciária brasileira, a postura protecionista do presidente Trump ou qualquer outro assunto que esteja em evidência na mídia. Quando entendemos um tema por completo, ganhamos pontos ao nosso favor. Tanto temos mais embasamento para acertar as questões de Ciências Humanas, quanto aumentamos o nosso repertório para usarmos na redação.

Curtiu as dicas? Já está acompanhando as notícias? Conta para gente aqui nos comentários qual evento deste ano que você mais acha que podem cair no Enem! O pessoal aqui do Descomplica está torcendo para que você acerte todas as questões sobre atualidades no vestibular!