Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2017 em primeira mão

Resultado do Enem

Para quem fez o Enem 2016

Os resultados do Enem 2016 foram divulgados em janeiro de 2017, e todos aqueles que querem concorrer às vagas através das duas edições do Sisu em 2017 já podem consultar suas notas no site do Inep! Corre lá!

Para treineiros: se você tem menos de 18 anos e ainda não terminou o Ensino Médio, provavelmente fez o Enem para testar os seus conhecimentos e se preparar para o seu vestibular de verdade, correto? Então! A nota dessa galera está disponível desde o dia 20 de março. Acesse já!

Para quem vai fazer o Enem 2017

Está ansioso para saber quando o resultado oficial será liberado? Fique tranquilo: neste ano, o MEC já liberou seu calendário oficial de eventos, e marcou a data de divulgação dos resultados do Enem 2017 para 19 de janeiro de 2018. Mas muito antes disso você poderá estimar suas notas! Fique ligado no Gabarito Enem Descomplica que irá acontecer nos dias 05 e 12 de novembro e confira o gabarito extraoficial feito pelos nossos professores fadões! Você só precisará inserir as respostas que marcar no exame, e pronto: vamos te ajudar estimando as suas notas muito antes de janeiro.

Como utilizar as notas do Enem para entrar na universidade

Você já sabe que o Sisu usa a nota do Enem para escolher os candidatos que vão preencher as vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino, certo? Quando você acessar o sistema com o seu número de inscrição e senha no Enem, o Sisu automaticamente terá acesso às suas notas obtidas no exame. Mas fique esperto: confira qual é a edição da prova necessária para se inscrever no sistema. Não vale ter feito o Enem 2014 e tentar se inscrever com a nota desse exame na edição 2016 do Sisu!

Você também pode usar a nota do Enem para estudar em universidades públicas, através do Prouni e do Fies.

Como funciona a correção do Enem

Para entender como funciona a correção do Enem, você precisa ficar ligado na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método não avalia apenas sua quantidade de respostas corretas. Claro que acertar muitas questões é ótimo, mas se você e um amigo tiverem o mesmo número de questões certas, tirará a maior nota aquele que acertar as mais difíceis, por exemplo. É mais ou menos simples: valem mais as questões que têm menos acertos entre os candidatos, e valem menos as questões que têm maior número de acertos.

Os critérios de correção da redação

O espelho de redação é legal porque esclarece para o candidato o seu desempenho nos critérios que compõem a avaliação do seu texto. Você poderá ver a sua redação com as anotações do avaliador, e assim entender suas notas em cada uma das cinco competências que são exigidas. O chato é que ele demora um pouco para ser liberado – um ou dois meses depois da divulgação da nota do Enem – e não existe a possibilidade de pedir revisão.

Mais sobre enem

Últimas notícias

Dúvidas frequentes

1.
Ainda não terminei o ensino médio. Posso me inscrever no Enem?

Pode. É possível se inscrever no Enem na categoria treineiro. Assim, a sua nota na prova não valerá de fato para entrar na universidade, mas para você ter uma avaliação do seu desempenho. O resultado do Enem para treineiros costuma ser divulgado em data diferente da que é divulgado o resultado dos candidatos oficiais; fique de olho!

2.
Fiz inscrição no Enem e esqueci minha senha. E agora?

Calma, nada está perdido: você pode pedir a recuperação da senha no site do Inep. Você receberá por e-mail ou celular, via SMS, uma nova senha.

3.
Posso alterar meus dados de inscrição no Enem?

Pode, mas apenas durante o período de inscrição. Ou seja, você só pode alterar os dados de inscrição no Enem 2017 entre os dias 8 e 19 de maio. Faça a sua inscrição o quanto antes e tenho tempo de sobra para verificar se está tudo certinho com o seu cadastro.

É importante saber que caso você mude de município ou de estado durante o ano, o local de sua preferência indicado para realizar o exame não poderá ser mudado.

4.
Como consulto o meu local de prova?

O local de prova no Enem pode ser consultado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que não é mais enviado através do correio e só pode ser consultado através da Página do Participante, no site do Inep. Para acessar, esteja com seu número de inscrição e senha em mãos! Não é possível solicitar a mudança do local de prova.

5.
Existe prazo extra para realizar a inscrição?

O MEC não disponibiliza um prazo extra para realizar a inscrição, portanto, fique ligado: você deve fazer a sua inscrição no Enem 2017 entre os dias 8 e 19 de maio.