• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Análise do tema da redação do Enem 2021

O sonho de todo estudante que faz o Enem é garantir uma nota boa não só nas questões objetivas, mas também na tão temida redação. Afinal, ela tem um peso muito importante em alguns processos seletivos. E como a gente nunca te deixa na mão, preparamos uma análise de redação do Enem 2021 fresquinha.

Aplicada no primeiro domingo do exame, dia 21 de outubro, o tema da redação do Enem 2021 foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Além dela, a prova englobou 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias. 

Pensa só no cansaço, né? Mas bora lá ver análise da redação porque depois desse esforço todo você merece! Ela vai te ajudar a entender se os tipos de argumentos, o desenvolvimento e a conclusão, por exemplo, que você usou foram adequados de acordo com os critérios de avaliação. 

Confira agora a análise de redação do Enem 2021!

Análise da redação Enem 2021

Logo após o término da prova, o professor de Redação do Descomplica, Rafael Cunha, entrou ao vivo no YouTube para analisar o tema proposto pela banca. Logo de início, ele confirmou aquela que foi a impressão de quase todo mundo que fez a prova: o tema foi inesperado e bastante difícil.

Ainda assim, com bastante atenção e calma — e, claro, também com o apoio dos textos motivadores selecionados — foi possível fazer uma boaredação.

O professor explicou que os textos de apoio conseguiram contar uma história que pode ter ajudado bastante no direcionamento do tema, levantando pontos importantes tanto para a compreensão do assunto como para a construção da redação.

O primeiro texto discutiu sobre uma das consequências sofridas por pessoas que não possuem registro civil. Nele, a autora abordou a visão dos excluídos sobre si mesmos, ou seja, a forma com eles constroem sua autoimagem, que costuma ser de forma degradante.

Já o segundo texto ampliou a discussão iniciada no primeiro com o Mapa da Invisibilidade. Essas informações ajudaram os candidatos a terem uma noção mais abrangente do problema. Se o primeiro texto falou de uma das consequências de não ter um registro civil, o segundo deixou clara a dimensão da questão, trazendo a quantidade de pessoas que sofrem desse problema.

O terceiro trouxe elementos mais práticos de quais os efeitos para a vida das pessoas sem registro civil, que tem a ver com políticas sociais às quais essas pessoas não têm acesso. Entre elas, o professor destacou não poder matricular um filho na escola, não ter acesso ao bolsa família, e também ao auxílio emergencial que foi distribuído durante a pandemia.

Já o último texto trouxe um exemplo prático de que é possível mudar essa situação. O cartaz exibido no Texto IV era de uma campanha de defensores e defensoras públicas em luta pelo direito à documentação pessoal. Essa foi uma ótima deixa de como um dos poderes da república pode atuar para solucionar o problema em questão.

Em seguida, o professor Rafael apresentou uma redação modelo produzida por uma das monitoras aqui do Descomplica. A live ainda está disponível no nosso canal. Assiste lá!

Veja um modelo de redação feito pela equipe da Descomplica.

Competências da redação do Enem

A redação do Enem deve sempre ser produzida com base nas 5 competências, então, fique de olho a seguir, assim você tem mais uma percepção de como se saiu em seu texto dissertativo-argumentativo.

Domínio a língua portuguesa

Um dos critérios da redação é o domínio da norma culta da língua portuguesa, que é imprescindível para a construção do texto.

Compreensão da proposta de redação

É preciso compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de diversas áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Interpretação das informações e organização dos argumentos

É necessário selecionar informações, fatos e argumentos que se relacionem para interpretá-las e organizá-las defendendo o seu ponto de vista.

Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação

Você precisa demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, assim, as ideias ficam bem articuladas.

Conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos

Concluindo, será preciso elaborar uma proposta de solução para o problema, respeitando os valores humanos e levando em consideração a diversidade sociocultural.

O que zera a redação do Enem?

Alguns pontos podem zerar a redação. Separamos alguns dos principais pra você dar uma olhada. Confira:

  • Não usar o formato dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Fugir do tema;
  • Escrever em língua estrangeira (inglês ou espanhol);
  • Escrever menos de oito linhas;
  • Incluir trechos dos textos motivadores ou da proposta da redação no seu texto;
  • Escrever palavrões;
  • Não passar o texto a limpo para a folha de redação;
  • Escrever orações religiosas, protestos, ou mensagens que fujam do contexto da redação.

Quando sai o gabarito do Enem 2021?

Geralmente, o gabarito oficial do Enem é divulgado 3 dias após a última prova, que acontece dia 28 de novembro de 2021. Mas as notas da prova e da redação, normalmente, são publicadas no início do ano seguinte.

Pensando na ansiedade que os estudantes ficam pra saber o resultado, a Descomplica criou o Gabarito Extraoficial Enem 2021. A ferramenta avalia qual a média aproximada da sua nota com 92% de precisão com base na TRI, metodologia de correção semelhante à que foi aplicada no Enem.

Ele funciona tanto para quem fez a prova na versão impressa quanto para quem fez na versão digital. Massa, né?

Além disso, ele conta com algumas funcionalidades muito maneiras, se liga:

Simulação de resultado no SiSU

Depois de ver a sua nota no gabarito extraoficial, você pode fazer uma simulação de notas no Simulador SiSU. Com o resultado, você já fica sabendo em quais faculdades tem chances de passar.

E pra usar o Gabarito Extraoficial Enem 2021 é muito fácil, veja o passo a passo:

  1. Selecione o dia da sua prova
  2. Escolha a língua estrangeira
  3. Indique a cor de sua prova
  4. Preencha suas respostas

Prontinho! 

Comparativo com os anos anteriores

Depois da simulação da nota no gabarito extraoficial Descomplica, você consegue ver se a sua performance foi melhor ou não tão boa assim comparada a média dos anos anteriores.

Possibilidade de usar o teclado para navegar

Para facilitar o uso, o Gabarito extraoficial Enem conta com recursos de navegação e seleção no teclado.

Ahh, você acha que acabou? Peraí! Ainda temos a Maratona Enem Sem Distância com aulas na semana que antecede a segunda prova, que acontece dia 28 de novembro de 2021, e com o aulão de véspera, no dia 27 de novembro de 2021. Isso tudo de graça e no canal do YouTube da Descomplica. Corre lá pra se inscrever!

Veja também:
Gabarito Enem 2021 Prova Azul
Gabarito Enem 2021 Prova Rosa
Gabarito Enem 2021 Prova Amarela
Gabarito Enem 2021 Prova Branca