O sonho de todo estudante que faz o Enem é garantir uma nota boa não só nas questões objetivas, mas também na tão temida redação. Afinal, ela tem um peso muito importante em alguns processos seletivos. E como a gente nunca te deixa na mão, preparamos uma análise de redação do Enem 2021 fresquinha.
Aplicada no primeiro domingo do exame, dia 21 de outubro, o tema da redação do Enem 2021 foi“Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Além dela, a prova englobou 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias.
Pensa só no cansaço, né? Mas bora lá ver análise da redação porque depois desse esforço todo você merece! Ela vai te ajudar a entender se os tipos de argumentos, o desenvolvimento e a conclusão, por exemplo, que você usou foram adequados de acordo com os critérios de avaliação.
Confira agora a análise de redação do Enem 2021!
Análise da redação Enem 2021
Logo após o término da prova, o professor de Redação do Descomplica, Rafael Cunha, entrou ao vivo no YouTube para analisar o tema proposto pela banca. Logo de início, ele confirmou aquela que foi a impressão de quase todo mundo que fez a prova: o tema foi inesperado e bastante difícil.
Ainda assim, com bastante atenção e calma — e, claro, também com o apoio dos textos motivadores selecionados — foi possível fazer uma boaredação.
O professor explicou que os textos de apoio conseguiram contar uma história que pode ter ajudado bastante no direcionamento do tema, levantando pontos importantes tanto para a compreensão do assunto como para a construção da redação.
O primeiro texto discutiu sobre uma das consequências sofridas por pessoas que não possuem registro civil. Nele, a autora abordou a visão dos excluídos sobre si mesmos, ou seja, a forma com eles constroem sua autoimagem, que costuma ser de forma degradante.
Já o segundo texto ampliou a discussão iniciada no primeiro com o Mapa da Invisibilidade. Essas informações ajudaram os candidatos a terem uma noção mais abrangente do problema. Se o primeiro texto falou de uma das consequências de não ter um registro civil, o segundo deixou clara a dimensão da questão, trazendo a quantidade de pessoas que sofrem desse problema.
O terceiro trouxe elementos mais práticos de quais os efeitos para a vida das pessoas sem registro civil, que tem a ver com políticas sociais às quais essas pessoas não têm acesso. Entre elas, o professor destacou não poder matricular um filho na escola, não ter acesso ao bolsa família, e também ao auxílio emergencial que foi distribuído durante a pandemia.
Já o último texto trouxe um exemplo prático de que é possível mudar essa situação. O cartaz exibido no Texto IV era de uma campanha de defensores e defensoras públicas em luta pelo direito à documentação pessoal. Essa foi uma ótima deixa de como um dos poderes da república pode atuar para solucionar o problema em questão.
Em seguida, o professor Rafael apresentou uma redação modelo produzida por uma das monitoras aqui do Descomplica. A live ainda está disponível no nosso canal. Assiste lá!
Veja um modelo de redação feito pela equipe da Descomplica.
Competências da redação do Enem
A redação do Enem deve sempre ser produzida com base nas 5 competências, então, fique de olho a seguir, assim você tem mais uma percepção de como se saiu em seu texto dissertativo-argumentativo.
Domínio a língua portuguesa
Um dos critérios da redação é o domínio da norma culta da língua portuguesa, que é imprescindível para a construção do texto.
Compreensão da proposta de redação
É preciso compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de diversas áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Interpretação das informações e organização dos argumentos
É necessário selecionar informações, fatos e argumentos que se relacionem para interpretá-las e organizá-las defendendo o seu ponto de vista.
Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
Você precisa demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, assim, as ideias ficam bem articuladas.
Conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos
Concluindo, será preciso elaborar uma proposta de solução para o problema, respeitando os valores humanos e levando em consideração a diversidade sociocultural.
O que zera a redação do Enem?
Alguns pontos podem zerar a redação. Separamos alguns dos principais pra você dar uma olhada. Confira:
- Não usar o formato dissertativo-argumentativo em prosa;
- Fugir do tema;
- Escrever em língua estrangeira (inglês ou espanhol);
- Escrever menos de oito linhas;
- Incluir trechos dos textos motivadores ou da proposta da redação no seu texto;
- Escrever palavrões;
- Não passar o texto a limpo para a folha de redação;
- Escrever orações religiosas, protestos, ou mensagens que fujam do contexto da redação.
Quando sai o gabarito do Enem 2021?
Geralmente, o gabarito oficial do Enem é divulgado 3 dias após a última prova, que acontece dia 28 de novembro de 2021. Mas as notas da prova e da redação, normalmente, são publicadas no início do ano seguinte.
Pensando na ansiedade que os estudantes ficam pra saber o resultado, a Descomplica criou o Gabarito Extraoficial Enem 2021. A ferramenta avalia qual a média aproximada da sua nota com 92% de precisão com base na TRI, metodologia de correção semelhante à que foi aplicada no Enem.
Ele funciona tanto para quem fez a prova na versão impressa quanto para quem fez na versão digital. Massa, né?
Além disso, ele conta com algumas funcionalidades muito maneiras, se liga:
Simulação de resultado no SiSU
Depois de ver a sua nota no gabarito extraoficial, você pode fazer uma simulação de notas no Simulador SiSU. Com o resultado, você já fica sabendo em quais faculdades tem chances de passar.
E pra usar o Gabarito Extraoficial Enem 2021 é muito fácil, veja o passo a passo:
- Selecione o dia da sua prova
- Escolha a língua estrangeira
- Indique a cor de sua prova
- Preencha suas respostas
Prontinho!
Comparativo com os anos anteriores
Depois da simulação da nota no gabarito extraoficial Descomplica, você consegue ver se a sua performance foi melhor ou não tão boa assim comparada a média dos anos anteriores.
Possibilidade de usar o teclado para navegar
Para facilitar o uso, o Gabarito extraoficial Enem conta com recursos de navegação e seleção no teclado.
Ahh, você acha que acabou? Peraí! Ainda temos a Maratona Enem Sem Distância com aulas na semana que antecede a segunda prova, que acontece dia 28 de novembro de 2021, e com o aulão de véspera, no dia 27 de novembro de 2021. Isso tudo de graça e no canal do YouTube da Descomplica. Corre lá pra se inscrever!
Veja também:
Gabarito Enem 2021 Prova Azul
Gabarito Enem 2021 Prova Rosa
Gabarito Enem 2021 Prova Amarela
Gabarito Enem 2021 Prova Branca