Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2017 em primeira mão

Hora do Enem

O que é Hora do Enem

O Hora do Enem é um projeto do Ministério da Educação (MEC) que tem a principal função de ajudar na preparação dos candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O projeto conta com a Plataforma de Estudo Hora e nela você confere:

  • Boletim diário de notícias sobre o Enem
  • Programa de TV
  • Vídeo resolução de questões de anos anteriores
  • Vídeo aulas do conteúdos cobrado no exame
  • Plataforma de estudo personalizada com exercícios e simulados

Programa de TV Hora do Enem

O programa de TV Hora do Enem vai ao ar em maio na TV Escola. Ele é exibido de segunda à sexta-feira e dura 30 minutos 🙂

O programa é dividido em três parte: na primeira e na segunda, rolam informações sobre a prova, notícias, dicas e duas questões de anos anteriores são comentadas; na terceira parte, um convidado – uma pessoa diferente a cada programa! – participa de um debate sobre o Enem, pensando a prova além das matérias que são cobradas.

Se você assiste TV pelo sinal aberto digital, o programa é exibido nesses canais:

Brasília – Canal 2.3
São Paulo – Canal 3.3
Rio de Janeiro – Canal 2.3

Como funciona a plataforma de estudo adaptativo Geekie Games?

A plataforma de estudo adaptativo Geekie Games foi feita para ajudar na preparação do aluno para a prova do Enem. Ela conta com um plano de estudo personalizado para você, com videoaulas, exercícios e simulados. E é gratuita!

Só pode ter acesso à plataforma quem estiver matriculado no 3º ano da rede pública de ensino. E a inscrição fica valendo até o dia 31 de janeiro de 2018, certo?

Se você for concluir o ensino médio esse ano, é só confirmar alguns dados e ativar seu acesso aqui. Mas se ainda falta um tempinho para você passar pelo 3º ano, não se preocupe. Você pode ter acesso a alguns recursos da plataforma, como os simulados e uma parte das aulas.

Como funcionam os simulados online?

A plataforma Geekie Games conta com 4 simulados ao longo do ano para todos os alunos inscritos. Nele você vai encontrar questões no modelo Enem e sua nota TRI – e aí você pode compará-la com a nota de corte do curso e faculdade dos seus sonhos!

Nos três primeiros simulados, você terá 4 horas pra resolver 80 questões; 20 de cada área do conhecimento. O quarto e último simulado é igual à prova do Enem: 9 horas para resolver 180 questões, que são divididas em dois dias (90 questões em cada um).

Descomplica no Hora do Enem

O programa de TV Hora do Enem é feito em parceria com o Descomplica e outros grandes cursos. Nossos professores participarão de aulas e resoluções de questões de provas anteriores. Eles vão te ensinar a desvendar os mistérios do exame e a gente garante que vão fazer o Enem parecer tranquilo e favorável!

Agora vocês podem acompanhar as explicações dos nossos professores também no programa de TV Hora do Enem. Mais uma oportunidade de ficar ainda mais perto da vaga na universidade dos seus sonhos. Não dá para perder, né.

Mais sobre enem

Últimas novidades

Dúvidas frequentes

1.
Ainda não terminei o ensino médio. Posso me inscrever no Enem?

Pode. É possível se inscrever no Enem na categoria treineiro. Assim, a sua nota na prova não valerá de fato para entrar na universidade, mas para você ter uma avaliação do seu desempenho. O resultado do Enem para treineiros costuma ser divulgado em data diferente da que é divulgado o resultado dos candidatos oficiais; fique de olho!

2.
Posso alterar meus dados de inscrição no Enem?

Pode, mas apenas durante o período de inscrição. Ou seja, você só pode alterar os dados de inscrição no Enem 2017 entre os dias 8 e 19 de maio. Faça a sua inscrição o quanto antes e tenho tempo de sobra para verificar se está tudo certinho com o seu cadastro.

É importante saber que caso você mude de município ou de estado durante o ano, o local de sua preferência indicado para realizar o exame não poderá ser mudado.

3.
Fiz inscrição no Enem e esqueci minha senha. E agora?

Calma, nada está perdido: você pode pedir a recuperação da senha no site do Inep. Você receberá por e-mail ou celular, via SMS, uma nova senha.

4.
Existe prazo extra para realizar a inscrição no Enem?

O MEC não disponibiliza um prazo extra para realizar a inscrição, portanto, fique ligado: você deve fazer a sua inscrição no Enem 2017 entre os dias 8 e 19 de maio.

5.
Como consulto o meu local de prova do Enem?

O local de prova no Enem pode ser consultado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que não é mais enviado através do correio e só pode ser consultado através da Página do Participante, no site do Inep. Para acessar, esteja com seu número de inscrição e senha em mãos! Não é possível solicitar a mudança do local de prova.