Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2017 em primeira mão

Faltam 100 dias para a Redação Enem! Está preparado?

Um texto bem feito é decisivo para conseguir sua vaga na faculdade

Enem 2017 está logo aí e não dá mais para bobear na hora de estudar para um dos vestibulares mais esperados do ano! Na edição deste ano, o exame vai acontecer em dois domingos consecutivos e os candidatos vão fazer a redação logo no primeiro dia. A avaliação é uma das provas mais importantes deste vestibular, aumentando as chances dos candidatos que mandarem bem no texto de conseguir uma vaga na universidade.

SAIBA QUAIS SÃO OS 25 TEMAS QUE PODEM CAIR NA SUA REDAÇÃO DO ENEM

Ninguém nasce mestre da redação. Para chegar ao texto perfeito, todo mundo precisa foco e disciplina para praticar diversos temas que podem cair na hora da prova. O balanço oficial do Enem 2017 contou com mais de 7 milhões de inscritos. São 7 milhões de pessoas que estão na corrida pelo mil. Você está preparado para derrubar toda essa galera e fazer a melhor redação da sua vida?

Como saber se eu estou preparado?

A cem dias do Enem, já dá para ter feito por volta de vinte redações, caso você tenha produzido um texto por semana desde fevereiro. É um tempo considerável para sentir o seu nível de preparo até aqui. Mesmo assim, se você ainda estiver na dúvida, escolha dois dos temas que foram cobrados em edições passadas no exame, produza o texto e veja como você se sai.

Opte por um tema que você tenha mais afinidade e outro em que não domine o assunto tão bem assim. Faça as redações e envie para a correção o quanto antes. Quando receber as notas, avalie o seus resultados: você conseguiu fazer uma boa redação sobre os dois temas ou só soube desenvolver o enunciado que tem mais facilidade? Não mandou muito bem em nenhuma das duas? Garantiu o mil?

No Enem, como em qualquer vestibular, nós não temos 100% de certeza do tema que será cobrado. Então, temos que estar preparados para tudo! Dominar alguns assuntos pode ser um sinal de que você ainda precisa praticar um pouco mais para ficar craque na redação. Não se sair muito bem em nenhuma quer dizer que você precisa direcionar o seu foco para o estudo da redação, enquanto tirar um notão nos dois textos mostra o seu preparo! Fica tranquilo que todos os casos têm jeito!

Estou preparado! Posso relaxar?

  • Não! Fique atento às redações que você já fez

Se você estiver mandando bem nas redações, agora é importante fazer alguns ajustes para deixar seu texto perfeito. Leia as últimas redações que você fez e foram corrigidas. O que você mais errou? A partir dessa segunda avaliação, passe a estudar essas questões pontuais com mais afinco. Por exemplo, se o seus maiores erros forem de ortografia, pegue aquela sua velha gramática e revise os conceitos que ainda não estão claros para você. Faça isso com todos os seus pontos fracos!

  • Aumente o ritmo

Agora que você já está ciente dos pontos que fazem você errar, parta para o treino intenso! Reavalie o seu cronograma de estudos e veja quantas vezes por semana você pode fazer redações. Se você já fazia uma por semana, procure fazer duas. Se já fazia duas, escreva três e assim por diante. Siga aumentando o ritmo até a véspera da prova. Além disso, de nada adianta você ter revisado o conteúdo dos seus pontos fracos se não aplicar isso na hora da redação, né? Escreva sempre com bastante atenção para não repetir os mesmos erros! 😉

Ainda não estou totalmente afiado. E agora?

  • Faça um cronograma de estudos

Aqui no Descomplica sempre ressaltamos a importância de planejar a rotina para garantir um aprendizado eficiente. Organizando seus horários, você não só consegue dar conta de estudar toda a matéria, como também garante um ano de vestibular equilibrado entre vida social e dia a dia de preparação para as provas. Mas é planejar meeesmo, colocar no papel minuto a minuto do seu dia!

Aprender a estruturar um bom texto requer treino e disciplina, como qualquer outra matéria.  Por isso mesmo, a redação não poderia ficar fora do seu planejamento. Você precisa dedicar uma atenção especial a essa disciplina, principalmente se você ainda não estiver 100% seguro do desempenho do seu texto. Procure fazer uma redação por semana, no mínimo, e aumente a frequência à medida que a prova for se aproximando. Em geral, nosso aluno dedica uma parte do final de semana para estudar redação, por ter os horários mais livres, mas isso depende totalmente da rotina de cada um. 

Cronometre o tempo que você leva para preparar a redação. Assim, dá para ter uma ideia se o seu desempenho está de acordo com o período disponível que você terá na hora da prova. Não se preocupe se nas primeiras vezes você ultrapassar o tempo, é normal, mas trabalhe sempre para se adequar cada vez mais à realidade do exame. Outro ponto importante é procurar enviar as suas redações para a correção e tomar nota dos seus erros para não repetir nos próximos textos!

Encare a redação com maturidade porque ela pode ser decisiva na sua classificação do Enem! Muitos alunos acham que essa parte da prova é secundária e não estudam o necessário para tirar uma boa nota. Mas esse não vai ser o seu caso! 

  • Procure saber das últimas atualidades

A gente não tem como prever qual o tema que vai cair na redação do Enem, mas dá pra ter uma ideia. Os dois últimos temas tratam sobre intolerância religiosa e violência contra a mulher, assuntos que foram muito discutidos na mídia e também nas redes sociais nos anos em que foram cobrados. Sabe aquele textão que sua amiga compartilhou no Facebook sobre machismo? Os argumentos ali apresentados poderiam ser usados na sua redação, já pensou nisso? É mega importante estar atento ao que está acontecendo ao seu redor.

Uma dica é acompanhar telejornais, mas não fique preso a um programa apenas. Os noticiários nem sempre falam sobre os mesmos acontecimentos, o que pode fazer com que você perca alguma novidade. Tente assistir a um jornal de manhã, antes de começar seu dia, e à noite, durante o seu jantar, por exemplo. Essa diferença de horário diversifica as notícias, como também as pessoas que os repórteres entrevistam. Esse fator é importante para você ter pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto e garantir mais argumentos na hora de fazer sua redação.

Além disso, o Descomplica produz conteúdos no Youtube sobre atualidades que podem ser cobradas tanto no Enem como em outros vestibulares. O nosso time de professores fadões está sempre atento ao que está rolando no Brasil e no mundo para te dizer como esses acontecimentos podem aparecer. As bancas organizadoras cobram cada vez mais atualidades nas suas provas e a redação é uma forma perfeita de os avaliadores medirem a sua articulação sobre um assunto. São 30 linhas em que você pode desenvolver um raciocínio inteiro sobre um tema muito atual que, muitas vezes, trata da sociedade.

  • Busque referências

Na hora de escrever sua redação, você terá que apresentar argumentos para justificar o seu ponto de vista. Agora, a boa notícia é que você pode contar com a ajuda de outras pessoas para construir esse discurso! Como? Usando citações de filósofos, escritores, sociólogos, palestrantes e quem mais você achar que entenda muito do tema que foi cobrado!

Ninguém melhor para validar um argumento do que um especialista, não é verdade? Ter e saber usar boas referências mostra para os corretores da redação que você não está ali para brincadeira. Isso demonstra repertório cultural para os avaliadores. A melhor forma de conseguir novas referências é lendo.

Converse com seus professores e peça indicações de livros que tratem de assuntos interdisciplinares, assim você consegue referências para vários temas diferentes. Também não deixe de estudar as matérias de Filosofia e Sociologia! Muitos dos conceitos dos pensadores que você aprende nessas aulas são tema de muitas redações. Aprenda os conceitos para levar para a vida, porque eles funcionam em situações.

  • “Bata ponto” no setor de redação

Por fim, não adianta fazer várias redações por mês se você não corrigir cada uma delas!

S-E-M-P-R-E corrija uma redação antes de começar a outra. Isso vai garantir que você não cristalize nenhum erro e não os repita nos próximos textos. Mas como assim “cristalizar”?

Aprender a escrever é prática, disso você já sabe. Mas, quando você pratica suas redações sempre repetindo um erro, esse “descuido” fica gravado na sua memória. O processo para corrigir esse erro uma vez que ele já está inserido no seu raciocínio, é muuuito mais difícil do que você corrigir logo depois de cometer esse erro. Vá tanto no setor de redação que os corretores já vão reconhecer de longe!

Agora é só colocar essas dicas em prática e partir por mil! Se você ainda não estiver se sentindo totalmente preparado, não desanime! Ainda dá tempo de praticar bastante, procurar boas referências para enriquecer o seu texto e tirar um notão! Basta seguir seu cronograma certinho e manter o foco até a data do exame! Fica tranquilo que aqui no Descomplica a gente só solta a sua mão na hora da aprovação! Vamos nessa? Tá chegando a hora de garantir a sua vaga na universidade! 😉