Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2020 em primeira mão

4 dicas de como estudar Literatura para o Enem

A disciplina Literatura é uma das mais importantes e cobradas no ENEM. Apesar de o exame não mais cobrar uma lista específica de livros, ele exige que o estudante tenha conhecimento sobre as escolas literárias. Complicado, né? Sim, mas dá pra conseguir!

 4 dicas de como estudar Literatura para o Enem
Estudar Literatura para o ENEM envolve conhecer as obras clássicas de cada período e ter um ponto de vista crítico sobre elas. Por isso mesmo, pensar além das obras em si é fundamental para se sair bem na prova.

Para te ajudar na tarefa de se sair bem em Literatura, confira, a seguir, quatro dicas de como estudar para essa disciplina.

1. Conheça bem as escolas literárias

Quem estuda online e se dedica em casa a passar no ENEM precisa conhecer e dominar as escolas literárias. É fundamental, portanto, saber os principais autores de cada uma e as obras de cada época.

Dominar o contexto histórico das escolas literárias também é fundamental e te ajuda a se sair bem na prova de Literatura do ENEM.

No momento de estudar Literatura, seja em casa ou em outro ambiente de estudos, tenha em mente que as escolas são dez. Aí vão elas:

  • Modernismo
  • Romantismo
  • Barroco
  • Quinhentismo
  • Realismo
  • Naturalismo
  • Parnasianismo
  • Simbolismo
  • Concretismo
  • Arcadismo

2. Foco na interpretação de texto

Essa parte engloba todas as provas do ENEM, visto que é essencial entender e conseguir desenvolver o que os textos pedem. Entretanto, quando o assunto é estudar para Literatura, você deve estar atento a certos aspectos, que podem esconder armadilhas.

Os principais são figuras de linguagem, subjetividade do texto, significado da palavra em determinado contexto, atemporalidade do texto, funções da linguagem, linguagem não verbal e trechos de músicas populares brasileiras.

Só quando falamos em figuras de linguagem, por exemplo, já temos uma infinidade de opções. O ideal, ao estudar para o ENEM, é compreender o funcionamento de cada uma e observá-las nas leituras.

Isso porque, no exame, é comum que pelo menos uma questão peça para você identificar figuras de linguagem. Prosopopeia, ironia, sinestesia, hipérbole e tantas outras precisam ser dominadas por você, ok?

3. Conheça os principais autores da Literatura Brasileira

Conheça os principais autores da Literatura Brasileira
Alguns nomes da Literatura aparecem com muita frequência no ENEM, já percebeu? E isso não é por acaso. Por isso, para não ser pego de surpresa no exame, você precisa estudar sua contribuição em um contexto mais amplo.

Vale a pena se aprofundar e entender o estilo textual, o contexto histórico e político, além da forma com que sua obra é recebida pelo público e pela crítica quando foi lançada.

De nada adianta gravar nomes dos principais autores da Literatura se você não entender de fato qual foi sua contribuição. É preciso enxergar além, ok? Assim, você fica pronto para responder a qualquer tipo de questão referente a esse tema.

4. Identifique as funções da linguagem

Para interpretar diferentes tipos de texto e se sair bem em Literatura no ENEM, você precisa entender as funções da linguagem.

Elas podem ser Denotativa ou Referencial; Conativa; Emotiva, Metalinguística; Fática ou Poética.

Para testar essa habilidade, durante suas leituras, identifique trechos que demonstrem as variadas funções da linguagem. Você deve ter a habilidade de reconhecê-las e contextualizá-las.

Ler imagens e entender seu significado também é muito importante. Isso porque muitas questões do ENEM trazem ilustrações ou tirinhas em vez de textos e, por isso, compreender o que elas pretendem dizer é fundamental.

É claro que a Literatura no ENEM engloba muitos outros aspectos, como a capacidade de relacionar obras de arte a textos literários. Entretanto, os pontos fundamentais que você precisa estudar e compreender são os listados acima.

Nos estudos online para o exame, é bem importante atentar a esses pontos e ler muito. Mais do que isso, compreender onde essa obra está inserida e como ela pode ser adaptada aos dias atuais, ok?

Quer ver mais dicas de como estudar Literatura para o Enem? Veja essa aula abaixo e acesse o material de Literatura do Descomplica!