• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

7 benefícios de estudar online e sozinho para o Enem

 

Em 2019, cerca de 3,9 milhões de alunos participaram das provas do Enem, e nesse mesmo ano a plataforma online do Descomplica ajudou 230 mil desses alunos, enquanto as aulas no Youtube tiveram mais de 87,7 milhões de visualizações ao todo.

Analisando esses números e levando em consideração que existem outras plataformas disponíveis, além de muitos conteúdos grátis espalhados pela internet, podemos afirmar que o ensino online está presente na vida de boa parte dos concorrentes ao Enem.

Mas quais as vantagens de estudar online? É possível se adaptar facilmente à essa rotina e se desprender do modelo tradicional? Veja agora os 7 benefícios de estudar online e sozinho.

1. Aumentar o foco e exercitar a disciplina

Aumentar o foco e exercitar a disciplina

Calma, ainda não desiste! Sim, você pode melhorar o seu foco nos estudos sem papo de coach ou milagre. Se liga, porque foco não se têm, foco se cria. Veja um passo a passo simples para você exercitar o foco:

  1. Não seja multitarefa. Hora de estudar é hora de estudar e só;
  2. Avise para todos da casa que você vai estudar;
  3. Arrume o seu cantinho de estudos;
  4. Deixe todos os materiais de estudos ao seu alcance;
  5. Tire qualquer coisa que te distraia;
  6. Dê um “até logo” para o contatinho;
  7. Coloque o celular no modo avião;
  8. Faça pausas de 15 minutos a cada 45 minutos de estudos.

Estudar online exige muita disciplina. Lembre-se que você será um estudante independente e precisa controlar o seu próprio cronograma.

O foco e a disciplina são habilidades que você vai adquirir com o tempo, e elas serão essenciais para você conquistar a vaga no vestibular e posteriormente te ajudar na faculdade e vida profissional.

2. Cronograma personalizado: você decide quando, como e o que estudar.

Acha um absurdo ter que raciocinar 7h da manhã? Estudar em casa e online te permite escolher o seu horário mais produtivo, respeita as suas tarefas obrigatórias e favorece o tempo de lazer.

Para criar um bom planejamento e um cronograma de estudos perfeito, você precisa seguir os passos a seguir:

  1. Coloque a sua rotina obrigatória no papel (o que você não pode deixar de fazer, como: lavar a louça depois do almoço ou exercícios físicos);
  2. Defina seus horários de estudo de acordo com as suas preferências e respeitando o passo anterior;
  3. Escolha as matérias que você vai estudar em cada dia da semana;
  4. Inclua o tempo de lazer e descanso.

👉 Baixe aqui o mapa mental sobre o Cronograma de estudos perfeito
Seguir o cronograma vai te ajudar muito no exercício da disciplina e no aumento do foco, mas lembrem-se que imprevistos acontecem e você pode adaptar quando achar necessário. Afinal de contas, esse é o benefício de estudar sozinho, você é quem manda no cronograma.

Portanto, está liberado: estudar a partir das 18h, estudar uma matéria de humanas alternando com uma matéria de exatas, trocar um dia da semana pelo sábado ou domingo, e qualquer outra adaptação que for a mais adequada para você.

Na plataforma do Descomplica por exemplo, você tem todas as ferramentas à disposição para seguir o seu próprio cronograma. Desde o primeiro dia de assinatura você pode acessar:

  • Aulas gravadas de todos os conteúdos do Enem
  • Materiais de apoio
  • + 50 mil exercícios
  • + 200 temas de redação para treinar

Mas, por outro lado, você também tem a opção de seguir o nosso cronograma sugerido, com as aulas ao vivo e um plano de estudos indicando tudo o que você deveria estudar diariamente.

3. Seja um mago do tempo: não deixe as dúvidas para depois!

Seja um mago do tempo: não deixe as dúvidas para depois!

Sabemos que cada estudante tem o seu próprio ritmo e maneira de fixar a matéria, no entanto, no ensino tradicional você precisa seguir o ritmo imposto pelo cursinho, escola e seus professores. Já nos estudos online, você pode dar adeus para algumas frases:

  • “Não deu tempo de copiar”
  • “Poderia repetir a explicação, por favor?”
  • “Estou com dúvida, mas tenho vergonha de perguntar”
  • “Esse(a) professor(a) fala muito rápido”
  • “Esse(a) professor(a) fala muito rápido”

Porque as aulas online te dão o poder de controlar o tempo e sanar rapidamente as suas dúvidas:

  • Pause a aula quando achar necessário
  • Repita a explicação quantas vezes quiser
  • Aumente ou diminua a velocidade de reprodução da aula
  • Volte ou avance a aula a qualquer momento

E caso você ainda permaneça com a dúvida, mesmo repetindo a explicação, é só pausar a aula que está assistindo e pesquisar rapidamente uma outra explicação na internet.

Já na plataforma do Descomplica, você pode tirar todas as dúvidas com os nossos monitores ou perguntar diretamente para o professor através do chat das aulas ao vivo. Clique aqui e saiba mais sobre como funciona a monitoria.

4. Exercícios online e gabarito instantâneo

Sabemos o quanto é desmotivador realizar um exercício e não ter acesso ao gabarito e sua resolução instantâneamente. E através da internet, você pode acessar diversas plataformas de exercícios online que te mostram o resultado da sua resposta de imediato.

Inclusive, você precisa conhecer a plataforma grátis de exercícios do Descomplica. É só criar um cadastro e aproveitar:

  • Mais de 50 mil exercícios
  • Listas prontas para você treinar
  • Desafios diários.
  • Todas as disciplinas

Plataforma de exercícios grátis

E que tal acessar todas as questões anteriores do Enem resolvidas em vídeo? Assinando um plano do Descomplica, você tem à sua disposição o gabarito comentado de todas as provas do Enem na palma da sua mão. Veja aqui a opção que melhor se encaixa nos seus objetivos.

5. Conteúdo atualizado para o Enem 2020

O contexto atual do Brasil e do mundo são sempre incorporados na prova do Enem, tanto na redação quanto nas questões de humanas. Por isso, é muito importante ficar ligado nas notícias e principais acontecimentos do ano.

As aulas online, chats e fóruns de discussões são sempre importantes para manter discussões dinâmicas sobre as atualidades. Será que os livros e apostilas estariam prontos para os temas a seguir:

  • Coronavírus;
  • Protestos em Hong Kong;
  • Irã x Estados Unidos;
  • Renúncia de Evo Morales e a política na Bolívia;
  • Chuvas de verão e desastres ambientais;
  • Vacinas no Brasil.

Fique ligado no canal do Descomplica, no Youtube, e não perca as nossas aulas sobre atualidades do Brasil e do mundo. Já conversamos sobre os principais temas do ano, inclusive, sobre os impactos do coronavírus (Covid-19) e como o tema pode cair no Enem 2020.

👉 Assistir à playlist de aulas sobre o Coronavírus

6. Você não está sozinho: estude online com milhões de alunos de todo o Brasil

Estudar online, sim. Sozinho, nunca! Como mostrado no começo do artigo, estudar sozinho é a realidade de muitos estudantes do Brasil, ainda mais diante da nossa atual situação de quarentena.

Logo, nós recomendamos que você participe das diversas comunidades de estudantes espalhadas pela internet, reúna os amigos para tirar dúvidas em vídeo-chamadas, tire dúvidas nos chats de aulas ao vivo do Youtube e siga os melhores studygrams das redes sociais.

Não sabe o que é um studygram? Studygrams são perfis no Instagram com o propósito de criar conteúdos relevantes para os estudantes, como:

  • Macetes de matérias
  • Resumos
  • Dicas de organização
  • Métodos de estudos.

E qual o melhor studygram do Brasil? – Cof, cof – É claro que é o Descomplica! Siga o nosso instagram (@descomplica) e receba todos os dias notícias sobre o Enem, dicas de conteúdo, macetes, e-Books grátis e muito mais.

Você não está sozinho: estude online com milhões de alunos de todo o Brasil

7. Mais horas de sono e uma melhora na qualidade de vida

Sim, o benefício mais esperado! Todos as vantagens acima vão te poupar tempo e dinheiro. No curso online, o estudante tem a flexibilidade para determinar as suas prioridades, horários de estudos e tempo de sono.

O tempo de deslocamento para a escola ou cursinho, poderá ser utilizado para uma parte fundamental da preparação de um vestibulando: o descanso.

Está esperando o quê para começar agora a sua preparação online para o Enem e vestibulares? Listamos aqui as 7 principais vantagens de estudar online e “sozinho”, mas como o modelo é ajustável para a realidade de cada um, você certamente encontrará outros benefícios para a sua rotina.

A quarentena de estudos não precisa ser solitária. Junte-se à família Descomplica rumo à aprovação no Enem 2020. Preparamos uma ação de emergência diante dos impactos do covid-19.

Não deixe que o clima de indecisão tire o seu foco. Estamos com você até o vestibular. Juntos e online!

Junte-se à família Descomplica rumo à aprovação no Enem 2020