Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2018 em primeira mão

Enem 2018: saiba como aproveitar os 30 minutos extras do segundo dia

Otimizar o tempo de prova é essencial

Prova de Exatas e Ciências da Natureza ganha 30 minutos a mais. Fonte: Colégio São Vicente de Paulo

Enem 2018: a edição deste ano sofreu algumas mudanças. Uma das mais significativas é que, agora, o segundo dia de provas tem 30 minutos a mais de duração. No ano passado, a prova de Exatas e Ciências da Natureza teve tempo máximo de 4h30min. E é claro que a gente adorou saber da novidade!

AULÃO RELASHOW: RELAXE E APRENDA NA VÉSPERA DO ENEM

Porém, melhor do que só vibrar pela notícia, mostramos nesse artigo algumas maneiras de aproveitar essa meia horinha extra. Lembrando que nenhuma opção é melhor que a outra, beleza? Opte pelo que for mais adequado para você. Pense na sua estratégia de prova! Bora conferir?

Esfrie a cabeça!

Depois de horas concentrado, é importante dar um pequeno descanso. Essa pausa pode ser  uma ida ao banheiro, lavar o rosto, respirar fundo… Aquele momento de não pensar em nada, nem que seja por alguns minutinhos. Assim, você volta para a prova renovado(a).

Chute com propriedade 😎

Depois de se garantir nas questões que você sabia, procure pensar um pouco mais na questões que você, a princípio, havia pulado. Caso a resposta esteja difícil mesmo, temos uma tática perfeita para a ocasião: o chute estatístico.

O Enem e grandes vestibulares possuem divisões bem equilibradas entre a alternativas corretas. Isso significa que cada uma das cinco alternativas tende a ocupar 20% de acertos da prova. Por isso, você pode fazer o seguinte: some suas respostas. Depois, por meio do cálculo percentual, chute as questões que não fluíram na alternativa que possuir o menor percentual dentro da sua amostra de respostas.

O chute estatístico é pensado de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI),  algoritmo usado pelo Enem para corrigir e dar nota às médias gerais dos candidatos. Saiba mais como a nota do Enem é calculada.

Pente fino nas questões!

Revisar unidades de medida é algo importante. É comum se empolgar com aquela questão que você tem certeza que consegue fazer, porém acaba deixando de verificar a unidade. Lembre-se que o Enem, geralmente, apresenta uma alternativa bem próxima da certa em cada questão. Atenção é essencial!

Anote, anote, anote!

Escreva todos os dados citados no enunciado das questões.Depois disso, veja qual ou quais equações se encaixam nas grandezas envolvidas. Assim, você facilita seu raciocínio e não se perde num grande mar de fórmulas.  Quer ver um exemplo?

Pense em um enunciado de cinemática. Se as grandezas dadas forem aceleração e velocidade final e a questão pedir informações sobre a distância percorrida, você já fica esperto. Neste caso, a fórmula que relaciona essas três grandezas é a equação de Torricelli.  

Esperamos que você tenha curtido nossas dicas! Estamos aqui para que você faça a prova com foco, estratégia e tranquilidade. Quer fórmula de aprovação melhor que essa? 😉