• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

3 filmes sobre educação que vão te ajudar no Enem

Se liga nessa: você curte cinema? Se a resposta for sim, você tirou a sorte grande porque hoje vamos te dar 3 dicas de filmes sobre o tema “Educação” que vão te ajudar a se preparar para o Enem. Mas como assim “Educação”? Existem várias produções que tratam sobre formas diferentes de aprender. Esses filmes trabalham o assunto de forma bem leve, que pode te inspirar na hora de estudar para a suas provas – e até te dar argumentos para dissertar sobre o tema em uma redação, por exemplo. Se essa não for muito a sua praia, chega mais mesmo assim! Vamos te mostrar uma nova forma de estudar! 😉 Partiu?

SE LIGA EM COMO E O QUE ESTUDAR PARA O ENEM!

Escritores da Liberdade (2007)

Atriz Hilary Swank em cena do filme “Escritores da Liberdade”. Fonte: Anne Frank House

Esse é um clássico e é até capaz que você já tenha visto! O filme é baseado em fatos reais e a história se passa em uma escola dos Estados Unidos. A professora Erin decide encarar o desafio de dar aulas para uma turma em que há muitas divergências entre os alunos – econômicas, sociais e raciais. Todos têm trajetórias de vida complicadas e não têm nenhuma vontade de estudar. Determinada a mudar essa realidade, Erin se utiliza de outras histórias para incentivar seus alunos a terminarem o Ensino Médio.

Se você quiser conferir, dá para ver o filme completo e dublado no Youtube 👇

https://www.youtube.com/watch?v=lHmw50azNzs&t=285s

Entre os muros da Escola (2008)

Outra história real. Essas são as melhores, né? “Entre os muros da Escola” é baseado no livro de mesmo título do escritor francês François Bégaudeau. Nesse longa que se passa nos subúrbios de Paris, vários alunos de origens distintas não conseguem conviver bem por conta das diferenças. Asiáticos, árabes e franceses lidam com o clima hostil que rola na Euroa hoje em dia. O professor François entra em cena para aproximar seus alunos uns dos outros. Fica ligado que Xenofobia é um tema que já foi abordado em alguns vestibulares, hein?

Para ver na íntegra e legendado em português:

Quando sinto que já sei (2014)

Vamos dar uma chance para o cinema nacional? Este longa mostra formas inovadoras de aprender que são usadas na Educação desse nosso Brasilzão! E o mais legal é que ele foi financiado por uma iniciativa coletiva. Ou seja, quem curtia a proposta, contribuia com um vaquinha para os produtores conseguirem fazer o filme!

Achou que íamos te deixar sem link no Youtube? Pensou errado! Se liga no documentário completo aqui embaixo:

Curtiu as dicas? Incrementar o nosso aprendizado é sempre incrível, torna a nossa capacidade de argumentação mais rica. Mas não esqueça que o vestibular ainda é feito de Matemática e Gramática, hein? Quando o assunto é Educação, o Descomplica te ajuda em tudo! Vamos juntos em busca da vaga na faculdade?